Pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular UEMA – PAES 2017

Compartilhe esta postagem:

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) publicou o edital com as normas para o pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular PAES 2017 – Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior. O pedido é válido não somente para o PAES, mas para quealquer outro processo vestibular da UEMA a ser realizado referente ao ano 2017. Continue lendo mais abaixo para saber todos os detalhes e procedimentos de como pedir a isenção.

► COMPARTILHE NO FACEBOOK

► COMPARTILHE VIA WHATSAPP

www.castrodigital.com.br

O pedido de isenção deve ser feito no período de 18 de abril a 13 de maio de 2016 em duas etapas: primeiro, o preenchimento de um formulário pela internet, cujo link está mais abaixo; em seguida, o interessado deve imprimir o formulário, anexar a documentação exigida e entregar pessoalmente até o dia 16 de maio de 2016, num dos campi da UEMA que escolheu no momento do preenchimento do formulário.

As cidades onde a documentação do pedido pode ser entregue são: Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Colinas, Lago da Pedra, Presidente Dutra, Itapecuru-Mirin, Zé Doca, São João dos Patos, Barra do Corda, Pinheiro, Coelho Neto, Codó, Coroatá e São Luis. A lista com endereço detalhado consta a partir da página 04 do edital.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

QUEM PODE PEDIR ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO PAES 2017

www.castrodigital.com.br

Pode pedir a isenção da taxa de inscrição do vestibular da UEMA – PAES/2017 quem se enquadra numa das seguintes situações:

• Ter sido aluno de escola pública nos últimos 5 anos (isso inclui todo ensino médio e as duas últimas séries do ensino fundamental).

• Ser declaradamente pobre com renda mensal familiar igual ou inferior a dois salários mínimos ou ter conta de energia elétrica da residência familiar, referente ao mês de janeiro ou fevereiro ou março de 2016, indicando consumo médio mensal igual ou inferior a 100 kw/h.

• Ser funcionário da UEMA ou seu dependente legal.

ATENÇÃO: QUEM GANHOU ISENÇÃO NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS NÃO PRECISA PEDIR NOVAMENTE

Está dispensado de pedir a isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato que tiver sido dispensado dessa taxa nos últimos cinco anos, desde que tenha sido mantidos os requisitos que geraram a isenção.

Para consultar à situação descrita acima, o candidato deverá acessar o link do requerimento de isenção e inserir seu CPF, normalmente como se fosse fazer o pedido de isenção, em seguida o sistema da UEMA vai informar se já está isento ou não, caso não esteja, poderá prosseguir e realizar o pedido de isenção. Caso já esteja isento, por enquanto não precisa fazer nada, apenas aguardar o período de inscrição no PAES 2017.

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA PEDIR ISENÇÃO DA TAXA DO PAES 2017

www.castrodigital.com.br

O candidato deve imprimir a ficha com o pedido de isenção que preencheu on line e anexar os documentos pessoais (cópia da identidade e CPF) e os documentos de acordo com uma das situações descritas abaixo.

• Candidatos oriundos da rede pública do Maranhão nos últimos 5 anos:

– Cópia do certificado de conclusão do Ensino Médio acompanhada do respectivo histórico escolar ou, caso esteja cursando o 3º ano em 2016, pode apresentar original de declaração expedida pela direção da respectiva escola que o aluno estuda ou concluiu seu curso. Essa declaração terá a validade de três anos consecutivos a partir da data da expedição.

– Por se tratar dos últimos 5 anos, o aluno deve apresentar também cópias dos documentos do ensino fundamental em escola pública (certificado e histórico).

APOSTILA para vestibulares em geral e ENEM

APOSTILA para vestibulares em geral e ENEM, obtenha a sua no banner ao lado ►

CONTEÚDO: mais de 700 páginas com conteúdos das quatro áreas: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

• Candidatos declaradamente pobres:

– Cópia do(s) comprovante(s) de renda familiar referente ao mês de janeiro ou fevereiro ou março de 2016;

– ou cópia da conta de energia elétrica da residência familiar, referente ao mês de janeiro ou fevereiro ou março de 2016, que comprove o consumo médio mensal igual ou inferior a 100 kw/h;

– ou ainda pode apresentar declaração do próprio requerente que possui renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos, firmada sob a advertência das penalidades decorrentes de falsa declaração;

– Cópia do certificado de conclusão do ensino médio ou original de declaração (expedida pelo diretor da escola) que já concluiu o ensino médio ou que esteja concluindo esse nível de ensino no ano de 2016.

