Flávio Dino promete concurso 2017 para Polícias Militar e Civil do Maranhão (PM e PC), veja o vídeo

Compartilhe esta postagem:

O governador Flávio Dino prometeu a realização de concurso em 2017 para as Polícias Militar e Civil do Maranhão. Ele falou sobre a realização desses certames durante inauguração do Hospital Regional Dra. Laura Vasconcelos em Bacabal, na quinta-feira (15), ao ser entrevistado pelo repórter Romário Alves, da Tv Difusora, afiliada SBT Canal 4. Veja abaixo APOSTILA e as provas com gabaritos e editais (com as exigências e lista de conteúdos de cada cargo) do concurso anterior para você já começar a estudar.

“Nós temos hoje 1.055 policiais militares fazendo curso na academia de polícia, e semana passada [05/set/16] começamos um novo curso para os policiais militares com esses 1.055 novos alunos; esse curso demora cerca de seis meses, quando esse curso for concluído, teremos novos policiais; após a conclusão desse curso, nós vamos abrir um concurso público para a Polícia Militar e também para a Polícia Civil”, afirmou Dino em entrevista que pode ser assistida no vídeo abaixo.

QUANTAS VAGAS TERÁ O CONCURSO?

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Entenda: o governador apenas disse/anunciou/prometeu que vai realizar o concurso. Somente quando o concurso for autorizado e posteriormente, quando houver a publicação do edital, será possível saber o número de vagas, bem como outros detalhes como período de inscrições, data da prova, etc.

Antecipadamente, é possível concluir que, para Polícia Militar, o cargo com maior número de vagas será Soldado Combatente PM, que exige escolaridade de nível médio. Para Polícia Civil será de Delegado (nível superior em Direito), Escrivão de Polícia e Investigador de Polícia (ambos cargos exigiram no concurso passado nível superior em qualquer área).

Até o momento não existe nenhuma data exata relacionada a esse certame. Continue acessando sempre este site CastroDigital.com.br, posteriormente, quando a autorização for assinada, será publicada matéria a respeito, e também quando o edital for publicado, ou qualquer outra informação concreta relacionada a este e/ou outros concursos no Maranhão.

Quero passar nesse concurso 2017 para as Polícias Militar e Civil do Maranhão, o que fazer?

Como diz o Arnaldo, a regra é clara: para passar em qualquer concurso o negócio é estudar, estudar, e estudar… “Comer” livros e apostilas! Saiba que existem pessoas que estudam para um concurso sem nem ao menos saber se ele será realizado de fato. Imagina este que já está sendo anunciado, a concorrência será altíssima, mas isso não é motivo para desistir, veja abaixo como começar reunir materiais de estudo. No caso de concurso para polícia, treine também para o Teste de Aptidão Física (TAF).

APOSTILA PARA O CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO (PM-MA)

Apostila para Concurso da Polícia Militar do Maranhão PM-MA

Uma das formas de começar a estudar é obtendo uma apostila. Na imagem ao lado ( ► ) está disponível a apostila do último concurso PM-MA realizado em 2012.

Há dois tipos de apostilas:

1. Apostila Digital em formato PDF, em que você poderá salvar o arquivo em seu computador ou outro dispositivo (tablet, celular, etc), e estudar onde quiser e/ou imprimir, caso deseje ou seja necessário;

2. Apostila Impressa em papel tradicional, como se fosse um livro, normalmente encadernado.

Para obter a apostila basta clicar no banner ao lado ( ► ) , você será redirecionado para uma página da Editora Opção com todas as características da apostila, descrição das matérias e conteúdos disponibilizados, quantidade de página, incluindo preço (poxa, infelizmente não é de graça). Mas lembre-se: investimento em educação é retorno garantido! Eu nunca me arrependi de nenhum centavo que gastei com minha formação, prova disso é que continuo investindo a cada dia em minha qualificação profissional.

