terça-feira, 24 de abril de 2018

Pedido de isenção da taxa do PAES 2019 - Vestibular UEMA e UEMASUL e demais processos seletivos para cursos superiores a serem realizados referentes ao ano de 2019

Edital com as normas para o pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular PAES 2019 - Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) e da UEMASUL (Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão). O pedido é válido não somente para o PAES, mas para qualquer outro processo vestibular da UEMA e UEMASUL a ser realizado referente ao ano 2019. Continue lendo mais abaixo para saber todos os detalhes e procedimentos de como pedir a isenção.



O pedido de isenção deve ser feito no período de 07 de maio a 01º de junho de 2018, somente pela internet, no link mais abaixo. Todo o processo deve ser feito via internet, não é necessário entregar cópias de documentos, pois os documentos originais devem ser enviados de forma escaneada (formato PDF ou JPG ou PNG) no ato do preenchimento da ficha on line. Quem não tem scanner ou impressora multifuncional para escanear, pode usar um aplicativo de celular, como o CamScanner, por exemplo, ou outro semelhante.


QUEM PODE PEDIR ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO PAES 2019

Pode pedir a isenção da taxa de inscrição do PAES 2019 quem se enquadra numa das seguintes situações:

• Ter sido aluno de escola pública no Estado do Maranhão nos últimos 5 anos (isso inclui todo ensino médio e as duas últimas séries do ensino fundamental).
• Ou ser declaradamente pobre com renda mensal familiar igual ou inferior a dois salários mínimos ou ter conta de energia elétrica da residência familiar, referente ao mês de janeiro ou fevereiro ou março de 2018, indicando consumo médio mensal igual ou inferior a 100 kw/h.
• Ou ser funcionário da UEMA ou UEMASUL ou seu dependente legal.

ATENÇÃO: QUEM GANHOU ISENÇÃO NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS DEVE VALIDAR SEUS DADOS PARA MANTER A ISENÇÃO

Está dispensado de pedir a isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato que tiver sido dispensado dessa taxa nos últimos cinco anos, desde que tenha sido mantidos os requisitos que geraram a isenção. No entanto, para manter a isenção, o candidato deve acessar o formulário do pedido de isenção (link abaixo) e confirmar seus dados para validar sua isenção.

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA PEDIR ISENÇÃO DA TAXA DO PAES 2019

O candidato deve anexar os documentos de acordo com uma das situações descritas abaixo.

• Candidatos oriundos da rede pública do Maranhão nos últimos 5 anos:
- Certificado de conclusão do Ensino Médio acompanhada do respectivo histórico escolar ou, caso esteja cursando o 3º ano em 2018, pode apresentar original de declaração expedida pela direção da respectiva escola que o aluno estuda ou concluiu seu curso.
- Por se tratar dos últimos 5 anos, o aluno deve apresentar também documentos do ensino fundamental em escola pública (certificado e histórico).

• Candidatos declaradamente pobres:
- Comprovante(s) de renda familiar referente ao mês de janeiro ou fevereiro ou março de 2018;
- ou conta de energia elétrica da residência familiar, referente ao mês de janeiro ou fevereiro ou março de 2018, que comprove o consumo médio mensal igual ou inferior a 100 kw/h;
- ou ainda pode apresentar declaração do próprio requerente que possui renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos, firmada sob a advertência das penalidades decorrentes de falsa declaração;
- Certificado de conclusão do ensino médio ou original de declaração (expedida pelo diretor da escola) que já concluiu o ensino médio ou que esteja concluindo esse nível de ensino no ano de 2018.

• Candidatos funcionários ou dependentes de funcionários da UEMA ou UEMASUL:
- Contracheque da UEMA ou UEMASUL referente ao mês de janeiro ou fevereiro ou março de 2018;
- Comprovante de dependência (RG, termo de guarda ou cópia da Declaração do Imposto de Renda ano base 2017);
- Certificado de conclusão do ensino médio ou original de declaração (expedida com prazo máximo de 30 dias anterior à apresentação da documentação) que já concluiu o Ensino Médio ou que esteja concluindo esse nível de ensino no ano de 2018.

ATENÇÃO, LEIA, é importante:

• Se inscrever para pedir a isenção da taxa de inscrição não significa que você está inscrito no vestibular PAES 2019 e nem em nenhum outro vestibular da UEMA ou UEMASUL. Posteriormente, será publicado aqui no Portal Castro Digital, uma matéria com o edital para o vestibular da UEMA e UEMASUL - PAES 2019 - com data de inscrição, lista de cursos e número de vagas; quando edital for publicado, o candidato isento ou não, deve fazer a sua inscrição de acordo com as instruções e regras do mesmo; todas as informações constarão na referida matéria.

• Muita atenção ao preencher a ficha on line do pedido de isenção, posteriormente não será possível alterar nenhum dado e nem reenviar documentos. E mais: antes do preenchimento, leia todo o edital disponibilizado no link mais abaixo.

• A lista das pessoas que ganharem a isenção da taxa de inscrição do PAES 2019 está prevista para ser publicada dia 28 de junho de 2018 (sem hora exata, podendo atrasar para data futura indeterminada) aqui no Portal Castro Digital.

• Quem não ganhar a isenção, poderá se inscrever normalmente no PAES 2019 pagando a taxa de inscrição que, no ano anterior foi de R$ 85,00 e neste ano poderá ser aumentada ou o mesmo valor, que será conhecido somente quando edital for publicado.

LINKS PARA ACESSO DOS CANDIDATOS

Clique aqui para preencher a SOLICITAÇÃO on line do pedido de isenção da taxa do vestibular da UEMA - PAES 2019

EDITAL com as regras para pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular PAES 2019 e demais vestibulares

Obras literárias para o PAES 2019

Quer saber como são as provas do vestibular da UEMA
Clique e faça DOWNLOAD das provas objetivas com gabarito e discursivas de anos anteriores do PAES

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

3 comentários:

  1. Olá Castro , em 2016 fiz insenção e vestibular. Porém no ano seguinte não renovei meu pedido De insençao. Album problema renovar esse Ano?
    Aguardando resposta... big.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acesse o sistema e confirme seus dados, conforme instrução na matéria e no edital.

      Excluir
  2. Parabéns ao castro digital. Muito bom ter notícias fidedignas que muito nos ajudam com vestibulares e concursos no estado e região, com atalhos que facilitam nossa vida. Continuem assim.

    ResponderExcluir