Para te ajudar nessa jornada em busca de um emprego, a psicóloga Maria Fernanda Alves, da Revista Quero Bolsa, separou 5 dicas que você já pode começar a colocar em prática para garantir a sua contratação. Confira:
 Instagram    Facebook    Twitter    WhatsApp .
1 - Tenha um foco
Pode parecer um pouco óbvio, mas é muito importante estabelecer qual é o seu foco, qual é a sua vaga dos sonhos, para que você consiga se preparar para ela. Com isso, você consegue organizar o seu currículo, melhorá-lo por meio de cursos online e até mesmo fazer a seleção das empresas em que você conseguiria a sua vaga “perfeita”.
Entretanto, para Maria Fernanda, além do foco principal, é preciso ter um foco secundário.
“A gente pode ter foco ideal, que é o que aquela pessoa gostaria de trabalhar, mas a gente pode pensar também naquilo que a pessoa aceitaria trabalhar, porque a nós sabemos que nem sempre conseguimos o emprego dos sonhos, mas precisamos sobreviver”, explica a psicóloga.
Esse seria um outro tipo de vaga, que também te faz feliz, mas para preencher o espaço enquanto você não conquista a vaga dos sonhos e também tenha condição de “pagar as contas”.
2 - Coloque energia no seu foco
Para Maria Fernanda, além do foco, é preciso direcionar muita energia para aquilo que você determinou como uma meta.
“É se jogar de cabeça na sua busca por emprego. É preciso ler bastante sobre como é a entrevista de emprego nessa área desejada, estar por dentro das novidades do mercado, estudar bastante, o que é possível com conteúdo gratuito disponível na internet”, reforça.
3 - Crie e mantenha contatos
Como consequência do foco e da energia direcionada, é bem possível que a pessoa consiga se inserir em redes que possuam profissionais dessa área e que podem servir como um contato no mercado de trabalho (o Linkedin é uma ótima ferramenta para isso).
Afinal, com esse networking se torna muito mais fácil ter conhecimento das vagas disponíveis ou até mesmo conseguir ser indicado para alguma delas.
4 - Cuidado com redes sociais
“Se você está no LinkedIn, que é uma plataforma exclusiva para abordar assuntos do mercado de trabalho, é importante manter uma imagem profissional, suas publicações devem ser voltadas para área que você está inserida”, aconselha a psicóloga.
O seu perfil nesse tipo de plataforma, além de ser o seu currículo, é como uma vitrine dos seus feitos e da sua visão do mercado, o que pode ser um chamariz para recrutadores.
Além do LinkedIn, Maria Fernanda atenta também para as outras redes sociais, pois elas podem ser monitoradas durante processos seletivos. Nesse caso, se você não quiser se expor, a indicação é “fechar” essas redes apenas para amigos próximos a fim de manter uma boa imagem.
5 - Saiba lidar com respostas negativas
Infelizmente, o “não” é algo que faz parte da vida e que, provavelmente, você ouvirá alguns (ou vários) até conquistar a sua vaga, mas desistir não pode ser uma opção quando isso acontecer.
“A gente sabe que é difícil lidar com as respostas negativas, ainda mais quando você está precisando, mas é importante saber que o não vem e que é importante continuar tentando e não diminuir as suas energias nessa missão”, destaca.
Com essas cinco dicas você está pronto para focar todas as suas energias e realizar o desejo de conseguir uma vaga de emprego. Agora, é só colocar a mão na massa e começar a sua busca!
Veja também:
►4 modelos de CURRÍCULO grátis e como preencher
_
Texto da Revista Quero Bolsa, parceira do Castro Digital.
0 comentários: