Governo do Maranhão anuncia concurso 2016 para PM-MA (Polícia Militar), veja Apostila e outros materiais para já começar a estudar

Compartilhe esta postagem:

O Governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou o concurso para a Polícia Militar do Maranhão a ser realizado ainda em 2016. O anúncio foi feito durante a solenidade de posse dos Conselheiros Comunitários pela Paz, realizada na tarde desta segunda-feira (16), na capital São Luis. Veja abaixo sugestão de APOSTILA e materiais para você já começar a estudar.

Durante a participação no evento, em discurso, o governador disse: “Estamos autorizando para ainda este ano (2016) o concurso da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA)”. Posteriormente essa parte do discurso foi postada no Twitter pelo perfil do Governo do Maranhão, conforme mostra o print abaixo.

Atualização: Este concurso para a Polícia Militar do Maranhão vai ficar para 2017, acesse e saiba mais

QUANTAS VAGAS TERÁ O CONCURSO?

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Entenda: o concurso ainda não está autorizado, o governador apenas disse/anunciou/prometeu que vai autorizar. Somente quando o concurso for autorizado e posteriormente, quando houver a publicação do edital, será possível saber o número de vagas, bem como outros detalhes como período de inscrições, data da prova, etc.

Antecipadamente, é possível concluir que o cargo com maior número de vagas será Soldado Combatente PM, que exige escolaridade de nível médio. No concurso passado também foi exigido Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A ou B, certamente no próximo concurso também poderá ser exigido, se você ainda não tem, deve começar a providenciar.

Apesar de ser anunciado ainda para este ano, até o momento não existe nenhuma data exata relacionada a esse certame. Mas saiba que uma das metas do Governador Flávio Dino, conforme anunciado em campanha, é dobrar o efetivo da Polícia Militar do Maranhão durante seus quatro anos de governo. Ao assumir, ele convocou diversos candidatos excedentes do concurso realizado em 2012.

Continue acessando sempre este site CastroDigital.com.br, posteriormente, quando a autorização for assinada, será publicada matéria a respeito, e também quando o edital for publicado, ou qualquer outra informação concreta relacionada a este e/ou outros concursos no Maranhão.

Quero passar nesse concurso 2016 para PM-MA, o que fazer?

Como diz o Arnaldo, a regra é clara: para passar em qualquer concurso o negócio é estudar, estudar, e estudar… “Comer” livros e apostilas! Saiba que existem pessoas que estudam para um concurso sem nem ao menos saber se ele será realizado de fato. Imagina este que já está sendo anunciado, a concorrência será altíssima, mas isso não é motivo para desistir, veja abaixo como começar reunir materiais de estudo. No caso de concurso da PM, treine também para o Teste de Aptidão Física (TAF).

APOSTILA PARA O CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO (PM-MA)

Apostila para Concurso da Polícia Militar do Maranhão PM-MA

Uma das formas de começar a estudar é obtendo uma apostila. Na imagem ao lado ( ► ) está disponível a apostila do último concurso PM-MA realizado em 2012.

Há dois tipos de apostilas:

1. Apostila Digital em formato PDF, em que você poderá salvar o arquivo em seu computador ou outro dispositivo (tablet, celular, etc), e estudar onde quiser e/ou imprimir, caso deseje ou seja necessário;

2. Apostila Impressa em papel tradicional, como se fosse um livro, normalmente encadernado.

Para obter a apostila basta clicar no banner ao lado ( ► ) , você será redirecionado para uma página da Editora Opção com todas as características da apostila, descrição das matérias e conteúdos disponibilizados, quantidade de página, incluindo preço (poxa, infelizmente não é de graça). Mas lembre-se: investimento em educação é retorno garantido! Eu nunca me arrependi de nenhum centavo que gastei com minha formação, prova disso é que continuo investindo a cada dia em minha qualificação profissional.

AVISO AOS CONCURSEIROS CALOUROS

Os requisitos em qualquer concurso não são exigidos a comprovação no ato da inscrição; eles devem ser comprovados somente no ato da posse. Isso quer dizer que, mesmo que não tenha todos os requisitos, poderá se inscrever num concurso, mas para assumir o cargo deverá ter. Por exemplo, caso um concurso exija Carteira de Habilitação, quem não tem pode se inscrever, mas até a data da posse terá que providenciar; se a escolaridade exigida for ensino médio completo, quem ainda não terminou também poderá se inscrever, mas para assumir terá que já ter terminado. O candidato que, sendo classificado e não comprovar todos os requisitos exigidos ao ser convocado para a posse, perderá o cargo.

No caso deste concurso para PM, fique atento à idade máxima exigida, que possivelmente você deve ter ainda no prazo de inscrição. Os demais requisitos serão exigidos no ato da matrícula no curso de formação. Como o edital do concurso PM-MA ainda não foi publicado e ainda não há uma data específica para isso, há tempo suficiente para, por exemplo, você tirar sua CNH ou terminar o ensino médio. E mais: a idade mínima para assumir o cargo de qualquer concurso é de 18 anos completos, quem ainda não tem essa idade poderá fazer o certame, mas ao ser convocado, já terá que ter completado essa idade mínima.

