terça-feira, 14 de maio de 2019

6 cursos tecnólogos mais procurados em 2019

O curso tecnólogo é uma modalidade do ensino superior que forma profissionais capacitados para atuar em áreas específicas e para um ingresso mais rápido no mercado de trabalho. O curso do tipo tecnólogo é também chamado de curso superior de tecnologia e não deve ser confundido com curso técnico (nível médio), pois cursos tecnólogos também são graduação (curso superior).



Voltado para o público que tenha concluído o ensino médio, o curso tecnólogo diferencia-se das demais graduações por sua duração média de dois a três anos, e pelo preço das mensalidades, aproximadamente 40% mais baixas do que as mensalidades dos cursos nas modalidades bacharelado e licenciatura, de acordo com dados do Quero Bolsa.

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:
 Instagram    Facebook    Twitter    WhatsApp .

Veja também:
Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?


O Censo de Educação Superior de 2017, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira (Inep), apontou que o número de matriculados em cursos tecnológicos aumentou 119% entre os anos de 2007 e 2017. Pensando nisso, a Revista QB reuniu os cursos tecnológicos mais procurados em 2019.

Veja a seguir quais são os 6 cursos tecnólogos mais procurados em 2019 no sistema do Quero Bolsa:

1. Gestão de Recursos Humanos

O curso mais buscado na plataforma foi Gestão de Recursos Humanos, que registrou 18% da procura total por tecnólogos.

Com duração média de dois anos, a grade curricular do curso é voltada para questões trabalhistas como legislação trabalhista, saúde e segurança no trabalho e negociação de conflitos. Além disso, temas como contabilidade também fazem parte do conteúdo.

Veja também:
Veja o salário médio de um tecnólogo em Recursos Humanos


O tecnólogo dessa área atua com a gestão de pessoas em empresas e instituições. Dentre suas funções, incluem-se o gerenciamento de planos de carreira, planos de recrutamento, execução da política salarial e a qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho.

2. Logística

Com uma porcentagem de buscas de aproximadamente 8% dos cursos tecnológicos, o curso de Logística capacita profissionais para gerenciar sistemas de compras de suprimentos, armazenamento e transporte, com segurança, economia e rapidez.

Veja também:
Comércio Exterior ou Logística?


O curso possui duração média de dois anos e o conteúdo aborda logística de transporte, planejamento de estoques, análise de custos e sistemas de qualidade.

3. Análise e desenvolvimento de sistemas

O curso obteve aproximadamente 7,3% das buscas por tecnológicos e forma profissionais responsáveis por analisar, desenvolver, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação.

Veja também:
Qual estado tem o melhor salário para Analistas de Desenvolvimento de Sistemas?


A grade curricular, distribuída em aulas teóricas e práticas, inclui conteúdos de Ciências Exatas, como cálculos, banco de dados e engenharia de software.

Além disso, redes de computadores, comércio eletrônico e programação de sistemas também são estudados ao longo do curso, que possui duração de até três anos.

4. Estética e cosmética

A busca pelo curso de Estética e cosmética corresponde a 7,2% dos tecnológicos. Com duração média de dois anos, o curso forma tecnólogos capazes de prestar serviços associados à saúde e ao bem-estar como aplicação de produtos cosméticos e técnicas esteticistas.

Para isso, conteúdos como anatomia e química são estudados ao longo do curso e disciplinas mais específicas, como cosmetologia, massoterapia e eletroterapia. Além disso, conceitos sobre empreendedorismo também são vistos.

5. Marketing

Com 5,4% do total de buscas por cursos tecnológicos e duração média de dois anos, o curso de Marketing forma profissionais habilitados para atuar de forma estratégica na área de vendas.

Veja também:
Publicidade e Propaganda x Marketing: entenda a diferença dos cursos


O conteúdo do curso inclui comportamento do consumidor, branding e pesquisa de mercado. Alguns cursos trabalham conteúdos mais específicos como marketing digital ou varejo.

6. Gestão Financeira

O curso de Gestão Financeira contou com 5% das buscas por cursos tecnológicos. Como o próprio nome já diz, o tecnólogo dessa área é responsável por cuidar das finanças de uma organização.

Com duração média de dois anos, o conteúdo do curso é composto por disciplinas que envolvem cálculos como contabilidade, estatística e matemática financeira. Também fazem parte da grade curricular aulas de direito empresarial, legislação tributária e comportamento organizacional.

Veja também:
Vale a pena ser tecnólogo?
Salário médio tecnólogo: Confira o salário médio de 5 cursos tecnológicos
Quem faz tecnólogo pode prestar concurso público para nível superior?

_
Texto da Revista Quero Bolsa, parceira do Castro Digital.

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade ou com informação repetida que já consta na postagem.

0 comentários: