quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Nota de repúdio contra deputados inimigos da educação que votaram a favor da cobrança de Mestrado em Universidades públicas

O Centro Acadêmico Resistência e Luta, do Curso de Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão, Campus III - Bacabal, vem através desta nota, externar com profunda insatisfação todo repúdio contra aprovação de um projeto de lei que autoriza a cobrança de mestrados em Universidades Públicas. Tendo como pressuposto que educação é um direito de todos, sua gratuidade é, e deve ser aplicada.

► COMPARTILHE NO FACEBOOK
► COMPARTILHE VIA WHATSAPP

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Cleber Verde (PRB-MA), à proposta de autoria do deputado Alex Canziani (PTB-PR). A proposta original diz que serão gratuitos os cursos de graduação, de mestrado e doutorado. Os deputados que votaram a favor são traidores da população maranhense e inimigos da classe estudantil, como um todo, pois, esse projeto neoliberal só irá beneficiar as elites brasileiras, e mais uma vez as classes baixas foram esquecidas e jogadas de canto.

O projeto neoliberal do desgoverno petista está atacando cada vez mais a educação brasileira, a pátria educadora da então presidente da República, Dilma Rousseff, que tanto enfatizou em seus discursos, caiu por terra, a crise se alastra pelo país, e quem está pagando pela crise? Não são os grandes banqueiros, pelo contrário, somos nós, das classes baixas, estudantes, trabalhadores, no modo geral, governo esse que traiu os que constroem o nome do partido, os trabalhadores.


Para piorar a situação, em nosso campus (UFMA Bacabal), existe uma placa homenageando políticos, dentre eles um que votou a favor no tal projeto (Alberto Filho), e os outros homenageados são o senador João Alberto, que é o retrato do coronelismo no Maranhão, e o deputado estadual Roberto Costa, que somente depois de se desentender politicamente com o prefeito Zé Alberto, passou a criticar as mazelas da cidade e ultimamente vem realizando diversos eventos pão e circo de olho nas eleições 2016.

O deputado federal Alberto Filho, o mesmo homenageado na placa, foi um dos que votaram a favor deste absurdo de projeto, mais um inimigo, da classe estudantil, mais um que trabalha em prol do neoliberalismo, que só benefício a classe burguesa deste país.

Segue os nomes dos deputados federais maranhenses que votaram a favor: Rosangela Curado PDT, André Fufuca PEN, Junior Marreca PEN, Hildo Rocha PSDB, João Marcelo (Filho do Senador João Alberto) PMDB, Cleber Verde PRB, Juscelino Filho PRP, José Reinaldo PSB, João Castelo PSB, Aluísio Mendes PSDC e Victor Mendes PV.

E para completar a lista, o homenageado em uma placa em nosso campus:


Esses são os traidores do povo brasileiro, maranhense, da classe estudantil em geral. Existe uma entidade que poderia ter feito algo, que é a UNE (União Nacional dos Estudantes), mas essa, nada fez, se tornou um ministério estudantil, que só serve para gerir os interesses do governo e lucrar em cima disso.

Nós, estudantes deste campus, não podemos aceitar mais esta afronta, que é esta placa homenageando estes traidores, não podemos nos calar, não podemos aceitar que transformem as Universidade no feudo da classe dominante, vamos juntos, criar condições objetivas para lutar contra a privatização do ensino. Vamos exigir a retirada desta placa, ou a retirada dos nomes destes políticos, que nada fazem em prol do povo sem interesses. Cada dia que passa, é preciso reforçar os laços, reforçar as organizações, pois vivemos em tempos difíceis e precisamos nos unir. Termino esta nota com uma citação do livro Escola e Cidadania de Demerval Saviani, acrescentando a palavra (universidade):

"A escola/Universidade não é o feudo da classe dominante; ela é o terreno de luta entre a classe dominante e a classe explorada; ela é o terreno em que se defrontam as forças do progresso e as forças conservadoras." (SAVIANI, Demerval).

Agradeço atenção de todos.

Wherlyshe Sousa de Morais
Presidente do Centro Acadêmico Resistência e Luta

Projeto na integra

Lista de todos os deputados federais que votaram a favor e contra

Site da câmara dos deputados que fala sobre a lei

COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

Um comentário:

  1. Todos esses deputados maranhenses são uns miseráveis mercenários!!!!!! Tomara que todos queimem no fogo do inferno.....

    ResponderExcluir