Basicamente, a grosso modo, qualquer pessoa poderá se inscrever, pagar a inscrição e ir fazer a prova de um concurso: uma criança/adolescente, uma pessoa que nunca estudou na vida… Mas se for aprovado e convocado para assumir o cargo, deverá obrigatoriamente comprovar todos os requisitos de acordo com o cargo.

Prime Cursos

LINKS PARA DOWNLOAD DO EDITAL E PROVAS COM GABARITO DO ÚLTIMO CONCURSO 2012 PM-MA

Ao clicar no banner ao lado ( ► ) você será redirecionado para o site Prime Cursos, na parte superior procure o menu Concursos Públicos, com diversas opções de cursos totalmente grátis para concursos públicos.

Outra forma de estudar é consultar o edital e as provas do último concurso realizado. Nos links abaixo o Portal Castro Digital disponibiliza para download o Edital 03/2012 do último concurso PM-MA, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde você poderá consultar as regras do concurso, o que é exigido para assumir o cargo, a lista de conteúdos que devem ser estudados, etc. Com a lista de conteúdos, é possível pesquisar materiais e traçar um plano/meta de estudos sobre o que estudar a cada dia.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

No novo concurso, estes itens poderão ser semelhantes e/ou sofrer alterações com acréscimo de mais exigências ou outros detalhes. Sobre os conteúdos programáticos, quando o novo edital for publicado, se houver acréscimo de conteúdo, você deve atualizar seu material.

Há também abaixo os links para download das provas e dos respectivos gabaritos oficiais. Todos os downloads são grátis, os arquivos são em formato PDF e estão hospedados em servidor próprio do Portal Castro Digital, para você baixar rápido e sem demora.


Edital 03/2012 – Concurso da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA)

Prova do cargo de Soldado PM QPPM Músico e Soldado Bombeiro Músico – Tipo 1

Prova do cargo de Soldado PM QPPM Músico e Soldado Bombeiro Músico – Tipo 2

Prova do cargo de Soldado PM QPPM Músico e Soldado Bombeiro Músico – Tipo 3

Prova do Cargo de Soldado PM QPPM Músico e Soldado Bombeiro Músico – Tipo 4

Prova do cargo de Soldado Bombeiro Militar – Tipo 1

Prova do cargo de Soldado Bombeiro Militar – Tipo 2

Prova do cargo de Soldado Bombeiro Militar – Tipo 3

Prova do cargo de Soldado Bombeiro Militar – Tipo 4

Prova do cargo de Soldado Combatente da Polícia Militar – Tipo 1

Prova do cargo de Soldado Combatente da Polícia Militar – Tipo 2

Prova do cargo de Soldado Combatente da Polícia Militar – Tipo 3

Prova do cargo de Soldado Combatente da Polícia Militar – Tipo 4

Gabarito da prova Soldado PM QPPM Músico e Soldado Bombeiro Músico

Gabarito da prova Soldado Bombeiro Militar

Gabarito da prova Soldado Combatente da Polícia Militar

Veja Também:

APOSTILAS grátis de Geografia e História do Maranhão para concursos e vestibulares

Concurso 2016 para PM-PA (Polícia Militar do Pará) – edital publicado

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

11 Comentários

  1. Unknown disse:

    Quero ver o que ele vai fazer com os excedente subjudice que fizeram o taf e entregou os exames. E curso ainda nem começou tem pessoas esperando o curso há mais de um ano.

  2. Unknown disse:

    E sobre a idade sera se vão aumentar para 30 anos

  3. Kallyne Candido disse:

    lí e relí o edital de 2012, e não ví exigencia de CNH,,

  4. Raimundo de Castro disse:

    as exigências do referido certame anterior, para ocupar o cargo constam no item 2.4 do edital, dentre eles, CNH… Mas se quiser olhar um documento menor, basta olhar uma retificação específica da inclusão desta exigência no link -> fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/concursos/errata_edital_12_10_22_0.pdf E lembrando que o referido edital disponível nesta matéria trata-se do documento com todas as retificações e consequentemente as exigências do certame.

  5. Unknown disse:

    Parabéns Castro, site muito bom, nota 10. Vou divulgar aos amigos.

  6. Unknown disse:

    Parabéns pelo site, estamos esperando esse bendito concurso kkk !

  7. Unknown disse:

    Está rolando por ai dois videos do GOVERNADO FLAVIO DINO um em que ele confirma um novo concurso para PM e outro em que ele fala não ter verbas para efetuar um novo concurso para PM.

  8. pedro hardy disse:

    vai te ou exigencia de cnh

  9. Unknown disse:

    Castro tem uma idade especifica para fazer o concurso? E pra guarda municipal será que não terá?

  10. Unknown disse:

    Castro tem uma certa idade pra poder fazer o concurso da policia? E concurso pra guarda municipal?, alguma notícia?

  11. Raimundo de Castro disse:

    Olá Simone. Tem limite de idade sim, consulte o edital do concurso anterior, disponível nesta matéria, para verificar sobre o limite da idade e outros detalhes.