AVISO AOS CONCURSEIROS CALOUROS

Os requisitos em qualquer concurso não são exigidos a comprovação no ato da inscrição; eles devem ser comprovados somente no ato da posse. Isso quer dizer que, mesmo que não tenha todos os requisitos, poderá se inscrever num concurso, mas para assumir o cargo deverá ter todos. Por exemplo, caso um concurso exija Carteira de Habilitação, quem não tem pode se inscrever, mas até a data da posse terá que providenciar; se a escolaridade exigida for ensino médio completo, quem ainda não terminou também poderá se inscrever, mas para assumir o cargo terá que já ter terminado. O candidato que, sendo classificado e não comprovar todos os requisitos exigidos ao ser convocado para a posse, perderá o cargo.

No caso deste concurso para PM, fique atento à idade máxima exigida, que possivelmente você deve ter ainda no prazo de inscrição. Os demais requisitos serão exigidos no ato da matrícula no curso de formação. Como o edital do concurso PM-MA ainda não foi publicado e ainda não há uma data específica para isso, há tempo suficiente para, por exemplo, você tirar sua CNH ou terminar o ensino médio. E mais: a idade mínima para assumir o cargo de qualquer concurso é de 18 anos completos, quem ainda não tem essa idade poderá fazer o certame, mas ao ser convocado, já terá que ter completado essa idade mínima.

Basicamente, a grosso modo, qualquer pessoa poderá se inscrever, pagar a inscrição e ir fazer a prova de um concurso: uma criança/adolescente, uma pessoa que nunca estudou na vida… Mas se for aprovado e convocado para assumir o cargo, deverá obrigatoriamente comprovar todos os requisitos descritos no edital de acordo com o cargo.

Links para download dos editais e provas com gabarito do último concurso 2012 das Polícias Militar e Civil do Maranhão

Outra forma de estudar é consultar o edital e as provas do último concurso realizado. Nos links abaixo o Portal Castro Digital disponibiliza para download os editais do último concurso, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde você poderá consultar as regras do concurso, o que é exigido para assumir o cargo, a lista de conteúdos que devem ser estudados, etc. Com a lista de conteúdos, é possível pesquisar materiais e traçar um plano/meta de estudos sobre o que estudar a cada dia.

No novo concurso, estes itens poderão ser semelhantes e/ou sofrer alterações com acréscimo de mais exigências ou outros detalhes. Sobre os conteúdos programáticos, quando o novo edital for publicado, se houver acréscimo de conteúdo, você deve atualizar seu material.

Há também abaixo os links para download das provas e dos respectivos gabaritos oficiais. Todos os downloads são grátis, os arquivos são em formato PDF e estão hospedados em servidor próprio do Portal Castro Digital, para você baixar rápido e sem demora.


Edital 03/2012 – Concurso da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA)

Prova do cargo de Soldado PM QPPM Músico e Soldado Bombeiro Músico

Prova do cargo de Soldado Bombeiro Militar – Tipo 1

Prova do cargo de Soldado Combatente da Polícia Militar

Gabarito da prova Soldado PM QPPM Músico e Soldado Bombeiro Músico

Gabarito da prova Soldado Bombeiro Militar

Gabarito da prova Soldado Combatente da Polícia Militar

Edital 02/2012 – Concurso da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA)

Prova do cargo Perito Criminal

Prova do cargo Odontolegista

Prova do cargo Médico Legista

Prova do cargo Investigador de Polícia

Prova do cargo Farmacêutico Legista

Prova do cargo Escrivão de Polícia

Prova do cargo Auxiliar de Perícia Médica Legal

Gabarito Perito Criminal

Gabarito Odontolegista

Gabarito Médico Legista

Gabarito Investigador de Polícia

Gabarito Farmacêutico Legista

Gabarito Escrivão de Polícia

Gabarito Auxiliar de Perícia Médica Legal

Veja Também:

APOSTILAS grátis de Geografia e História do Maranhão para concursos e vestibulares

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

5 Comentários

  1. Unknown disse:

    Será que a idade máxima será de 30 anos? Alguém sabe informar.?

  2. Unknown disse:

    essa apostila e para 2017?

  3. Unknown disse:

    Essa apostila servirá como material de estudo para o eventual concurso da PMMA/2017?

  4. Pedro Fernando disse:

    Como faço para obter essa apostila?