Edital e inscrições do vestibular PAES 2019 – UEMA e UEMASUL

Compartilhe esta postagem:

O edital para o vestibular PAES 2019 – Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Universidade da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) foi publicado com a oferta de 4.249 vagas para a UEMA e 645 para a UEMASUL, em cursos superiores presenciais de licenciatura, bacharelado, tecnólogos e formação de oficiais, distribuídos em 22 cidades do Maranhão.

INSCRIÇÕES DO PAES 2019

O período de inscrição é a partir do dia 16 de julho a 10 de agosto de 2018 – prorrogadas até 17 de agosto de 2018, somente pela internet, no link mais abaixo. Pode se inscrever quem já concluiu o ensino médio ou está cursando o terceiro ano em 2018. A taxa de inscrição no valor de R$ 85 pode ser paga através de boleto bancário até o dia 20 de agosto de 2018.

QUEM GANHOU ISENÇÃO É OBRIGATÓRIO SE INSCREVER

Quem ganhou isenção não precisa pagar a taxa, no entanto, ganhar a isenção não significa que está inscrito no vestibular, o candidato isento deve se inscrever normalmente no PAES 2019 seguindo os procedimentos do edital, acessando o sistema, escolhendo o curso e a cidade de prova, a diferença é que não precisará pagar nenhuma taxa.

CFO – CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS

Os candidatos ao Curso de Formação de Oficiais (CFO) devem consultar as regras específicas para este tipo de curso. Para CFO da Polícia Militar do Maranhão, as regras estão no Anexo A, a partir da página 63 do edital; Para CFO do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão as regras estão no Anexo B, a partir da página 112 do edital.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

PROVAS DO PAES 2019

• 1º etapa de prova: 21 de outubro de 2018 (domingo), no horário das 13h às 18h. O candidato responderá 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Linguagem, Códigos e suas tecnologias, 20 de Ciências Humanas e suas tecnologias e 20 de Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

• 2º etapa de prova (somente para quem for classificado na 1º): 25 de novembro de 2018 (domingo), no horário das 13h às 18h. Serão aplicadas as provas analítico-discursivas das disciplinas específicas de cada curso com total de 12 questões, sendo 06 para cada disciplina, e mais a prova de produção textual (redação).

CONTEÚDO A SER ESTUDADO

A lista de conteúdo a ser estudado para as provas da primeira e segunda etapa, de todas as disciplinas e cursos, está no Apêndice I, a partir da página 54 do edital. A listagem com as duas disciplinas específicas do segundo dia de prova de cada curso está no Apêndice H, página 52 e 53 do edital.

APOSTILA específica para vestibular com questões estilo ENEM (PAES 2019)

APOSTILA grátis de Geografia e História do Maranhão

LOCAIS DE PROVA

As cidades de realização das provas são: São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto, Barra do Corda, Codó, Coroatá, São Bento, Imperatriz e Açailândia. O candidato pode concorrer para um curso ofertado numa cidade, mas fazer a prova em outra cidade onde mora ou mais perto de sua casa. A divulgação da confirmação de inscrição, com o endereço exato do local de prova onde cada candidato fará a prova, deverá ser divulgada a partir do dia 15 de outubro de 2018 (sem hora exata, podendo atrasar para data futura), no link mais abaixo.

QUADRO COM LISTA DE CURSOS E VAGAS POR CIDADE

LEGENDA:
U = vagas universais para qualquer pessoa;
E1 = vagas da cota para pessoas negras e/ou indígenas;
E2 = vagas da cota para pessoas com deficiência;
E3 = vagas da cota para pessoas negras do curso CFO;
1º/2019 = início do curso no primeiro semestre de 2019, ou seja, começo do ano;
2º/2019 = início do curso no segundo semestre de 2019, ou seja, meio do ano.

Tá em dúvida de qual curso fazer?

Veja como descobrir salário médio de uma profissão

LINKS PARA ACESSO DOS CANDIDATOS

INSCRIÇÕES On Line

EDITAL Nº 213/2018 do vestibular PAES 2019 – UEMA e UEMASUL – Arquivo em PDF

Retificação 01 do Edital – PDF

Retificação 02 do Edital – PDF

Retificação 03 do Edital – PDF

Dicas para economizar na faculdade

Lista de isentos da taxa de inscrição do PAES 2019

Obras literárias para o PAES 2019 e link para download

Provas e gabaritos de anos anteriores do PAES

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

7 Comentários

  1. Unknown disse:

    Oi boa tarde eu tenho uma pergunta como é que eu faço para fazer com que o nome da minha escola seja válida? É que mudou de nome recentimente de C.E.PROFESSORA LEDA TAJRA-BACABAL-MA para C.E.PROFESSOR JUAREZ GOMES. Como faço?

  2. Raimundo de Castro disse:

    Use o nome antigo… ou caso não encontro nem o nome novo, nem o antigo, use a opção Outra escola…

  3. Unknown disse:

    Melhor do Maranhão!!

  4. Unknown disse:

    Já mi escrevi como Fasso para saber onde e quando vou fazer a prova???

  5. Unknown disse:

    Essa promoção da editora 2 b de livros e sério ou propaganda enganosa?

  6. Raimundo de Castro disse:

    Sério. Mas a promoção do dia do estudante já se encerrou, por isso o link foi retirado. Clique aqui para acessar o site da editora 2B e conferir outras promoções.

  7. Unknown disse:

    Oii me diz uma coisa não posso abaixar o meu boleto hoje é pagar ainda hoje no pagamento online? Pois não consigo achar a página para abaixar o boleto.