terça-feira, 23 de abril de 2019

Incêndio na Catedral de Notre-Dame pode cair no ENEM e outros vestibulares

O incêndio na Catedral de Notre-Dame pode cair no ENEM. Como? De que forma? O incêndio aconteceu no dia 15 de abril de 2019 e destruiu parte da Catedral que estava em reforma. Segundo a polícia, o fogo pode ter iniciado acidentalmente. A igreja começou a ser construída em 1163 e seus mais de 800 anos de história também contam a história da França.


Essa tragédia da atualidade traz à tona muita história e vários outros temas que podem cair no Enem e em outros vestibulares. Veja as considerações da professora, jornalista e youtuber Tatiana Rezende, a Tat, do canal de história Historizando.

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:
 Instagram    Facebook    Twitter    WhatsApp .

"O incêndio pode ser abordado de várias maneiras. O Enem é uma prova que trabalha muito bem a contextualização, sempre colocando um texto com referências para que o aluno se localize no tempo e espaço e entenda o que a prova pede", afirma Tat.

História de 800 anos

Em oito séculos, muita coisa aconteceu no monumento que bem antes deu lugar a um templo pagão e uma igreja romana. A catedral foi palco das coroações do Rei Henrique VI, do Imperador Napoleão Bonaparte e da beatificação de Joana D’Arc, padroeira da França.

Em 1789, em plena Revolução Francesa, os seguidores do Iluminismo e adeptos ao anticlericalismo transformaram a catedral em Templo da Razão e destruíram muitos dos símbolos religiosos.


Uma das várias reconstruções aconteceu em 1852, quando o prefeito Barão de Haussmann reformou a cidade inteira, a transformando na Paris que vemos hoje. Mais destruições e reconstruções aconteceram após a Primeira e Segunda Guerras Mundiais.

A catedral ainda foi retratada no famoso romance “O Corcunda de Notre-Dame”, publicado em 1831 pelo escritor francês Victor Hugo. A obra foi escrita como forma de conscientizar sobre a necessidade de se conservar a igreja.

Como pode cair na prova

A professora Tat elencou alguns conteúdos relacionados à Catedral que podem ser cobrados no Enem e outros vestibulares.

• Patrimônio histórico-cultural
• Estilos arquitetônicos, já que o monumento tem estilo gótico
Idade média, período em que a catedral foi construída

A importância do patrimônio histórico-cultural

A catedral é uma das mais antigas do país e considerada patrimônio da humanidade. Os patrimônios históricos e sua preservação são importantes não só para a história, mas para a nação. “Reconhecer e entender a história do próprio país nos faz compreender os dias de hoje e até mesmo tomar atitudes sobre problemáticas que o país vive historicamente”, explica Tat.

A preservação de construções como essa mantém vivas as memórias, histórias, cultura e identidade de um povo. Além de servir de fonte para historiadores, antropólogos e arqueólogos. “Através do patrimônio histórico podemos conhecer a arte, a história, as tradições, a cultura e os os costumes de uma sociedade”, complementa a professora.

Assunto recorrente no Enem

Num levantamento feito pelo Sistema Ari de Sá (SAS), o tema “patrimônio histórico-cultural e memória” esteve presente em 6,1% das provas entre 2009 e 2017. A professora Tat aposta em questões sobre a preservação do patrimônio e sua importância.

“A prova também pode fazer comparações ou associações, como por exemplo, com o incêndio que aconteceu no Museu Nacional do Rio de Janeiro em setembro do ano passado”, alerta Tat. Nossa tragédia nacional ainda aflora outras questões como o descaso do poder público com a preservação de patrimônios e da memória nacional.

Dica da Tat do Historizando

“A dica inicial é não pirar!”, avisa a professora. Nem todos eventos da atualidade podem cair no Enem. “A prova não necessariamente acompanha a todas as questões do noticiário, até mesmo porque, o Enem fica pronto antes do meio do ano”, explica. Mas, é importante sempre ficar atento a temas recorrentes na mídia.

Manual do Enem

Quer estudar para o Enem e outros vestibulares sem sair de casa e de graça? Então acessa a plataforma Manual do Enem! Lá temos os conteúdos mais cobrados nos vestibulares, de todas as disciplinas e com vários exercícios.
_
Texto da Revista Quero Bolsa, parceira do Castro Digital. Foto: Lorabarra/Fotolia.

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade ou com informação repetida que já consta na postagem.

0 comentários: