segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Pedido de isenção da taxa de inscrição do seletivo 2019 do IFMA para cursos técnicos com mais de 6 mil vagas em 27 cidades do Maranhão

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) começou a receber o pedido de isenção da taxa de inscrição do processo seletivo 2019 para ingresso nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, nas modalidades integrada, concomitante e subsequente. O pedido pode ser feito no período de 20 de agosto a 03 de setembro de 2018.



Estão sendo oferecidas 6.600 vagas distribuídas em 27 cidades: Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São José de Ribamar, São João dos Patos, São Luís, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

QUEM PODE PEDIR ISENÇÃO

Para pedir isenção da taxa do seletivo 2017 do IFMA, o candidato precisa está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico (Bolsa Família, PETI, etc) e for membro de família de baixa renda.


COMO PEDIR A ISENÇÃO

Para pedir a isenção, o candidato deve preencher o Formulário Eletrônico de Solicitação de Isenção disponível no link mais abaixo; caso o candidato não tenha acesso satisfatório à internet ou não saiba preencher o pedido de isenção, poderá comparecer pessoalmente num dos campi do IFMA e obter ajuda de um funcionário da instituição, nos dias úteis no horário de 08 às 12 e das 14 às 17 horas, cujos endereços estão na página 17 do edital.

DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES EXIGIDOS PARA PEDIR A ISENÇÃO

a) Número do CPF e RG do Candidato;
b) Número de Identificação Social (NIS);
c) A cidade de realização da Prova;
d) O Campus do IFMA (cidade) em que deseja realizar o curso;
e) Escolher a Forma de Educação Profissional a que vai concorrer (Integrada ou Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio);
f) Escolher o Curso a que deseja concorrer;
g) Escolher o Sistema de cotas que deseja concorrer.
ATENÇÃO: para preencher as informações solicitadas nas letras C a G acima, consulte atentamente o quadro de vagas no edital (link abaixo), para não preencher errado e ter a certeza que está escolhendo o curso desejado na cidade certa.

NÃO SEI O NÚMERO DO NIS, O QUE FAZER?

Todas as pessoas de baixa renda que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), possuem NIS. O número geralmente está impresso no cartão do benefício social que a família participa. Caso tenha dificuldade para identificar esse número, procure a Secretaria de Ação Social da sua cidade para se informar sobre seu NIS correto.

ATENÇÃO: VOCÊ REALMENTE É DE BAIXA RENDA?

Antes de fazer o pedido de isenção, certifique-se de que você realmente é de baixa renda. Posteriormente, caso seja aprovado no seletivo, a qualquer momento poderá ser solicitado que comprove as informações fornecidas no momento do preenchimento do formulário. Caso não comprove, poderá perder a vaga e sofrer as penalidades previstas na legislação por fornecer informações falsas. Veja mais abaixo que o valor da taxa de inscrição é bem pequena, se você realmente não se enquadra, não vale a pena tentar burlar o sistema. Essa recomendação também vale para quem pretende concorrer pelo sistema de cotas.

POR QUE O CURSO QUE QUERO NÃO APARECE NO SISTEMA DE INSCRIÇÃO ON LINE?

No ato da sua inscrição, o sistema vai listar para você somente os cursos disponíveis de acordo com a sua escolaridade que você informou ao preencher seus dados pessoais: quem já cursou ou está cursando o ensino fundamental, pode se inscrever somente em cursos da forma integrada; quem está cursando 1º ou 2º ano do ensino médio, pode se inscrever somente em cursos da forma concomitante; quem está cursando 3º ano ou já terminou o ensino médio, pode se inscrever somente em cursos da forma subsequente.

Por isso, veja antes a lista de cursos (link abaixo), verifique atentamente o curso desejado e sua respectiva forma.

RESULTADO DO PEDIDO DE ISENÇÃO

A relação dos candidatos que ganharem a isenção da taxa de inscrição está prevista para ser publicada em reportagem aqui no Portal Castro Digital no dia 04 de setembro de 2018 (sem hora exata).

