Pedido de isenção da taxa do PAES 2020 – Vestibular UEMA e UEMASUL e demais processos seletivos para cursos superiores a serem realizados referentes ao ano de 2020

Compartilhe esta postagem:

Edital com as normas para o pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular PAES 2020 – Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) e da UEMASUL (Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão). O pedido é válido não somente para o PAES, mas para qualquer outro processo vestibular da UEMA e UEMASUL a ser realizado referente ao ano 2020. Continue lendo mais abaixo para saber todos os detalhes e procedimentos de como pedir a isenção.

O pedido de isenção deve ser feito no período a partir das 10hs do dia 06 de maio até 23:59hs do dia 31 de maio de 2019, somente pela internet, no link mais abaixo. Todo o processo deve ser feito via internet, não é necessário entregar cópias de documentos, pois os documentos originais devem ser enviados de forma escaneada (formato PDF ou JPG ou PNG) no ato do preenchimento da ficha on line. Quem não tem scanner ou impressora multifuncional para escanear, pode usar um aplicativo de celular, como o CamScanner, por exemplo, ou outro semelhante, ou simplesmente tirar fotos nítidas dos documentos.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

QUEM PODE PEDIR ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO PAES 2020

Pode pedir a isenção da taxa de inscrição do PAES 2020 quem se enquadra numa das seguintes situações:

• Ter sido aluno de escola pública no Estado do Maranhão nos últimos 5 anos (isso inclui todo ensino médio e as duas últimas séries do ensino fundamental).

OU

• Ser declaradamente pobre com renda mensal familiar igual ou inferior a dois salários mínimos OU ter conta de energia elétrica da residência familiar, referente ao mês de janeiro ou fevereiro ou março de 2019, indicando consumo médio mensal igual ou inferior a 100 kw/h.

OU

• Ser funcionário da UEMA ou UEMASUL ou seu dependente legal.

ATENÇÃO: QUEM GANHOU ISENÇÃO NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS DEVE VALIDAR SEUS DADOS PARA MANTER A ISENÇÃO

Está dispensado de pedir a isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato que tiver sido dispensado dessa taxa nos últimos cinco anos, desde que tenha sido mantidos os requisitos que geraram a isenção. No entanto, para manter a isenção, o candidato deve acessar o formulário do pedido de isenção (link abaixo) e confirmar seus dados para validar sua isenção.

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:

&nbspInstagram
&nbsp
&nbspFacebook
&nbsp
&nbspTwitter
&nbsp
&nbspWhatsApp .

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA PEDIR ISENÇÃO DA TAXA DO PAES 2020

O candidato deve anexar os documentos de acordo com uma das situações descritas abaixo (DICA: para quem ainda está cursando o 3º ano em 2019, nos casos em que o sistema exigir certificado e/ou histórico do ensino médio, o candidato deve anexar a declaração).

• Candidatos oriundos da rede pública do Maranhão nos últimos 5 anos:

– Certificado de conclusão do Ensino Médio acompanhada do respectivo histórico escolar ou, caso esteja cursando o 3º ano em 2019, pode apresentar original de declaração expedida pela direção da respectiva escola que o aluno estuda ou concluiu seu curso.

– Por se tratar dos últimos 5 anos, o aluno deve apresentar também documento do ensino fundamental em escola pública (histórico).

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

• Candidatos declaradamente pobres:

– Comprovante(s) de renda familiar referente ao mês de janeiro ou fevereiro ou março de 2019;

– OU conta de energia elétrica da residência familiar, referente ao mês de janeiro ou fevereiro ou março de 2019, que comprove o consumo médio mensal igual ou inferior a 100 kw/h;

– OU ainda pode apresentar declaração do próprio requerente que possui renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos, firmada sob a advertência das penalidades decorrentes de falsa declaração;

– Deve apresentar também Certificado de conclusão do ensino médio ou original de declaração (expedida pelo diretor da escola) que já concluiu o ensino médio ou que esteja concluindo esse nível de ensino no ano de 2019.

• Candidatos funcionários ou dependentes de funcionários da UEMA ou UEMASUL:

– Contracheque da UEMA ou UEMASUL referente ao mês de janeiro ou fevereiro ou março de 2019;

– OU Comprovante de dependência (RG, termo de guarda ou cópia da Declaração do Imposto de Renda ano base 2018);

– Deve apresentar também Certificado de conclusão do ensino médio ou original de declaração (expedida com prazo máximo de 30 dias anterior à apresentação da documentação) que já concluiu o Ensino Médio ou que esteja concluindo esse nível de ensino no ano de 2019.

APOSTILA específica para Vestibular e ENEM

ATENÇÃO, LEIA, é importante:

• Se inscrever para pedir a isenção da taxa de inscrição não significa que você está inscrito no vestibular PAES 2020 e nem em nenhum outro vestibular da UEMA ou UEMASUL. Posteriormente, será publicado aqui no Portal Castro Digital, uma matéria com o edital para o vestibular da UEMA e UEMASUL – PAES 2020 – com data de inscrição, lista de cursos e número de vagas; quando edital for publicado, o candidato isento ou não, deve fazer a sua inscrição de acordo com as instruções e regras do mesmo; todas as informações constarão na referida matéria.

• Muita atenção ao preencher a ficha on line do pedido de isenção, posteriormente não será possível alterar nenhum dado e nem reenviar documentos. E mais: antes do preenchimento, leia todo o edital disponibilizado no link mais abaixo.

• A lista das pessoas que ganharem a isenção da taxa de inscrição do PAES 2020 está prevista para ser publicada dia 27 de junho de 2019 (sem hora exata, podendo atrasar para data futura indeterminada) aqui no Portal Castro Digital.

• Quem não ganhar a isenção, poderá se inscrever normalmente no PAES 2020 pagando a taxa de inscrição que, no ano anterior foi de R$ 85,00 e neste ano poderá ser aumentada ou o mesmo valor, que será conhecido somente quando edital for publicado.

LINKS e ARQUIVOS para ACESSO dos CANDIDATOS

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Clique aqui para preencher a SOLICITAÇÃO on line do pedido de isenção da taxa do vestibular PAES 2020 – você será redirecionado para o sistema da UEMA

EDITAL com as regras para pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular PAES 2020 e demais vestibulares – PDF

Obras literárias para o PAES 2020

Calendário do PAES 2020 – datas de todas as etapas

Quer saber como são as provas do vestibular da UEMA

Clique e faça DOWNLOAD das provas objetivas com gabarito e discursivas de anos anteriores do PAES

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!