segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Edital do vestibular 2017.1 da UFMA para cursos de graduação a distância

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) publicou o edital do Processo Seletivo Especial - Vestibular 2017.1 - para Ingresso nos Cursos de Graduação, na modalidade de Educação à Distância (EaD), no limite de vagas ofertadas para o primeiro semestre letivo de 2017. Os cursos funcionarão em polos de diversas cidades do Maranhão.



As inscrições podem ser feitas no período de 07 de fevereiro a 06 de março de 2017 - inscrições prorrogadas até dia 10 de março de 2017, somente pela internet, no link mais abaixo. Pode se inscrever quem já terminou o ensino médio. A taxa de inscrição é de R$ 50 e o boleto pode ser pago até dia 13 de março de 2017. Quem não tiver condição de pagar a taxa pode pedir isenção ao fazer a inscrição no período de 07 a 10 de fevereiro, conforme normas constantes no edital. Mais abaixo está disponível o download da prova com gabarito do vestibular anterior para você ter como base para estudar.

A seleção será feita através de prova objetiva a ser realizada dia 09 de abril de 2017, na respectiva cidade polo onde o candidato estiver concorrendo, conforme lista abaixo. A prova será composta de questões objetivas das disciplinas Português, Matemática, Informática Básica, Biologia, Química, História e Geografia. O conteúdo de cada disciplina a ser estudado para a prova consta a partir da página 23 do edital.

APOSTILA para VESTIBULARES em geral e ENEM, obtenha a sua no banner ao lado ►
CONTEÚDO: mais de 700 páginas com conteúdos das quatro áreas: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza!

Lista de cursos ofertados, cidades polos de estudo e número de vagas

COMO FUNCIONA OS CURSOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?

Os cursos ofertados são na modalidade a distância, ou seja, as aulas serão ministradas via internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de apostilas em PDF e/ou videoaulas e/ou outros formatos, conforme metodologia do professor de cada disciplina. O aluno precisará comparecer ao polo somente quando houver os encontros ou aulas presenciais com atividades práticas e para fazer as provas, sempre nos finais de semana e avisados com antecedência. Assim, mesmo quem não mora na cidade polo, pode se inscrever e fazer o curso morando em qualquer outra cidade. De quanto em quanto tempo serão os encontros? A periodicidade dos encontros pode variar de curso para curso, de disciplina para disciplina, poderá ser uma única vez ou duas vezes por mês... a periodicidade exata dos encontros será conhecida somente no decorrer do curso, conforme for sendo realizado.


• Administração Bacharelado: Açailândia (50 vagas), Barra do Corda (50), Codó (50), Imperatriz (100), Humberto de Campos (100), Nina Rodrigues (100), Porto Franco (100).

• Administração Pública Bacharelado: Açailândia (100), Bom Jesus das Selvas (100), Porto franco (100).

• Licenciatura em Artes Visuais: Imperatriz (50) e Porto Franco (50).

• Licenciatura em Ciências Biológicas: Barra do Corda (50) e Porto Franco (45).

• Licenciatura em Computação: Anapurus (50), Bom Jesus das Selvas (50), Caxias (38), Fortaleza dos Nogueiras (50), Imperatriz (23), Nina Rodrigues (50), Santa Inês (21).

• Licenciatura em Física: Porto Franco (50) e São Luis (50).

• Licenciatura em Letras habilitação em Português: Açailândia (50), Anapurus (50), Fortaleza dos Nogueiras (50), Humberto de Campos (50), Imperatriz (50), Nina Rodrigues (50), Porto Franco (50), Santa Inês (50), Timbiras (50).


• Licenciatura em Matemática: Açailândia (50), Colinas (50), Anapurus (60), Barra do Corda (60), Caxias (38), Fortaleza dos Nogueiras (60), Humberto de Campos (60), Imperatriz (40), Nina Rodrigues (33), Porto Franco (46), Santa Inês (30), Timbiras (41).

• Pedagogia Licenciatura: Açailândia (100) e Humberto de Campos (100).

• Licenciatura em Química: Barra do Corda (50), Bom Jesus das Selvas (46), Porto Franco (48).

O número total de vagas descrito acima em cada curso é dividido em cotas, conforme tabela que consta no edital: Ampla Concorrência, Pessoa com deficiência ou aluno de Escola Pública (Renda familiar bruta per capta igual ou inferior a 1,5 salários mínimos – Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) ou outros/Independente da renda – PPI ou outros)

PROVA com gabarito do vestibular anterior

Para você que pretende fazer este vestibular 2017.1 da UFMA, disponibilizo nos links abaixo para download no formato PDF, a prova e o gabarito oficial do vestibular anterior (2016) para que você possa estudar e se basear em como são as questões.
Download da PROVA
Download do GABARITO oficial

