quinta-feira, 24 de maio de 2012

Novas regras de correção da redação do ENEM 2012

As novas regras do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2012 foram apresentadas na tarde desta quinta-feira (24) pelo ministro da educação, Aloizio Mercadante. A redação, que terá um novo sistema de correção, foi onde aconteceram as maiores mudanças.

Se você vai fazer a prova do ENEM 2012, leia este artigo até o final. Depois fique a vontade para comentar com seu perfil do Facebook ou Google/Blogger.

Acesse também os seguintes links:
• Inscrições para o ENEM 2012: 28 de maio a 15 de junho
• Por que a prova do ENEM em abril de 2012 foi cancelada?
• Veja o tema da redação do ENEM 2011

Como é o novo sistema de correção da redação do ENEM 2012?


Nesse novo sistema, a redação será corrigida por dois corretores independentes, ou seja, nenhum deles saberá a nota atribuida pelo outro. Caso essas notas tenham uma diferença inferior ou igual a 200 pontos, a nota final da redação será uma média entre as duas notas. Por exemplo, numa redação que um corretor atribuir nota 600 e o outro atribuir nota 700, nesse caso a nota da redação será a média, ou seja, 650 pontos.

Mas se a diferença entre as notas dos dois corretores for superior a 200 pontos, haverá uma terceira correção e a nota da redação será a média entre as duas maiores notas. E novamente, se esta terceira nota tiver uma diferença de até 200 pontos, ela será a nota final da redação. Mas se a diferença continuar maior que 200 pontos, a redação será corrigida por uma banca composta por três professores especialistas e coordenada por um professor doutor. E só lembrando que todos os corretores da redação, desde a primeira etapa, são especialistas.

Para implantar esse novo sistema de correção da redação do ENEM 2012, o número de corretores aumentará em 40%, ou seja, de 3.000 para 4.200 neste ano.

Com relação ás competências avaliadas na redação, elas continuam as mesmas:

Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

São cinco competências, cada uma delas vale no máximo 200 pontos, o que somando, daria o total de 1.000 pontos, a nota máxima da redação. Na correção das competências, se houver a diferença de 80 pontos em qualquer uma delas, será corrigida novamente por um terceiro corretor. E se essa diferença persistir, a prova será encaminhada para uma banca, exatamente como já foi explicado acima.

Pelo que podemos perceber, as regras de correção da redação do ENEM 2012 são bem complexas. Mas todos esses cálculos de diferenças na pontuação serão feitos por um sistema automatizado, os corretores apenas fazem a correção e inserem as notas no sistema. Após o cálculo, o sistema avisa caso seja necessário recorrigir a prova.

O Ministério da Educação vai produzir diversos folhetos explicativos sobre o ENEM 2012, com as normas e regras de correção da redação e exemplos de redações, e distribuir aos alunos. E de acordo com o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com a Justiça ano passado, o MEC garantiu que vai desenvolver um sistema para disponibilizar para todos os alunos a correção da redação do ENEM 2012.
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

Um comentário:

  1. Ola castro, eu realmente gosto de visitar seu blog. Vc está de parabens pelas noticias agilizadas, e por isso gosto de acesar seu blog..e quando chegar o dia da inscrição vou logo me escrever. Parabens

    ResponderExcluir