terça-feira, 2 de julho de 2019

Curso de MESTRADO on line / a distância (EaD) existe?

Os cursos a distância vêm ganhando cada vez mais espaço entre as opções escolhidas por quem deseja fazer uma pós-graduação, seja ela lato sensu ou stricto sensu. Ao contrário do que muitos pensam, como dito, também é possível realizar um mestrado ou um doutorado na modalidade Educação a Distância (EaD).


No Brasil, um mestrado a distância segue os mesmo padrões que um curso presencial: tem duração média de dois anos e oferece a titularização de mestre ao final do curso, quando a dissertação do estudante for defendida e aceita pela banca avaliadora. Além disso, existem diversas opções em diferentes áreas.


Os dois tipos de mestrados são disponíveis na modalidade EaD: tanto o profissional, quanto o acadêmico. O primeiro forma profissionais que estão focados no mercado de trabalho. Nele o aluno terá maior contato com conhecimentos teóricos e analíticos sobre determinada área do conhecimento.

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:
 Instagram    Facebook    Twitter    WhatsApp .

Leia também:
Qual a diferença entre mestrado e doutorado?
Como é fazer uma pós-graduação EaD?


O mestrado acadêmico é mais voltado para quem deseja ampliar o conhecimento a respeito de uma área ou assunto visto durante a graduação. É indicado para quem gosta de fazer pesquisas e, principalmente, para aqueles que querem ser professores no futuro.

Essas opções de mestrado são oferecidas tanto por instituições de ensino privadas, quanto públicas, porém, devem obedecer a algumas exigências mínimas para funcionarem.

Como iniciar o mestrado online

A forma de ingresso em um mestrado EaD segue as mesmas regras que o curso presencial. É necessário possuir um diploma de graduação e passar pelo processo de seleção que, dependendo da instituição, poderá ter análise do currículo, entrevista com avaliadores, ter um projeto de pesquisa e, em alguns casos, realizar prova contendo questões sobre a área e em um idioma estrangeiro e/ou outras etapas. Consulte no final da matéria o link para a lista de mestrados e doutorados regulamentados no Brasil.

ATENÇÃO: instituições estrangeiras não podem ofertar cursos de mestrados e doutorados no Brasil. Mas você pode fazer um mestrado ou doutorado no exterior, no entanto, terá que revalidar o diploma no Brasil para usar no território nacional.

Funcionamento do curso de mestrado a distância

O órgão que regula e avalia os cursos de pós-graduações stricto sensu (mestrados na categoria profissional ou acadêmica e doutorados) no Brasil é a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), uma fundação ligada ao Ministério da Educação (MEC). A CAPES publicou no Diário Oficial da União (26/04/19), a Portaria nº 90 com o objetivo de regulamentar o funcionamento desses cursos na modalidade EaD.

Entre todas as disposições, ficou definido que:

• Os programas de pós-graduação stricto sensu devem ser avaliados previamente pela Capes para que sejam oferecidos;

• Mesmo frequentando um curso a distância, o aluno que realizar essas pós-graduações stricto sensu receberão o título de doutor ou mestre (dependendo da modalidade escolhida), o qual possui reconhecimento em todo o território brasileiro;

• Mesmo sendo um curso a distância, devem ser realizados de forma presencial: estágios obrigatórios, seminários integrativos, práticas profissionais e avaliações, além de pesquisas de campo, quando se aplicar, e quando houver atividades laboratoriais;

• As atividades presenciais previstas no projeto dos cursos poderão ser realizadas na sede da(s) instituição(ões), em ambiente profissional ou em polos de educação a distância, que deverão ser regularmente constituídos e deverão acompanhar a proposta atendendo aos requisitos da organização da pesquisa adotada pela instituição.

Leia também:
Como é fazer um mestrado?
É possível fazer doutorado sem cursar o mestrado antes?


Embora já existam programas de mestrados a distância, ou os chamados semipresenciais ou modulares, a oferta nessa modalidade ainda é bastante escassa. Com a publicação dessa portaria regulamentadora, nos próximos anos deverão surgir muitos mais ofertas de mestrados e doutorados a distância em instituições públicas e particulares.

Quer fazer um mestrado?

Encarar a área acadêmica ou mesmo trabalhar como professor são opções desejadas por muitas pessoas no Brasil. Por isso, fazer um mestrado é uma ótima opção. E nada melhor do que encontrar um lugar onde você pode pesquisar pelas melhores instituições, ver a avaliação e todas as informações. Na Plataforma Sucupira você pode consultar a lista de cursos de mestrados e doutorados Recomendados/Reconhecidos pela CAPES, no sistema é possível ►Consultar lista de cursos por Área de Avaliação OU ►Consultar lista de cursos por Nota OU ►Consultar lista de cursos por Região OU ►acesse a lista específica de Mestrados a distância (ou semipresencial ou modular) reconhecidos pela CAPES. Acesse, escolha o mestrado ou doutorado que deseja ingressar, e acompanhe o site específico do curso para verificar os processos seletivos. Você também pode PESQUISAR BOLSAS DE MESTRADO NO QUERO BOLSA (clique para pesquisar).

_
Texto da Revista Quero Bolsa, parceira do Castro Digital.

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade ou com informação repetida que já consta na postagem.

2 comentários:

  1. O conteúdo da reportagem e bem interessante, mas no entanto esqueceu de falar o mais importante. Onde se encontram esses msc e doc a distancia? Cadê uma lista de instituições e cursos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na matéria consta os links para os programas recomendados pela CAPES.

      Excluir