LINKS PARA ACESSO DOS CANDIDATOS

INSCRIÇÃO On Line - Vestibular 2017.1 UFMA Encerradas

EDITAL do Vestibular 2017.1 da UFMA para cursos de graduação a distância

Retificação 01 do Edital

Retificação 02 do Edital

Retificação 03 do Edital

Edital de prorrogação do prazo de inscrição

LISTA preliminar de ISENTOS da taxa de inscrição em 17/02/17

LISTA final de ISENTOS da taxa de inscrição após recursos em 24/02/17

Solicitação de atendimento especial deferidas em 13/03/2017

Solicitação de atendimento especial deferidas após recursos em 20/03/2017

LISTA com todas as inscrições DEFERIDAS e confirmadas em 15/03/2017

LISTA com todas as inscrições DEFERIDAS e confirmadas após recursos em 21/03/2017

►LOCAL de prova - previsto para a partir de 27 de março

CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

28 comentários:

  1. Olá bom dia, tem como conseguir as provas dos vestibulares anteriores da ufma ead?

    ResponderExcluir
  2. E quem já possui ensino superior? Pode se inscrever? Tem que fazer a prova ou vai ter vagas para graduados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para garantir a vaga terá que fazer o vestibular normalmente e consequentemente ser classificada.. vagas para graduados, conforme descrito no edital, somente as que sobrarem em último caso.

      Excluir
  3. Caso a pessoa não tenha concluído a graduação, e for aprovada no vestibular, só concorrerá ás vagas que sobrarem?

    ResponderExcluir
  4. Caso o candidato não tenha concluído a graduação e venha a ser aprovado no vestibular, somente irá concorrer em último caso sobre vagas ou poderá concorrer diretamente junto com os demais candidatos, visto que a graduação não foi concluída?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Quaisquer pessoas que quiser poderá fazer o vestibular e concorrer a quaisquer um dos cursos, independente de que tenha terminado graduação ou não, ou que já tenha feito diversas outras graduações.

      Excluir
  5. Bom, na verdade me interessei muito em fazer só que, moro longe de todas essas cidades. Pois a mais próxima é Pinheiro. não aparece no edital nenhum curso, e também São Luís. sou graduada em GESTAO EM SAUDE E QUERO FAZER ADMINISTRAÇÃO...mas está difícil. moro em Cururupu- MA... fiquei triste mesmo, ate porque trabalho aqui.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde! Onde faz a isenção? No site ou no polo? Não estou encontrando a opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No site.. ao fazer a inscrição deve responder a pergunta se deseja solicitar isenção ou não.

      Deseja concorrer a isenção?
      Sim Não

      Excluir
    2. Encontrei muito obg. Inscrição realizada com sucesso.

      Excluir
  7. A isenção é feita no site ou polo?

    ResponderExcluir
  8. Olá, moro em Auzilândia e ainda não terminei o ensino. Curso o terceiro ano e tenho 16 anos. Meu professor que me falou desse curso, então quero saber se posso fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme descrito no edital, o Certificado de conclusão do ensino médio será exigido no ato da matrícula.

      Excluir
  9. QUANDO SAI O RESULTADO DA ISENÇÃO?

    ResponderExcluir
  10. no edital diz que o resultado a inseção sai dia 15/02 mas ate agora 17/02 não saiu nada.

    ResponderExcluir
  11. Será a mesma prova para todos os cursos? Ou, provas distintas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mesma prova, porém com pesos diferentes para as disciplinas, conforme o curso.

      Excluir
  12. Castro digital o melhor, me deixa sempre atualizada... Amooooo😍😍😍

    ResponderExcluir
  13. Sou de chapadinha e existe um polo aki ...sera que as provas poderao ser aki?

    ResponderExcluir
  14. Conforme edital fui no polo para interpor, fui informada que tenho enviar o requerimento por sedex para São Luis, como assim? Se for ter esse gasto melhor pagar inscrição. Cada uma...
    Pq vcs não cumprem conforme edital?

    Quem pediu a isenção mas não ganhou, pode interpor recurso nos dois dias úteis após a divulgação da lista preliminar de isentos, somente de forma presencial, na UFMA em São Luis, ou num dos polos de oferta dos cursos, conforme endereço no Anexo II do edital. Consulte o edital com as regras detalhadas para recursos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A informação descrita neta matéria, sobre a forma de ingresso de recursos, é exatamente como está descrita na página 6, item 3.18 do edital. Quanto ao Castro Digital, não há nenhum erro de informação. Todas as demais informações da matéria também são baseadas no edital, cuja execução ou não, é de inteira responsabilidade da UFMA.

      Excluir
  15. no blog diz que para são luis so tem licenciatura em fisica, porem no edital diz quem em sao luis apenas licenciatura em LETRAS. Qual informação esta correta???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No quadro do edital, a linha do curso de Física está dividida nas duas páginas, ficando Física numa página e Licenciatura em outra (daí Física Licenciatura ou Licenciatura em Física, tanto faz). As cidades polos do curso de Letras, conforme quadro do edital, não inclui São Luis.

      Excluir
  16. nao consigo concluir meu cadastro... o que devo fazer Castro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para obter ajuda, descreva detalhadamente o que acontece... caso contrário não tem como ajudar.

      Excluir
  17. Na existe nenhuma editora com apostilas específicas para este vestibular?

    ResponderExcluir
  18. Queto saber se tem apostilha desse vestibular pra gente fazer downloads?

    ResponderExcluir