sábado, 23 de fevereiro de 2019

Qual é a diferença entre Engenharia de Computação e Ciência da Computação?

Os nomes parecidos e o fato de ambos os cursos pertencerem ao ramo de informática pode fazer com que muitas pessoas pensem se tratar da mesma formação. Para sanar essa dúvida de uma vez por todas, reunimos informações com as características e áreas de atuação dos cursos de Engenharia de Computação e Ciência da Computação.


Ciência da Computação

O curso forma profissionais qualificados para identificar as necessidades de seus usuários e desenvolver softwares desde o projeto até sua implantação. Além disso, estudos sobre as linguagens de programação e banco de dados também fazem parte do conteúdo programático. Os interessados no curso, com duração média de quatro anos, devem ter uma boa base matemática e um raciocínio lógico desenvolvido.

►Leia mais:
Por que cursar Ciência da Computação?


Após a conclusão do curso, o cientista da computação pode realizar desde tarefas simples, como a criação de ferramentas em computadores pessoais até sistemas complexos em redes corporativas. Também é possível atuar como desenvolvedor, programador, analista de TI, arquiteto de softwares, gerente de TI ou pesquisador em instituições públicas ou privadas. O salário médio de um cientista da computação é R$2.828, 71.

Encontrar bolsas de estudo

Engenharia de Computação

O curso possui enfoque no planejamento e desenvolvimento de hardwares e softwares.Portanto, os estudos envolvem a montagem de projetos, a produção de peças e componentes para máquinas ou equipamentos industriais, a criação de protótipos e projeção de aplicativos em linguagem de baixo, médio e alto nível. O curso possui duração média de cinco anos.

O profissional do setor da Engenharia da Computação pode atuar com a criação e gerenciamento de sistemas em grandes empresas, em organizações que necessitem de instalação, operação e manutenção de redes de computadores e transmissão de dados. Além disso, o engenheiro da computação pode lecionar em universidades e desenvolver pesquisas, elaborar documentação, fornecer suporte técnico e organizar treinamentos a usuários. O salário médio de um engenheiro da computação no Brasil é R$6.429, 29.

Agora que você já sabe as diferenças entre os dois cursos, você pode fazer sua escolha e conseguir descontos de até 70% de desconto no Quero Bolsa.

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade ou com informação repetida que já consta na postagem.

Um comentário:

  1. Acho que a diferença salarial não é real. Em relação aos cientista da computação eles também podem lecionar em universidades atuar como pesquisador, dar treinamento e etc. E um ponto interessante é que o maior número de vagas na área de TI pode ser ocupado por qualquer profissional das duas áreas.

    ResponderExcluir