domingo, 8 de setembro de 2019

17 cursos de MESTRADO a DISTÂNCIA (EaD) são analisados pela CAPES

Após lançar o edital para a criação de cursos de mestrado a distância, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou ter recebido 17 propostas para cursos de mestrado a distância. O número corresponde a 2% do total de 652 propostas de programas de mestrado e doutorado enviados por instituições brasileiras nesse ano de 2019. A CAPES é um órgão do Ministério da Educação que fiscaliza e regulamenta os cursos de mestrados e doutorados.



Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:
 Instagram    Facebook    Twitter    WhatsApp .

De acordo com o órgão, foram aceitas propostas de mestrados EaD enviadas até o dia 9 de agosto. Das que foram recebidas, duas foram na área de Ciências da Vida, nove em Humanas, uma proposta na Exatas e cinco propostas na área Multidisciplinar. A CAPES ainda não informou os nomes dos cursos.

A modalidade foi instituída pelo Decreto nº 9.057 de 2017 e normatizada pela Resolução nº 7 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE). Desde então, a CAPES aprofundou os estudos sobre educação a distância (EaD) e publicou a Portaria nº 90 de 2019 que regulamenta o tema.

Leia também: O que considerar na hora de escolher uma pós-graduação EaD?

Segundo a instituição, a iniciativa visa facilitar a interiorização da pós-graduação no Brasil, diminuindo a necessidade de deslocamento e permanência dos estudantes nos grandes centros. Os mestrados a distância deverão fazer de forma presencial estágios obrigatórios, seminários integrativos, práticas profissionais, avaliações presenciais, pesquisas de campo e atividades de laboratórios.

Em 2019 foram aceitas apenas propostas para a criação de cursos de mestrado a distância, eles ainda não estão funcionando. Propostas de doutorado EaD serão aceitas apenas após o primeiro ciclo de avaliação dos mestrados. É previsto que em 2020 comecem a ser oferecidos tanto os cursos de mestrado, quanto de doutorado, na modalidade EaD.
_
Texto da Revista Quero Bolsa, parceira do Castro Digital.

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade ou com informação repetida que já consta na postagem.

0 comentários: