segunda-feira, 17 de julho de 2017

Inscrições para o vestibular PAES 2018 - UEMA e UEMASUL

As inscrições para o vestibular da PAES 2018 - Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior - da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Universidade da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), podem ser feitas no período de 17 de julho a 11 de agosto de 2017 - prorrogadas até 18 de agosto de 2017, somente pela internet, conforme os procedimentos descritos nesta matéria.



Para se inscrever no PAES 2018 o candidato deve acessar o link de inscrição (mais abaixo), inserir o CPF, optar por um dos sistemas de vagas (universal ou um dos sistemas especiais para negro/índio ou deficiente ou negro/CFO), optar por uma língua estrangeira, selecionar o curso desejado, preencher e imprimir o requerimento de inscrição, gerar boleto bancário e efetuar o pagamento até o dia 14 de agosto de 2017 - 21 de agosto de 2017. A taxa de inscrição é de R$ 85,00.

ATENÇÃO: utilize seu próprio e-mail para se inscrever no PAES 2018 e memorize sua senha, posteriormente você precisará dela para acessar o sistema do PAES, ou do seu e-mail para receber uma senha nova, caso tenha esquecido a que criou.

Quem pretende concorrer a uma das vagas de cotas, deve verificar no edital (item 4, página 02) as exigências específicas, bem como os prazos em caso de envio de documentação para comprovar a qualificação para a cota desejada.

Quem ganhou isenção é OBRIGATÓRIO se inscrever

Quem ganhou isenção não precisa pagar a taxa, no entanto, ganhar a isenção não significa que está inscrito no vestibular, o candidato isento deve se inscrever normalmente no PAES 2018 seguindo os procedimentos do edital, acessando o sistema, escolhendo o curso e a cidade de prova, a diferença é que não precisará pagar nenhuma taxa.

Os candidatos ao Curso de Formação de Oficiais (CFO) devem consultar as regras específicas para este tipo de curso. Para CFO da Polícia Militar do Maranhão, as regras estão no Anexo A, a partir da página 61 do edital; Para CFO do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão as regras estão no Anexo B, a partir da página 85 do edital.

Para reimprimir o boleto de pagamento, basta acessar novamente o sistema como se fosse fazer uma inscrição, ao inserir o CPF e clicar em "Enviar" o sistema vai detectar que já existe uma inscrição feita e vai aparecer o link para imprimir a segunda via do boleto.

Durante todo período de inscrição, também é possível fazer alterações no requerimento de inscrição, bastando acessar o sistema de inscrição, inserir o CPF e clicar no link "Alterar requerimento de inscrição".

Seja qual for o dia que se inscrever, todos os boletos terão a mesma data de vencimento mencionada acima. O Portal Castro Digital recomenda que os interessados façam suas inscrições nos primeiros dias, pois quem deixar para os últimos pode encontrar o sistema da UEMA congestionado, podendo sair do ar e o candidato não conseguir se inscrever.

As provas serão realizadas nas seguintes datas, horários e formas:

• 1º etapa de prova: 22 de outubro de 2017 (domingo), no horário das 13h às 18h. O candidato responderá 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Linguagem, Códigos e suas tecnologias, 20 de Ciências Humanas e suas tecnologias e 20 de Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

• 2º etapa de prova (somente para quem for classificado na 1º): 26 de novembro de 2017 (domingo), no horário das 13h às 18h. Serão aplicadas as provas analítico-discursivas das disciplinas específicas de cada curso com total de 12 questões, sendo 06 para cada disciplina, e mais a prova de produção textual (redação).

A lista de conteúdo a ser estudado para as provas da primeira e segunda etapa, de todas as disciplinas e cursos, está no Apêndice H, página 53 do edital. A listagem com as duas disciplinas específicas do segundo dia de prova de cada curso está no Apêndice G, página 51 do edital.

As cidades de realização das provas são: São Luís, Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto, Barra do Corda, Codó e Coroatá. O candidato pode concorrer para um curso ofertado numa cidade, mas fazer a prova em outra cidade onde mora ou mais perto de sua casa.

QUADRO COM LISTA DE CURSOS E VAGAS POR CIDADE

LEGENDA:
U = vagas universais para qualquer pessoa;
E1 = vagas da cota para pessoas negras e/ou indígenas;
E2 = vagas da cota para pessoas com deficiência;
E3 = vagas da cota para pessoas negras do curso CFO;
1º/2018 = início do curso no primeiro semestre de 2018, ou seja, começo do ano;
2º/2018 = início do curso no segundo semestre de 2018, ou seja, meio do ano.

INSCRIÇÕES ON LINE - Acesso ao sistema de inscrições do PAES 2018

EDITAL do vestibular PAES 2018

CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

6 comentários:

  1. Na imagem Bacabal com o curso: ciências biológicas, tem para bacharelado mas na hora da inscrição só aparece licenciatura.
    Gostaria de uma explicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde a UEMA retificar o sistema de inscrição para o nome correto do curso conforme está escrito no edital...

      Excluir
  2. NA HORA DE GERAR MINHA INSCRIÇÃO O BOLETA SAIU EM NOME DE OUTRA PESSOA E O REQUERIMENTO SAIU PERFEITO SÓ O BOLETO QUE SAIU EM NOME DE OUTRA PESSOA, MAS FOI SÓ O NOME PORQUE OS DADOS ESTÃO NO MEU NOME COMO DEVO FAZER PARA MODICAR O NOME NO BOLETO; URGENTE

    ResponderExcluir
  3. Fiz minha inscrição, Requerimento foi efetuado com sucesso, porém, no ato de gerar boleto sistema dá ERRO... S O S por favor!

    ResponderExcluir
  4. Assim como vem acontecendo com algumas pessoas, fiz meu cadastro e recebi a confirmação. Porém, na hora de gerar o boleto está aparecendo que o CPF está inválido. O que devo fazer?

    ResponderExcluir