INSCRIÇÃO para PÓS-GRADUAÇÃO pode ser a qualquer momento do ano

Compartilhe esta postagem:

Os cursos de pós-graduação são a cada dia mais procurados por quem deseja aprofundar seus conhecimentos sobre determinado assunto. Mas o que muita gente não sabe é que esses cursos têm um funcionamento bem diferente de uma graduação, por exemplo.

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:

&nbspInstagram
&nbsp
&nbspFacebook
&nbsp
&nbspTwitter
&nbsp
&nbspWhatsApp .


Posso começar a pós-graduação a qualquer momento?

Diferentemente de uma formação superior, a pós-graduação não se inicia apenas no começo de cada semestre. Na verdade os cursos que costumam acompanhar esse calendário são os de mestrado e doutorado (mais conhecidos como pós-graduações stricto sensu). Por estarem mais voltados à área acadêmica, eles geralmente se iniciam nos primeiros meses do ano ou entre agosto e setembro, além de terem férias de 30 dias para seus estudantes.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Já as pós-graduações lato sensu, como especializações e MBA, costumam variar seu calendário – principalmente se tratando de aulas a distância. É possível encontrar instituições de ensino que oferecem cursos a qualquer momento. Assim como é comum que algumas opções não tenham período de férias ou tenham menos dias em meses mais aleatórios para os alunos descansarem.

Leia também:

6 motivos para continuar a estudar após a faculdade

Você está preparado para fazer uma pós-graduação?

Quando posso começar a pós-graduação?

De acordo a Resolução nº 1/2007, artigo 1º, parágrafo 3, estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), apenas portadores de diploma de curso superior podem fazer matrícula em cursos de pós-graduação lato sensu. Isso quer dizer que somente os estudantes que finalizaram a graduação e colaram grau sem nenhuma dependência podem iniciar uma especialização.

Ainda, o mesmo vale para cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Segundo o inciso III, do artigo 44 da Lei nº 9.394/1996, entre as exigências para participar dos programas é ser devidamente diplomado em algum curso superior de graduação.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Apesar do determinado em lei, é comum encontrar instituições que permitam que alunos que estejam na fase final do curso superior iniciem a pós ou o MBA. Em outros casos, as instituições só exigem a apresentação do diploma de graduação ao final do curso de pós para que seja emitido o certificado. Ou seja, na prática, poder fazer ou não uma pós depende muito do que é determinado pela própria escola.

Quer dar aquela alavancada na carreira e se tornar um especialista em um assunto? Então chegou a hora de começar a fazer uma pós-graduação. Para isso, nada melhor do que estudar em uma instituição reconhecida e pagar uma mensalidade que cabe no seu bolso, não é mesmo?

Então está na hora de conhecer o Quero Bolsa, o site onde você pode garantir sua vaga e começar o curso dos seus sonhos – seja presencial, a distância, intensivo ou com uma duração maior. São diversas opções de especializações, MBA, doutorado e mestrado.

Está esperando o quê? Dê uma olhada!

_

Texto da Revista Quero Bolsa, parceira do Castro Digital.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!