sexta-feira, 6 de setembro de 2019

INSCRIÇÃO para PÓS-GRADUAÇÃO pode ser a qualquer momento do ano

Os cursos de pós-graduação são a cada dia mais procurados por quem deseja aprofundar seus conhecimentos sobre determinado assunto. Mas o que muita gente não sabe é que esses cursos têm um funcionamento bem diferente de uma graduação, por exemplo.



Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:
 Instagram    Facebook    Twitter    WhatsApp .

Posso começar a pós-graduação a qualquer momento?

Diferentemente de uma formação superior, a pós-graduação não se inicia apenas no começo de cada semestre. Na verdade os cursos que costumam acompanhar esse calendário são os de mestrado e doutorado (mais conhecidos como pós-graduações stricto sensu). Por estarem mais voltados à área acadêmica, eles geralmente se iniciam nos primeiros meses do ano ou entre agosto e setembro, além de terem férias de 30 dias para seus estudantes.

Já as pós-graduações lato sensu, como especializações e MBA, costumam variar seu calendário - principalmente se tratando de aulas a distância. É possível encontrar instituições de ensino que oferecem cursos a qualquer momento. Assim como é comum que algumas opções não tenham período de férias ou tenham menos dias em meses mais aleatórios para os alunos descansarem.

Leia também:
6 motivos para continuar a estudar após a faculdade
Você está preparado para fazer uma pós-graduação?


Quando posso começar a pós-graduação?

De acordo a Resolução nº 1/2007, artigo 1º, parágrafo 3, estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), apenas portadores de diploma de curso superior podem fazer matrícula em cursos de pós-graduação lato sensu. Isso quer dizer que somente os estudantes que finalizaram a graduação e colaram grau sem nenhuma dependência podem iniciar uma especialização.

Ainda, o mesmo vale para cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Segundo o inciso III, do artigo 44 da Lei nº 9.394/1996, entre as exigências para participar dos programas é ser devidamente diplomado em algum curso superior de graduação.

Apesar do determinado em lei, é comum encontrar instituições que permitam que alunos que estejam na fase final do curso superior iniciem a pós ou o MBA. Em outros casos, as instituições só exigem a apresentação do diploma de graduação ao final do curso de pós para que seja emitido o certificado. Ou seja, na prática, poder fazer ou não uma pós depende muito do que é determinado pela própria escola.

Quer dar aquela alavancada na carreira e se tornar um especialista em um assunto? Então chegou a hora de começar a fazer uma pós-graduação. Para isso, nada melhor do que estudar em uma instituição reconhecida e pagar uma mensalidade que cabe no seu bolso, não é mesmo?

Então está na hora de conhecer o Quero Bolsa, o site onde você pode garantir sua vaga e começar o curso dos seus sonhos - seja presencial, a distância, intensivo ou com uma duração maior. São diversas opções de especializações, MBA, doutorado e mestrado.

Está esperando o quê? Dê uma olhada!
_
Texto da Revista Quero Bolsa, parceira do Castro Digital.

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade ou com informação repetida que já consta na postagem.

0 comentários: