quarta-feira, 28 de março de 2012

Prefeito de Bacabal é médico mas não se preocupa com a saúde da população

O Prefeituo de Bacabal, Raimundo Nonato Lisboa, é médico mas há anos não exerce a profissão. Mesmo assim, na situação que se encontra, poderia salvar a vida e/ou pelo menos melhorar a saúde de milhares de pessoas da cidade e região.

Dr. Lisboa, como é popularmente chamado, de 1997 a 2004 ocupou o cargo de vice-prefeito e de 2005 a 2012 ocupa o cargo de prefeito de Bacabal, portanto está há 16 anos sem exercer a profissão de médico. Porém é exatamente nestes cargos públicos que vem ocupando, que poderia ter feito muito pela saúde da população de Bacabal. Mas na prática, fez muito pouco ou quase nada.

Atualmente o Socorrão de Bacabal funciona há anos no Hospital Regional Laura Vasconcelos, sem estrutura e médicos especialistas o suficiente para um atendimento adequado, frequentemente é alvo de reclamações de pacientes. Pior: por causa de toda essa carência, a saúde de Bacabal já virou casos de polícia com instauração de inquérito e processo judicial. Pena que a justiça brasileira é muito lenta e até agora esses processos nunca deram nenhum resultado positivo.

A maternidade de Bacabal funciona no Hospital Veloso Costa, que também é frequentemente alvo de reclamações de parentes e das próprias grávidas que fazem parto lá. A prefeitura não repassa o dinheiro de forma correta e os médicos só querem fazer o parto particular e muitas das vezes se negam a atender as pacientes. Por causa disso, médico e amigo de paciente já foram aos tapas dentro da maternidade.

O antigo Socorrão de Bacabal, que funcionava na rua Magalhães de Almeida, agora virou Hospital Materno Infantil. Mas isso só depois de uma reforma quase eterna, com processo judicial, intervenção do Ministério Público e da Justiça e condenação do Prefeito a pagar multas. E no momento, funciona apenas consultas médicas. Em bacabal, quem quiser ter um filho e não tem dinheiro para fazer o parto particular, tem que correr o risco de ser mal atendida na maternidade Veloso Costa.

Mas, se o Prefeito de Bacabal, Raimundo Nonato Lisboa, que é médico porém está sem exercer a profissão por diversos anos, como poderia salvar a vida e/ou melhorar a saúde da população? Simples: enquanto prefeito, bastaria zelar pela aplicação correta dos recursos voltados para a saúde.

Como médico, deveria valorizar sua profissão, porporcionar uma saúde de qualidade para a população e não permitir que a cidade de Bacabal tenha unidades públicas de saúde sem uma boa estrutura de funcionamento. É inadmissível que uma cidade do porte de Bacabal, não tenha atendimento médico público de alta complexidade.

ATUALIZAÇÃO EM MAIO DE 2012

O Hospital Veloso Costa foi desativado, agora a maternidade de Bacabal funciona no Hospital Materno Infantil, na rua Magalhães de Almeida. O local onde antes funcionava o Socorrão, e depois de anos em reforma, finalmente foi inaugurado. O Pronto Socorro de Bacabal continua funcionando no Hospital Laura Vasconcelos, sem médicos suficientes e a cada dia sem estrutura para atender a população.

E você, o que acha da atual situação da saúde pública em Bacabal? Comente abaixo com seu perfil do Facebook ou do Google/Blogger.
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

2 comentários:

  1. Meu caro Professor RAIMUNDO CASTRO, quero agradecer V.Sa., por dar pra mim, seu leitor, esse espaço, neste conceituado SITE, CASTRO DIGITAL, pois as vezes me passa pelo meu pensamento que não mereço ou meresso isso, obrigado por tudo, e quero aqui pedir, para dizer do meu pensamento, pois todos merece ELOGIOS. Bacabal-MA, de 1996 até aqui, tem um novo estilo de ADMINISTRAÇÃO.e quero aqui dizer que com o tempo aprendi que não adianta querer agradar a todos, pois, sempre terá alguém para te criticar;
    Aprendi que de nada vale ser bonzinho se no final alguém sempre irá te magoar;
    Aprendi que na vida há momentos em que o necessário é ignorar os acontecimentos, pois de outra forma acabaremos ficando loucos com tanta hipocrisia;
    Aprendi que sempre terá "aquela pessoa" para te julgar errado, para dizer que é invejoso, maldoso, mentiroso...;
    Aprendi que nunca, ninguém ficará totalmente satisfeito com o que você faz;
    Aprendi que sempre existirá um indivíduo medíocre que se achará o melhor e fará de tudo para te deixar por baixo;
    Aprendi que perdoar é difícil, mas não impossível e que assim estaremos nos vingando da forma mais doce;
    Aprendi que amar verdadeiramente o próximo é uma tarefa difícil, mas não impossível;
    Aprendi que tentar ser outra pessoa não leva a lugar nenhum, só te faz ser cada vez menor, mesquinho;
    Aprendi que fingir felicidade é a pior mentira que você conta a si mesmo e no final só restará a incapacidade de amar;
    Aprendi que se importar com o que os outros pensam de você, não o levará a lugar nenhum;
    Aprendi que as coisas nem sempre são da forma como gostaríamos, e que devemos ser autênticos;
    Aprendi que devemos amar e amar sem preocupação com o futuro, que a felicidade plena é o melhor remédio para a dor;
    Acima de tudo aprendi que tudo na vida se supera, que nada é em vão e que tudo que desejares para o próximo volta para si, e isso é um fato.
    Então ame, deixe-se amar e viva verdadeiramente cada segundo de vida que o Criador te deu. DEUS, que me desculpem, com humildade.
    Ass. Edmilson Moura
    Celular (99) 8123 3244
    Bacabal-MA.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente essa situação é verdadeira e vergonhosa. Uma afronta para nós, legítimos usuários do SUS. Incrível é que isso tudo acontece nas barbas da justiça, do Ministério Público, enquanto se negligenciam o governo municipal vai fazendo o que quer dessa cidade. É revoltante. Bacabal não é mais uma cidadezinha qualquer!

    ResponderExcluir