Inscrições para o ENEM 2016: faça a sua aqui de 09 a 20 de maio e veja as datas e horários das provas

Compartilhe esta postagem:

O Ministério da Educação anunciou o período de inscrições, procedimentos, regras e datas das provas do ENEM 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio). Veja mais abaixo como se inscrever, quais as datas das provas e as novidades do ENEM 2016. Nesta edição, são estimados cerca de 10 milhões de inscrições.

► COMPARTILHE NO FACEBOOK

► COMPARTILHE VIA WHATSAPP

As notas do ENEM podem ser usadas para ingressar em universidades estaduais e federais, pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU) e também para conseguir bolsas de estudo em universidades particulares pelo programa Universidade Para Todos (PROUNI). Ou ainda ingressar em cursos técnicos ofertados pelo Sistema de Seleção Unificada para Educação Técnica (SiSUTEC) e programas sociais diversos, como o CNH Jovem, do Governo do Maranhão, que custeia as despesas com a Carteira Nacional de Habilitação.

INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2016

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

As inscrições podem ser feitas no período de 09 a 20 de maio, somente pela internet, no link mais abaixo. A taxa de inscrição é de R$ 68. Estudantes da rede pública no último ano do ensino médio estão automaticamente isentos de pagar a taxa. Quem ganhou isenção ano passado mas não foi fazer a prova, esse ano não terá direito a isenção, a menos que justifique ao MEC, nesse caso, cada justificativa será analisada a parte.
Podem também obter isenção da taxa, candidatos de baixa renda que comprovarem carência, nesse caso basta fazer a solicitação no ato da inscrição.

Qualquer alteração nos dados cadastrais, opção de cidade de provas ou de língua estrangeira serão permitidas apenas durante o período de inscrição. Se você precisar de atendimento especializado e/ou específico, nos dias de realização do exame, lembre-se de fazer a solicitação no ato da inscrição. Para quem for pagar a taxa, o prazo de pagamento é até dia 25 de maio, caso não pague, a inscrição não será validada.

Não será possível usar o mesmo e-mail para fazer mais de uma inscrição. Além disso, todos os candidatos deverão informar número de telefone (celular ou fixo) válido. Eles também terão que criar uma pergunta e resposta de segurança no login. Mais abaixo há uma explicação sobre a importância da senha do ENEM, o que justifica essas exigências do e-mail, telefone e pergunta de segurança.

Os participantes que necessitarem de atendimento especializado para autismo, dislexia, déficit de atenção, discalculia, deficiência intelectual ou outro atendimento deverão enviar documento comprobatório, no qual conste o CID (Cadastro Internacional de Doenças), por meio da Página do Participante, de 1º a 08 de junho de 2016.

Travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social devem fazer a inscrição normalmente, no período estabelecido. Entretanto, para usar o nome social, precisam encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e formulário disponível on-line, preenchido, entre os dias 1º e 08 de junho, pelo sistema, na Página do Participante.

APOSTILA para vestibulares em geral e ENEM

APOSTILA para vestibulares em geral e ENEM, obtenha a sua no banner ao lado ►

CONTEÚDO: mais de 700 páginas com conteúdos das quatro áreas: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

DATAS DAS PROVAS DO ENEM 2016

• O 1º dia de prova será em 05 de novembro (sábado), com as provas de de ciências humanas e ciências da natureza, com duração de quatro horas.

• O 2º dia de prova será dia 06 de novembro (domingo), com as provas de matemática e linguagens, além da redação, com duração de cinco horas e meia.

Nos dois dias de prova, os portões serão fechados às 13hs (horário oficial de Brasília) e após fechados, em hipótese alguma, quem chegar atrasado não poderá mais entrar. As provas começarão 30 minutos depois do fechamento dos portões.

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO INSCRIÇÃO COM ENDEREÇO DO LOCAL DE PROVA

O cartão de confirmação de inscrição com o endereço do local exato de prova e número da sala, não serão mais enviados pelos Correios. Este cartão estará acessível somente pela internet, a partir de cerca de 15 dias antes da prova.

Quando o cartão estiver disponível, será publicada uma matéria aqui no site a respeito, com o link para acesso e impressão do mesmo.

ATENÇÃO: CUIDADO COM A SENHA DO ENEM

Ao fazer a sua inscrição para o ENEM 2016, será obrigatório a criação de uma senha para acesso ao sistema. Essa senha será usada posteriormente para verificar seu local de prova e imprimir o cartão de confirmação de inscrição e consultar suas notas.

E o principal: a senha de inscrição no ENEM 2016 será requerida para se inscrever no SiSU 2017 e no ProUni 2017, bem como qualquer processo seletivo que seja necessário as notas do ENEM 2016. Portanto, memorize ou anote sua senha e guarde-a bem. Claro que, se você esquecê-la, poderá solicitar uma nova senha por e-mail ou telefone, mas devido ao congestionamento do sistema, ela pode demorar bastante para ser enviada. E se você é do tipo que muda o número do telefone o tempo todo, ou usou e-mail de outra pessoa para se inscrever (aquele namorado/a com quem não se relaciona mais, por exemplo), pode ser bem trabalhoso recuperar sua senha na hora que mais precisar.

INSCRIÇÕES on line para o ENEM 2016 – Clique aqui para acessar a Página do Participante e fazer a sua

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!