sexta-feira, 17 de maio de 2019

8 temas possíveis da redação do ENEM 2019

O tema da redação do ENEM 2019 é uma das informações mais preciosas que todo candidato deseja saber antecipadamente. Dentre os receios da maior parte dos candidatos é não saber argumentar sobre o tema e, muito menos, propor uma solução ao problema apresentado. A professora de Redação do Cursinho da Poli de São José dos Campos, Miriele Amorim, explica que “historicamente, o Enem aborda temas que, de alguma forma, influenciam a sociedade, principalmente, problemas de sociais e de críticas à sociedade”.



Então, não teremos como tema um assunto totalmente desconhecido. Sempre serão problemas que afetam a sociedade em geral e que, bem provavelmente, você mesmo enfrenta ou conhece alguém que é afetado. O Enem também não costuma abordar temas muito polêmicos ou recentes, cuja a discussão ainda esteja em curso, como, por exemplo, Reforma da Previdência ou legalização da maconha.

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:
 Instagram    Facebook    Twitter    WhatsApp .

Isso não significa que você não deva ficar por dentro desses assuntos e outros que estão frequentemente nos noticiários. “Não são temas que o Enem tratará agora em sua redação, mas ainda assim, são temas importantes e necessários à discussão”, enfatiza Miriele.

Leia também: Guia definitivo para fazer uma Redação do Enem nota 1000
+ Redação: quais termos não usar na redação do Enem

Temas para redação do Enem 2019

A professora Miriele listou 8 possíveis temas de redação para o Enem 2019! Confira a lista:

1. Como melhorar a questão da mobilidade urbana no Brasil

Dentro desse tema, vale estudar as políticas públicas de deslocamento e a falta de investimento no transporte público e nos alternativos, que contribui ainda mais para problemas como o congestionamento. “A capital São Paulo, por exemplo, sofre constantemente com trânsitos quilométricos e que, mesmo tendo alternativas para aliviar o tráfego – como metrôs e rodízios de carro –, ainda está longe de chegar a um nível satisfatório de mobilidade urbana”, completa Miriele.

2. O combate às epidemias no Brasil

Hoje, o índice de epidemias e número de mortes relacionadas a elas ainda cresce, como no caso da dengue e da sífilis e de outras doenças que já haviam sido erradicadas, como o sarampo. É importante ficar atualizado sobre o problema e pesquisar políticas de prevenção.

3. O que fazer para aumentar a expectativa de vida entre os brasileiros?

A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado no últimos anos pela melhora na qualidade de vida e bem-estar da população. É interessante entender os fatores que levam a esse aumento e como continuar o crescimento.

4. A evasão escolar em questão no Brasil

O Censo Escolar, divulgado em 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que ainda há 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. Essa evasão pode estar associada a falta de escolas, bullying, falta de condições econômicas dos alunos, dentre outros.

5. Como combater o bullying nas escolas do Brasil?

O bullying ainda é muito recorrente nas escolas brasileiras e afeta principalmente os adolescentes. É caracterizado pela violência física, verbal e psicológica, e ainda pode ocorrer pelas redes sociais, o chamado cyberbullying.

6. O combate à depressão na sociedade brasileira

Com o número de casos de suicídio cada vez mais alarmantes, tornar-se necessário pensar em políticas públicas para combater a depressão. “No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, em 2016 ocorreu 1 caso a cada 46 minutos”, lamenta a professora.

7. A importância da preservação do meio ambiente

Esse tema é uma pauta verde que sempre está em discussão. Vale se inteirar de programas de preservação, legislações e conferências ambientais, como Conferência de Estocolmo, Protocolo de Kyoto, Rio+20 e Agenda 21.

8. O perigo da escassez da água no Brasil

Outra pauta verde é a questão da crise hídrica no Brasil. É importante você entender as causas e consequências dessa crise e pesquisar as políticas que já estão em prática para resolver o problema e as possíveis soluções futuras.

Extra: Os temas previstos para o Enem de 2018 ainda estão atuais e podem ser tema na redação de 2019. Para conhecer esses temas, leia a matéria "5 possíveis temas de Redação do Enem 2018".

Mantenha-se atualizado e preparado

A dica da professora Miriele é se manter informado, por meio dos noticiários e mídias sociais, ler bastante e assistir filmes para aumentar o repertório cultural. “Também é imprescindível ler notícias de mais de uma fonte, para não ter apenas uma visão sobre o assunto e evitar as terríveis Fake News”, conclui.

Para se garantir ainda mais, faça também redações sobre esses temas, assim você treina sua argumentação e pensa previamente em possíveis soluções.


Manual do Enem

Quer aprender sobre Redação e Português para o Enem de graça e sem sair de casa? Acesse a plataforma Manual do Enem! Lá você encontra os conteúdos mais importantes dessas e de outras matérias e exercícios para treinar. É só clicar aqui e bons estudos! ;)
_
Texto da Revista Quero Bolsa, parceira do Castro Digital.

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade ou com informação repetida que já consta na postagem.

0 comentários: