segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ENEM 2012 terá duas edições, a primeira em abril

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) terá duas edições por ano a partir de 2012. O objetivo da medida é minimizar os problemas ocasionados pelos erros apresentados no ENEM em edições anteriores. E acima de tudo, dá mais oportunidades e chances para quem quiser fazer a prova e entrar na faculdade, já que diversas universidades em todo Brasil não fazem mais vestibular, a única forma de ingresso é pela nota do ENEM.

Todo ano é muito grande o número de alunos que perdem a prova por motivos, de certa forma, bobos. Alguns chegam atrasados por questão de trânsito ou por descuido, outros esquecem documentos ou são eliminados por estarem na sala portando objetos proibidos. Com duas edições do ENEM por ano, não teremos que esperar tanto tempo para fazer a prova novamente.

Em 2012, as provas da primeira edição, o ENEM 2012.1, acontecem nos dias 28 e 29 de abril. A data das provas da segunda edição, o ENEM 2012.2, ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do ENEM nos anos anteriores. Por causa disso, provavelmente as provas do ENEM 2012.2 devem acontecer em novembro.

No Maranhão, duas instituições públicas de nível superior - a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - não fazem vestibular, o ingresso é feito pela nota do ENEM através do Sistema de Seleção Unificado (SiSU). A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) ainda realiza o vestibular tradicional, mas já estuda a possibilidade de adotar o ENEM como forma de ingresso.

ATUALIZAÇÃO EM 20 DE JANEIRO DE 2012
LEIA TAMBÉM:
Edição do ENEM em abril de 2012 foi CANCELADA - Clique para saber o motivo
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

38 comentários:

  1. Se eu estiver cursando o terceiro ano e passar na 1ª prova em abril, precisarei fazer a segunda?

    ResponderExcluir
  2. quando devera abrir as inscriçoes para o enem de abril?

    ResponderExcluir
  3. @Caroline, a data de inscrição ainda não foi divulgada pelo MEC, mas assim que divulgar estarei publicando aqui no site.

    ResponderExcluir
  4. Quem não terminou o ensino médio e está cursando, mas já tem 18 anos,pode participar, e assim ganhar o diploma de ensino médio né??? Tem q ter aquela média de 400 nas disciplinas e 500 na redação, certo?

    ResponderExcluir
  5. Mais uma coisa, esse diploma de conclusão do ensino médio que o enem pode dar para quem não concluiu, vale como sendo de escola pública???

    ResponderExcluir
  6. Arthur, o diploma é de instituição pública sim, porque é expedido pela secretaria estadual de educação. Quanto a estar cursando e poder pedir o diploma, não sei, melhor se informar nos orgãos de educação do seu estado.

    ResponderExcluir
  7. Quem concluir o ensino medio pelo enem pode ser candidato a uma vaga nas universidades através da mesma prova,como acontece com os alunos que concluiram no ensino regular?

    ResponderExcluir
  8. O ENEM de abril vai servir para o ingresso às universidades no 2º semestre de 2012 ou para o 1º semestre de 2013?

    ResponderExcluir
  9. Não seria uma injustiça, uma pessoa que não frequentou o ensino médio entrar na faculdade através da mesma prova que alguém que concluiu de forma regular, frequentando os 3 anos?

    ResponderExcluir
  10. Não seria uma injustiça, uma pessoa que não fez ensino médio entrar na faculdade através da mesma prova que alguém que frequentou os 3 anos de forma regular? Isso é mesmo possível?

    ResponderExcluir
  11. Qual é a origem desta informação de uma edição do enem em abril ???
    Sendo que eu liguei para o MEC mais de uma vez pra confirmar tão informação e a mesma não foi confirmada. Foi dito que não há informações sobre essa tal edição.
    Aguardo!
    Obrighada!

    ResponderExcluir
  12. @Tyta, a informação é do MEC e do INEP.

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber a informação de como me inscrever para fazer a prova do enem em abril?

    ResponderExcluir
  14. @Lary, quando as inscrições começarem, será publicado aqui no site.

    ResponderExcluir
  15. eu vou fazer 18 anos em dezembro, se fizer o enem em novembro e atingir a nota, posso pegar o diploma do ensino médio?

    ResponderExcluir
  16. @Chris M, tem que ter completado 18 anos antes de ter feito a inscrição, pois é no ato da inscrição que vai escolher que quer usar o ENEM para certificação de ensino médio.

    ResponderExcluir
  17. quando vai comessar as inscriçoes da primeira ediçao do enem?

    ResponderExcluir
  18. @Gili, a data de inscrição ainda vai ser definida pelo MEC, mas assim que acontecer será publicada aqui no site.

    ResponderExcluir
  19. será que serão ofertados os mesmos cursos, tipo música?

    ResponderExcluir
  20. Será que será ofertado música agora também?

    ResponderExcluir
  21. @Laninha, pode ser que sim e pode ser que não, isso só saberemos quando as inscrições para os cursos forem disponibilizadas.

    ResponderExcluir
  22. entao quer dizer qe se terminar o ensino medio no tempo normal vou ter qe esperar mais um ano para poder pegar o diploma??

    ResponderExcluir
  23. @Maia Araujo, o tempo para receber o seu diploma depende da escola em que concluiu o ensino médio.

    ResponderExcluir
  24. Já saiu a data das inscrições? Onde posso conseguir apostilas confiáveis? :)

    Desde já agradeço =)

    ResponderExcluir
  25. Eu posso usar a nota do ENEM para me formar para o ensino médio e ao mesmo tempo usar a nota para ingressar na Faculdade?ou só vale para uma das duas opções?

    ResponderExcluir
  26. ola bom dia gostaria de saber se havera mesmo essa 1°edição do enen em abril,e quando começa as inscrições?????aguardo Rosângela.............

    ResponderExcluir
  27. @Rosa, a data da inscrição ainda vai ser anunciada pelo MEC.

    ResponderExcluir
  28. e para quem não concluiu o ensino fundamental,pode fazer o enem?

    No caso eu parei na oitava serie,posso fazer o enem?

    ResponderExcluir
  29. Tem como fazer as duas edições do enem 2012? uma em abril e a outra no final do ano!

    ResponderExcluir
  30. o enem tera a primeira ediçao em abril? juliana

    ResponderExcluir
  31. @Juliana, como pode ler na reportagem acima, tem uma atualização dizendo que a edição do ENEM 2012 de abril foi canclada.

    ResponderExcluir
  32. eu ja concluir o ensina medio no ano 2011 se eu fiser a primeira prova e perder posso faser a 2 prova do enem a 2 edição?

    ResponderExcluir
  33. se eu faser a prova do enem 2012 e passar na 1 edição como é que eu faço pra engressar na faculdade?

    ResponderExcluir
  34. @Nanda Palosa, voce pode fazer quantas edições quiser, mas veja que nesta matéria há uma atualização dizendo que a edição de abril foi cancelada, clique lá no link para saber mais.

    O seu ingresso na universidade com a nota do ENEm é feito pelo Sistema de Seleção Unificado - SiSU.

    ResponderExcluir