• Candidatos funcionários ou dependentes de funcionários da UEMA:

– Contracheque da UEMA (original e cópia) referente ao mês de janeiro ou fevereiro ou março de 2016;

– Comprovante de dependência (RG, original e cópia, termo de guarda ou cópia da Declaração do Imposto de Renda ano base 2015;

– Cópia do certificado de conclusão do ensino médio ou original de declaração (expedida com prazo máximo de 30 dias anterior à apresentação da documentação) que já concluiu o Ensino Médio ou que esteja concluindo esse nível de ensino no ano de 2016.

ATENÇÃO, LEIA, é importante:

• Se inscrever para pedir a isenção da taxa de inscrição não significa que você está inscrito no vestibular UEMA – PAES 2017. Posteriormente, em data ainda não definida, será publicado aqui no Portal Castro Digital, uma matéria com o edital para o vestibular da UEMA – PAES 2017 – com data de inscrição, lista de cursos e número de vagas; quando edital for publicado, o candidato isento ou não, deve fazer a sua inscrição de acordo com as instruções e regras do mesmo; todas as informações constarão na referida matéria.

bb_bid = “1644933”;
bb_lang = “pt-BR”;
bb_name = “custom”;
bb_limit = “5”;
bb_format = “bbh”;

• Muita atenção ao preencher a ficha on line do pedido de isenção, posteriormente não será possível alterar nenhum dado. E mais: antes do preenchimento, leia todo o edital disponibilizado no link mais abaixo.

• A lista das pessoas que ganharem a isenção da taxa do vestibular da UEMA – PAES 2017 está prevista para ser publicada no dia 13 de junho de 2016 (sem hora exata) aqui no Portal Castro Digital; a referida data poderá atrasar para data futura indeterminada.

• Quem não ganhar a isenção, poderá se inscrever normalmente no PAES 2017 pagando a taxa de inscrição que, nos anos anteriores era de R$ 75,00 e neste ano poderá ser aumentada ou o mesmo valor, que será conhecido somente quando edital for publicado.

COMO REIMPRIMIR O PEDIDO DE ISENÇÃO?

Se você não pôde imprimir seu pedido de isenção no momento que preencheu e deixou para imprimir num momento futuro, basta acessar o link do pedido de isenção e inserir seu CPF normalmente como se fosse fazer um novo pedido, o sistema vai detectar que seu pedido já foi preenchido e você poderá imprimi-lo.

TEM DÚVIDAS? PERGUNTE!

• Em caso de dúvidas, comente abaixo com seu perfil do Facebook ou Google/Blogger. O Portal Castro Digital responderá somente as perguntas cujas respostas não estejam claramente expressas nesta reportagem ou no edital.

LINKS PARA ACESSO DOS CANDIDATOS

Clique aqui para preencher a SOLICITAÇÃO on line do pedido de isenção da taxa do vestibular da UEMA – PAES 2017 ENCERRADO

Clique aqui para acessar o EDITAL com as regras para pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular da UEMA – PAES 2017

Lista de OBRAS literárias para o vestibular da UEMA – PAES 2017

Quer saber como são as provas do vestibular da UEMA

Clique e faça DOWNLOAD das provas objetivas com gabarito e discursivas de anos anteriores do PAES

Apostilas grátis de Geografia e História do Maranhão para concursos e vestibulares

Apostila de Interpretação de Texto com teoria e 800 questões comentadas – material válido para todos os cargos de todos os concursos do Brasil

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

4 Comentários

  1. Unknown disse:

    E quem participa do Bolsa família que categoria participa?

  2. Raimundo de Castro disse:

    Olá Mateus. Verifique na matéria a situação em que se enquadra, nenhuma delas exige Bolsa Família.

  3. Reall disse:

    quando começa as inscrições para pessoas que não são isentas que vão pagar a taxa?

  4. Unknown disse:

    Não consigo ver se estou esenta