quarta-feira, 25 de julho de 2018

Dicas para economizar na faculdade

“Meu dinheiro é super contado, não dá para fazer faculdade”. Identificou-se com essa frase? É hoje que vamos te dar todos os macetes para passar pela faculdade sem ser um estudante falido. A não ser que você se encaixe no 1% da população que pode pagar 30k em um outfit para dar uns rolês com os amigos, com certeza você precisa se virar para sobrar dinheiro no fim do mês.



Mas, se você está dentro dos 99% que precisam escolher bem o que fazer com seu árduo dinheirinho, então fica ligado e confira as dicas que a Revista QB separou para você.

Faculdade gratuita ou desconto na mensalidade

A primeira forma de economizar na faculdade é pagar menos na mensalidade, por meio de uma boa bolsa de estudo, ou optando por faculdades gratuitas, no caso, universidades públicas.

Se você tiver cursado o Ensino Médio em escola pública ou em escola particular com bolsa de 100% e puder comprovar baixa renda, você pode conseguir uma bolsa integral para cursar a faculdade por meio do Prouni. Para isso, você precisa também tirar uma boa nota no Enem.

Existem ainda sites como o Quero Bolsa, que oferecem bolsas de estudo de até 70%, independentemente da sua renda familiar, e você nem precisa ter feito o Enem para garantir uma bolsa. Clique no botão verde abaixo para saber mais:

Veja também:
Como o Quero Bolsa funciona
Passo a passo de como conseguir uma bolsa de estudos no Quero Bolsa


Quanto à opção de estudar em uma universidade pública, você pode estar se perguntando: “mas fazer faculdade pública não é tão simples. E os gastos de morar em outra cidade e bancar uma moradia sozinho ou uma república estudantil?”

Nesse caso, você vai precisar pesquisar bastante, fazer contatos com amigos que já passaram por essa experiência e escolher um bairro estratégico, que te proporcione um baixo custo de vida.

Existem, ainda, bolsas permanência, como o Programa de Bolsa Permanência (PBP), do governo federal, que dá auxílio financeiro para pessoas de baixa renda poderem se manter durante a faculdade.

Economize na compra de material

Depois da mensalidade, o mais caro da faculdade são os materiais. Livros, xerox, equipamento específico para o curso, enfim, tudo isso custa uma grana boa.

Mas existem formas de gastar menos!
• Escolha estudar na biblioteca.
• Baixe e-books e PDFs da internet.
• Compre livros em sebos.
• Mas e os equipamentos?
• Compre de segunda mão.
• Procure em sites de desapego.
• Faça uma pesquisa de preço.
• Fique ligado nas promoções relâmpago.
• “Cupons” é a palavra-chave. Torne-se um caçador de descontos.
• Fale com os colegas dos anos anteriores, eles podem te ajudar e dar novas dicas. ;)

Transporte

Outro custo alto costuma ser o transporte, dependendo da distância da sua casa ou do trabalho para a faculdade.

Mas sempre há uma saída! Olha estas alternativas:

Ajude seu corpo e o meio ambiente: você pode optar por ir a pé ou de bicicleta, caso seja possível.

Carona: se a distância for grande e você precisar ir de carro, dá para fazer um esquema de ir com o colega e, além disso, vocês podem dividir os custos.

Benefícios para estudantes: se você usa o transporte público, veja se existem descontos para estudantes na sua cidade. Geralmente, existem cotas, valor pela metade do preço e a integração para quem possui cartão de transporte para estudantes.

Fretado: há casos em que optar por pagar mensalmente um fretado sai muito mais barato do que o vale-transporte. Sem contar a comodidade e o conforto, não é mesmo? Pesquise e descubra as opções e possíveis rotas perto de você.

Alimentação

Alimentação é outro custo considerável, principalmente se você passa o dia inteiro fora de casa.

Nesse caso, é bem importante ter atenção não só com o seu bolso, mas também com a sua saúde. Sua alimentação vai influenciar diretamente no seu bem-estar, disposição e até no aprendizado.

1° dica de ouro: comprar comida no supermercado é bem mais barato que na lanchonete.
2° faça compras semanais: pesquise o mercado mais barato e não perca as promoções.
3° organize-se e faça marmitas e lanches: você pode cozinhar uma vez na semana e congelar pequenas porções.
Tudo é questão de organização e planejamento!

Organização financeira

Uma dica sensacional para fazer seu dinheiro render é começar a anotar tudo o que você ganha e tudo o que você gasta.

• Fazendo uma lista, fica mais fácil entender seu perfil de gasto e ver para onde está indo seu dinheiro. Daí em diante, é só se organizar para economizar no que for possível.

• Utilize uma planilha para registrar seus dados e verificar no decorrer do mês como está seu saldo e se está tudo caminhando como o planejado. Na internet, você encontra diversas opções de planilhas prontas para organização financeira pessoal e até mesmo aplicativos para celular que te ajudam a controlar o seu orçamento.

• Depois de verificar seus gastos, estabeleça prioridades. Todos os itens que tiverem prioridade mais baixa, você pode cortar ou procurar outras alternativas.

Por exemplo: se você paga uma academia, mas não é sua prioridade, você pode deixar de ter esse gasto e se exercitar em parques, praças ou ir a pé ou de bicicleta para o trabalho. Se você gosta de tomar um refrigerante ou cerveja com os amigos em bar ou lanchonete, você pode comprar essas coisas no supermercado e reunir com o pessoal em casa, que sai bem mais barato. Que tal deixar a lanchonete para ocasiões especiais?

Separe dinheiro para o lazer

Agora, apertar demais o cinto também não é saudável.

Por isso, depois que você fizer seu planejamento e cortar tudo o que for desnecessário e substituível, separe um pouco do seu dinheiro para você gastar com coisas que te fazem feliz.

Pode ser desde comprar uma blusinha por mês até uma saída com a família para jantar fora. Isso evita compulsão, frustração e isolamento social. Você precisa cuidar de você!


Ainda temos algumas dicas para você levar para o resto da vida.

Sempre que for comprar ou gastar dinheiro com alguma coisa, faça quatro perguntas:

• Eu preciso disso? Nem tudo que a gente quer, a gente realmente precisa.

• Tenho dinheiro? O ideal é você se planejar e pagar tudo sempre à vista, evitando dívidas.

• Dá para fazer de graça ou pagar mais barato? Na maioria das vezes, é possível pegar emprestado, doado ou comprar com desconto, ir no brechó, enfim. Alternativas!

• Precisa ser agora? Ou dá para esperar mais um pouco, para juntar mais dinheiro ou, quem sabe, encontrar um bom desconto?
__________________________
Conteúdo original na Revista QB.
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: