Edital do vestibular 2018.1 da UFMA para cursos de graduação a distância (EaD)

Compartilhe esta postagem:

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) publicou o edital do Processo Seletivo Especial – Vestibular 2018.1 – para Ingresso nos Cursos de Graduação, na modalidade de Educação à Distância (EaD), no limite de vagas ofertadas para o primeiro semestre letivo de 2018. Os cursos funcionarão em polos de diversas cidades do Maranhão. O seletivo está sendo coordenado pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD).

As inscrições podem ser feitas no período de 02 de janeiro a 02 de fevereiro de 2018, somente pela internet, no link mais abaixo. Pode se inscrever quem já terminou o ensino médio. A taxa de inscrição é de R$ 50. Quem não tiver condição de pagar a taxa pode pedir isenção ao fazer a inscrição no período de 02 a 12 de janeiro, conforme normas constantes no edital.

A seleção será feita através de prova objetiva a ser realizada dia 11 de março de 2018, na respectiva cidade polo onde o candidato estiver concorrendo, conforme lista abaixo. A prova será composta de questões objetivas das disciplinas Português, Matemática, Informática Básica, Biologia, Química, Fisica, História e Geografia. O conteúdo de cada disciplina a ser estudado para a prova consta a partir da página 19 do edital. Também está disponível abaixo o download das provas com gabaritos dos vestibulares anteriores para você ter como base para estudar.

COMO FUNCIONA OS CURSOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?

Os cursos ofertados são na modalidade educação a distância (EaD), ou seja, as aulas serão ministradas via internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de apostilas em PDF e/ou videoaulas e/ou outros formatos, conforme metodologia do professor de cada disciplina. O aluno precisará comparecer ao polo somente quando houver os encontros ou aulas presenciais com atividades práticas e para fazer as provas, sempre nos finais de semana e avisados com antecedência.

Assim, mesmo quem não mora na cidade polo, pode se inscrever e fazer o curso morando em qualquer outra cidade. De quanto em quanto tempo serão os encontros? A periodicidade dos encontros pode variar de curso para curso, de disciplina para disciplina, poderá ser uma única vez ou duas vezes por mês… a periodicidade exata dos encontros será conhecida somente no decorrer do curso, conforme for sendo realizado.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

LISTA DE CURSOS POR CIDADES POLOS

• Licenciatura em Artes Visuais: Porto Franco (38 vagas).

• Licenciatura em Computação: Arari (50), Codó (50), São Luis (60), Viana (50) e Dom Pedro (50).

• Licenciatura em Física: Porto Franco (50), Dom Pedro (50) e Codó (50).

• Licenciatura em Letras habilitação em Português: Arari (50), São Luis (60), Viana (50) e Dom Pedro (50).

• Licenciatura em Matemática: Arari (50), São Luis (60) e Viana (50).

• Licenciatura em Química: Porto Franco (40).

O número total de vagas descrito acima em cada curso é dividido em cotas, conforme tabela que consta no edital: Ampla Concorrência, Pessoa com deficiência ou aluno de Escola Pública (Renda familiar bruta per capta igual ou inferior a 1,5 salários mínimos – Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) ou outros/Independente da renda – PPI ou outros)

INSCRIÇÕES on line

EDITAL do vestibular 2018.1 da UFMA para cursos de graduação a distância (PDF)

LOCAL de PROVA

Caderno de PROVAGABARITO definitivo

Página de ACOMPANHAMENTO com as publicações deste Vestibular

PROVAS com gabaritos dos vestibulares anteriores

Download da PROVA 2016GABARITO oficial

Download da PROVA 2017GABARITO oficial (respostas das questões de 1 a 40, as demais foram anuladas.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

6 Comentários

  1. Unknown disse:

    Este ano vai ter Ead da uema?

  2. Unknown disse:

    Então eu faço pedagogia presencial aqui na minha Cidade, e gostaria de saber se posso fazer esses cursos disponíveis na UFMA, mas vir uns comentários aqui dizendo q ñ pode fazer dois cursos superior.

    Posso ou ñ fazer?

  3. Sarah Emanuele disse:

    Será que posso mudar o polo onde fazer a prova depois que encerraram as inscrições?

  4. Unknown disse:

    No anúncio não tem escrito o horário das provas,manhã ou tarde, tem como alguém me informar?

  5. Anônimo disse:

    pode sim

  6. Raimundo de Castro disse:

    A Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, proíbe que uma pessoa estude mais de um curso superior simultaneamente em instituições públicas, seja presencial ou a distância.