NÃO ME ENQUADRO PARA PEDIR ISENÇÃO OU NÃO GANHEI ISENÇÃO, O QUE FAZER?

Os candidatos que não ganharem isenção, ou os que não se enquadram nas regras para pedir isenção, poderão se inscrever normalmente no seletivo, pagando a taxa de inscrição no valor de R$ 20, no período de 05 de setembro a 05 de outubro de 2017.

CONTEÚDO DA PROVA

A lista de conteúdos a serem estudados para as provas cada uma das formas de cursos, pode ser consultada a partir da página 53 do edital. Os conteúdos em si podem ser obtidos em livros de português e matemática do ensino fundamental e/ou médio e/ou nas apostilas dos links abaixo.

Apostila de MATEMÁTICA

Apostila de LÍNGUA PORTUGUESA

Livro de MATEMÁTICA com teoria e questões comentadas

LINKS PARA ACESSO DOS CANDIDATOS

Clique aqui para preencher on line o PEDIDO DE ISENÇÃO da taxa de inscrição do seletivo 2019 do IFMA Encerrado

EDITAL e LISTA DE CURSOS do seletivo 2019 do IFMA

RESULTADO do pedido de isenção da taxa

CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

22 comentários:

  1. Queria saber se caso eu passar na isenção, eu vou ter que fazer a inscrição novamente

    ResponderExcluir
  2. boa tarde

    fiz pedido de inseção mas coloquei o lugar onde fazer o curso errado tem como eu colocar em outro , e tambem coloquei meu nins pois a nathalia nao tem o que eu coloco neste qdo pois eles ezige o numero do nins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acesse o sistema novamente e tente corrigir a informação e/ou faça um novo pedido de isenção.

      Excluir
  3. Como eu faço outro pedido de isenção?, ja tentei e fala que o CPF informado ja esta cadastrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compareça pessoalmente ao IFMA e peça ajuda de um funcionário...

      Excluir
    2. Use o mesmo cadastro que já fez antes (CPF e senha já criada).

      Excluir
  4. Bom dia,gostaria de saber mais informações sobre esse concurso, caso a pessoa passe pela prova e seja classificada como faz os cursos e como funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se matricula e vai assistir as aulas, conforme a cidade e o turno do curso escolhido...

      Excluir
  5. Queria saber se posso muda o curso que escolhi para meu filho, pois ele tem interesse em outro. Mais já fiz a insencao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acesse o sistema (Use o mesmo cadastro que já fez antes (CPF e senha já criada), e tente fazer a alteração...

      Excluir
  6. Gostaria de saber se eu estando no primeiro ano e passar no IFMA irei repeti-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acesse a lista de cursos e veja as FORMAS de cursos técnicos ofertadas de acordo com a escolaridade do candidato.

      Excluir
  7. Eu já faço o primeiro ano mas vou fazer a prova do IFMA...Caso eu passar vou repetir novamente o primeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acesse a lista de cursos e veja as FORMAS de cursos técnicos ofertadas de acordo com a escolaridade do candidato.

      Excluir
  8. Eu queria saber eu pedi inserção de taxa no ifma 2019 aí hj no sistema apareceu pra mim que eu tenho que pedi inserção oq significa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde divulgação do resultado da isenção, conforme data informada na matéria.

      Excluir
  9. Fiz meu pedido de isenção! agora...consultei estava sendo processado meu pedido, consultei novamente agora está aparecendo uma mensagem dizendo que eu ainda não tenho isenção de inserção, estou sem intender alguém pode me explicar?!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde divulgação do resultado da isenção, conforme data informada na matéria.

      Excluir
  10. Quando vai sair a lista das pessoas q tiveram a taxa de isenção aceita 2019

    ResponderExcluir
  11. Eu nn fiz a isenção e quero fazer a inscrição o que eu faço?

    ResponderExcluir