Lista de concursos previstos para 2019 no Maranhão

Compartilhe esta postagem:

Confira a lista de concursos e/ou seletivos previstos para 2019 no Maranhão segundo a previsão de criação e provimento de cargos e empregos que consta no Projeto de Lei Orçamentária Anual 2019 (PLOA 2019), elaborado pelo Governo do Estado do Maranhão a ser submetido para votação e aprovação pela Assembleia Legislativa do Maranhão. Atualização: o orçamento foi votado e aprovado pela Assembleia em 12 de dezembro de 2018.

O PLOA 2019 prevê os gastos com as novas admissões de funcionários, que podem ser feitas através de concurso público e/ou seletivo para contrato temporário. O PLOA não deixa claro qual das duas formas de admissão será usada, podendo ser qualquer uma das duas, porém geralmente predomina a realização de concurso público, pois este requer um gasto vitalício, o que deve ser claramente previsto na Lei Orçamentária. O PLOA também não especifica nomes dos cargos, apenas quantidade de vagas gerais (alguns concurso abaixo que são citados os cargos tratam se de estimativa baseada nos concursos já realizados no passado).

Materiais de estudo para concursos em geral:

Língua Portuguesa

Informática básica

APOSTILA única de Português, Matemática, Informática e Raciocínio Lógico

LISTA DE CONCURSO PREVISTOS PARA 2019 NO MARANHÃO

►Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Estado do Maranhão (PROCON/MA): 10 vagas

►Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômico e Cartográfico (IMESC): 10 vagas

►Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA): 20 vagas

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

►Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP): 120 vagas (Cargo estimado: Agente Penitenciário com formação de nível superior em qualquer área)

►Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (SEGEP): 42 vagas

►Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN): 30 vagas

►Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED): 100 vagas

►Corpo de Bombeiros Militar (CBM/MA): 100 vagas (Cargo estimado: Soldados Bombeiros com escolaridade de ensino médio e carteira nacional de habilitação categoria AB) – Veja como se preparar para este concurso.

►Fundação da Criança e do Adolescente do Estado do Maranhão (FUNAC): 150 vagas (Cargos estimados: Monitor – nível médio; Socioeducador – nível superior)

►Procuradoria Geral do Estado (PGE): 30 vagas (Cargo estimado: Procurador com formação em Direito)

►Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP): 150 vagas (Cargos estimados: Delegado com formação em Direito; Escrivão e Investigador, ambos com nível superior em qualquer área)

►Polícia Militar do Estado (PM/MA): 2000 vagas (Cargo estimado: Soldados PM com escolaridade de ensino médio)


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

QUAL A DATA EM QUE ESTES CONCURSOS SERÃO REALIZADOS NO MARANHÃO EM 2019

Não há data específica. O PLOA 2019 apenas prever os gastos com a criação de novas vagas, mas não prever nenhuma data e nem tão pouco garante que serão realizados em 2019. Isso porque a realização destes certames depende exclusivamente da vontade do Governo do Maranhão, que pode realizar em 2019, ou não. E mais: eventualmente o governo poderá realizar em 2019 concursos previstos para 2018 que não foram realizados nesse ano (Veja a lista). Deve ser considerado também que, em casos de órgãos que realizaram concursos recentes que ainda estão na validade de convocação, o orçamente pode ser prevendo a convocação de excedentes desses concursos.

OUTROS CONCURSOS

Esta matéria trata apenas dos concursos de responsabilidade do Governo do Maranhão. Eventualmente poderão ser realizados diversos outros concursos não listados aqui, a exemplo de concursos municipais de prefeituras e câmaras de vereadores, órgãos federais e concursos de tribunais federais ou estadual e estatais federais (Banco do Brasil, Caixa, etc). Acesse sempre o site ou cadastra-se abaixo para ser avisado sempre que houver novas postagens de concursos e/ou assuntos relacionados no Maranhão.

Veja também:

Lista de concursos abertos no Maranhão

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

13 Comentários

  1. Unknown disse:

    Os excedentes ainda nem foram chamados, e já vai haver outro concurso para polícia militar e polícia civil?

  2. Unknown disse:

    Pois é, twmtam não entendi…

  3. Unknown disse:

    Este comentário foi removido pelo autor.

  4. Unknown disse:

    E o concurso da Seduc ma?

  5. Unknown disse:

    E o concurso da Câmara de São Luís que era p sair até o dia 10?

  6. Thiago Henrique disse:

    Novo concurso da SEMA? O de 2016 foi prorrogado até 2020 e ainda nem chamaram os excedentes!

  7. Unknown disse:

    Muito enrolado essa armação do PLOA.

  8. Raimundo Alves disse:

    vcs saberiam informar se a previsão de 2 mil vagas para a PM é referente ao pessoal do último concurso que ainda irão chamar,ou se trata de um novo concurso que está para abrir? Por favor alguém responda.

  9. candidato excedente disse:

    Queria saber quais os municípios iram realizar concurso este ano

  10. Kleitao disse:

    seduc Ma???

  11. Unknown disse:

    tudo indica que essas vagas sao do último concurso

  12. Unknown disse:

    ESTOU ESTUDANDO MUITO PRA PM ESPERO Q ESSE CONCURSO SAI ESSE ANO.

  13. tyane lyra disse:

    Municipal para esse ano temos o de Imperatriz MA, que o prefeito já anunciou que a prova será em setembro e outubro é de triziTriz do vale o edital ira sair nesse primeiro semestre.