segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

7 formas de aprender Matemática de maneira mais eficiente

A matemática muitas vezes é tratada como vilã, tudo que se correlaciona com essa disciplina, independentemente do lugar, já transmite medo, e isso é ruim para todo o processo de desenvolvimento matemático da sociedade. E desfazer esse medo historicamente construído é um processo difícil, porém, possível. Entrando na premissa de que o indivíduo constrói a sociedade e a sociedade faz o indivíduo concomitantemente, é possível observar que é necessário buscar caminhos para que os indivíduos se desenvolvam o máximo possível nessa área, fazendo que outras gerações e outros indivíduos possam também se desenvolver. É com essa intenção que apresentarei aqui sete formas de melhorar seus conhecimentos nessa área.



1. Faça exercícios diariamente!

Matemática não é decoreba, matemática é raciocínio, é prática, Imagine a matemática como uma corrida, se você tentar correr 10 quilômetros e tiver acostumado apenas com um quilômetro, você não irá conseguir. Pratique essa área do conhecimento com pelo menos 10 questões por dia. É como dizia Barão de Montesquieu: “Só se conhece o que se pratica”.

2. Cuidado com os “platôs”!

Quando fazemos alguma coisa por determinado período de tempo a tendência é diminuirmos ou voltarmos a inércia completamente o nosso avanço e muitos acabam desistindo por aí, não é por que não se tem os esparados avanços positivos e rápidos que devemos desistir dela, depois de um bom período com um “platô” existe um aumento gradativo do nosso progresso.


3. Use o WhatsApp!

Muitos dizem que esse é o vilão de todo estudante, que se você quiser aprender coisas novas e melhorar seu estudo é necessário cortar o APP de sua vida, mas não! Você não precisa desinstalar ele do seu celular. Crie um grupo de estudos e de resoluções de problemas, envie no grupo questões que não esteja conseguindo resolver sozinho e discuta com seus colegas e professores que estejam lá.

4. Use o YouTube!

Existem várias formas de aprender algo novo. Alguns aprendem melhor com áudios, outros com textos e outros com imagens. Os vídeos, portanto, podem ser considerados a junção desses três. A facilidade que temos de aprender algo utilizando vídeos é incontestável. Por isso, aproveite essa plataforma o máximo que puder. Existem vários canais que podem ti ajudar muito, como por exemplo: Exatas Exatas, Me Salva, Ferreto Matemática, Matemática Rio, Portal da Obmep, Marcos Aba e Etc.

5. Risque sua parede!

Nossa mente funciona usando dois tipos de memória: curto prazo e longo prazo, a de curto prazo armazena as coisas que nosso subconsciente acha fútil enquanto a de longo prazo armazena somente as necessárias para o nosso subconsciente. Infelizmente, não podemos controlar diretamente nosso subconsciente para fazer ele armazenar determinado conteúdo, então é interessante achar uma forma de burlar o sistema. Toda vez que vemos algo que vimos há um tempo o cérebro se força a buscar os dados e isso aciona um grau de importância naquilo. Depois que revemos a coisa muitas vezes acabamos por fixar aquilo na memória de longo prazo, então minha dica é: Risque sua parede! Coloque fórmulas da área que você está estudando e tente desenvolvê-las nas questões dez questões que mencionei antes, pois não adianta lembrar da fórmula e não saber desenvolver.

6. Beba café!

Chega um momento em que não temos mais energia pra absolutamente nada, muito provavelmente por que ficamos a noite inteira acordados vendo status no Whatsapp ou no Instagram, madrugando assistindo séries na Netflix ou debatendo sobre política no Facebook e por isso é interessante beber um pouquinho de café, não exagere, pois em exagero pode trazer dependência.

7. Ensine!

Ensinar força seu cérebro a aprender um conteúdo e ver todas as variáveis relacionadas a esse conteúdo, o que facilita a sua aprendizagem. Se você tiver vergonha de ficar na frente de uns 5 colegas ensinando algo, tente sozinho, vá pra frente do espelho e comece a explicar o conteúdo. É como dizia Albert Einstein: “Se você não consegue explicar algo de modo simples é porque não entendeu bem a coisa”.
___________________________
Elaborado por Napoleão de Sousa Carvalho Junior, acadêmico de Matemática (IFMA) e Sistemas da Informação (Estácio).
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: