terça-feira, 6 de agosto de 2013

Maranhão é o único estado sem vagas no Sisutec 2013, por que essa discriminação?

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) foi lançado nesta segunda-feira (5) pelo Ministério da Educação (MEC). Mas para quem mora no Maranhão, uma grande decepção, pois ao fazer uma consulta por cursos e vagas no sistema, o Maranhão é o único estado do Brasil em que não há a oferta de nenhuma mísera vaga no seletivo do Sisutec 2013.

Compartilhe no Facebook


Mas por que não há vagas no Sisutec 2013 para o Maranhão? O Ministério da Educação (MEC) esqueceu deste estado, ou trata-se simplesmente de uma falta de respeito para com os estudantes desta unidade da federação? O Portal Castro Digital entrou em contato com o MEC para saber as respostas destas perguntas.

O MEC respondeu de forma vaga e imprecisa: "O Sisutec funciona a partir da adesão das instituições. Haverá duas edições por ano. Quem não entrou nesta seleção, poderá aderir nas próximas." (atualizada às 18hs de 06/agosto). Ou seja, para os maranhenses, só resta mesmo esperar as próximas edições do Sisutec.

O Maranhão, assim como os outros estados, também precisa da oferta desses cursos técnicos, pois há um grande número de pessoas necessitando de qualificação profissional. Deixar de ofertar vagas para o Maranhão é contribuir para o atraso na educação deste estado.

O Sisutec tem o objetivo de oferecer cursos técnico de nível médio. Nesta primeira edição de 2013, está oferecendo 239.792 vagas gratuitas em diversos cursos técnicos distribuídos no Distrito Federal e 25 estados. Parte das vagas será destinada para o sistema de cotas de alunos da rede pública, bolsistas de escolas particulares, negros, pardos e índios. Pode participar do Sisutec 2013 quem já tenha concluído o ensino médio e feito a prova do ENEM 2012.

Veja também:

Inscrições para o seletivo de cursos técnicos Sisutec 2013

Enquanto isso, quem mora no Maranhão, pode tentar uma vaga no Pronatec 2013 - clique para consultar VAGAS e fazer INSCRIÇÃO


COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

Um comentário: