sábado, 29 de junho de 2019

DIFERENÇA entre Publicidade e Propaganda x Marketing

Você sabe qual é a diferença entre Publicidade e Propaganda e Marketing? Muitas pessoas não conseguem diferenciar, mas é importante ter esse conhecimento na hora de escolher uma profissão. Apesar de trabalharem com coisas em comum e estarem sempre se relacionando uma com a outra, há distinções entre as atuações e as duas graduações.


Antes de escolher qual caminho seguir, é importante entender melhor sobre cada um dos cursos e o exercício dos profissionais no mercado de trabalho. Para ajudar os estudantes a tomarem essa decisão, a Revista Quero Bolsa conversou com professores da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), que esclarecem as características dessas profissões e cursos, muito visados por quem busca ingressar em uma faculdade.


Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:
 Instagram    Facebook    Twitter    WhatsApp .

O que é Publicidade e Propaganda?

Para começar a entender o que é Publicidade e Propaganda, é interessante entender as diferenças entre o conceito de publicidade e o de propaganda. Por mais que não possa parecer, essas palavras não são sinônimos e têm significados distintos.

O conceito de publicidade remete à atividade da comunicação para anunciar produtos e serviços. O objetivo da publicidade é levar o que a empresa oferece até o consumidor e tornar isso visível e atrair mais atenção para o produto ou serviço. Já a propaganda remete à persuasão, ideia e influência. Ela procura influenciar e fazer parte da escolha do público pela marca.

O profissional formado em Publicidade e Propaganda se especializa na elaboração, planejamento e produção de campanhas e peças publicitárias, que buscam valorizar e propagar a identidade da empresa.

"[O curso] tende ampliar conhecimentos em comunicação, promoção, relacionamento e, atualmente, com mais importância para plataformas de conteúdos e novas mídias, além do rico ecossistema digital, que trouxe questões como engajamento, mensurações e resultados para o cotidiano da prática publicitária", afirma Roberta Cesarino Iahn, professora de Publicidade e Propaganda da ESPM.

A graduação possibilita ao estudante desenvolver caminhos para a comunicação e relacionamento com públicos de interesse, utilizando dos princípios do marketing para atingir esse alvo.

Veja a lista de faculdades com cursos de Publicidade e Propaganda

O que é Marketing?

Segundo a American Marketing Association (AMA), o Marketing é a atividade de criar, comunicar e entregar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade no geral. A graduação de Marketing forma profissionais capacitados na gestão de uma marca relacionada a um produto ou a um serviço.

O estudante irá focar os estudos, entre outros conteúdos, no Marketing Mix, que incluem os "4 Ps do Marketing": "produto", "preço", "praça" e "promoção". Cada um dos pilares busca posicionar a marca de uma empresa no mercado.

"A graduação de Marketing torna o estudante mais especialista na gestão de um negócio, de uma marca, seja ela direcionada a produto ou serviço, compreendendo com profundidade o ambiente socioeconômico e seus impactos", explica Roberta.

Os profissionais são responsáveis por pesquisas de perfis e hábitos dos consumidores para localizar um público alvo, por traçar estratégias de distribuição do produto e canais de venda, por logísticas e questões comerciais e, ainda, pela comunicação.

"É uma área que tem conexão com diversas áreas da empresa, garantindo a seus profissionais uma excelente visão da empresa como um todo, seus processos, seus departamentos e suas relações de interdependência", explica Cristiano Amaral, também professor da ESPM.

Veja a lista de faculdades com cursos de Marketing

Diferenças de perfil do profissional

As pessoas costumam associar os profissionais do Marketing a um perfil mais analítico, enquanto os publicitários tendem a ser considerados mais criativos. Mas, segundo Roberta, essas associações são ultrapassadas e não condizem com o mercado de trabalho atual.

"Talvez ajudem um garoto definir, aos 17 anos, o que seria mais interessante para ele aprender e estudar. Mas, na prática, quem é o profissional que sobreviverá sem analisar dados e sem criar soluções criativas para qualquer negócio?", questiona a professora.

A formação pode interferir no papel de cada profissional dentro de uma empresa. Mas tanto Publicidade e Propaganda como Marketing possibilitam uma atuação em atividades semelhantes. "São áreas inter-relacionadas, que se alimentam uma da outra", define Roberta.

"O consumidor, a sociedade, as pessoas estão mais exigentes e incrédulas. Ao mesmo tempo, sempre ávidas por novidades e soluções. Tanto o profissional de Marketing frente a gestão do negócio como o da comunicação como estrategista de relacionamentos terão de compreender os novos espaços, experiências e necessidades de consumo que trarão sempre as perspectivas e tendências para o futuro."
_
Texto da Revista Quero Bolsa, parceira do Castro Digital.

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade ou com informação repetida que já consta na postagem.

0 comentários: