terça-feira, 22 de setembro de 2015

Por um mundo com mais pessoas como o Papa Francisco - Por Cristiane Lopes*

O argentino Jorge Mario Bergoglio vem encantando e transformando o mundo desde o dia que foi eleito como papa. O famoso Papa Francisco, um homem de uma simplicidade única e que vem virando a Igreja Católica, literalmente, de cabeça para baixo, fazendo-a renascer positivamente.

► COMPARTILHE NO FACEBOOK
► COMPARTILHE VIA WHATSAPP

O pontífice é o primeiro papa não europeu do pontificado em mais de 1.200 anos, é também o primeiro a se chamar Francisco, isso já apontava que ele seria mesmo inovador. Aliás, seria não, ele foi é inovador, surpreendendo a todos diariamente com características simples e humildes, assim como pregando a todos o amor, paz, solidariedade, respeito e quebrando paradigmas e estereótipos que há muito tempo cercavam a igreja e o mundo.


A Igreja Católica traz conceitos e dogmas que eram até então intocados pelos papas anteriores, entretanto, desde o início de seu papado, Francisco tem revolucionado ao expressar sua opinião acerca de temas tidos como polêmicos: não julgar homossexuais, respeitar o posicionamento dos ateus, reconhecer o conhecimento científico como verdadeiro, lutar contra abuso infantil e a corrupção que existe na igreja, foi democrático em relação ao aborto, contraceptivo, casamento gay e divórcio. Essas foram apenas algumas das opiniões do Papa que estremeceram as paredes do Vaticano, e ainda tiveram atitudes diferenciadas ao rejeitar carro de luxo, papa móvel blindado, joias, anel de ouro e um apartamento luxuoso.

No atual contexto mundial onde ostentar virou moda, ser preconceituoso é ter razão, ser afetivo e solidário com os demais causam espanto, a religião se resume em um dualismo exacerbado, o desrespeito impera e a violência física, social e psicológica crescem absurdamente, ter um papa que prega simplicidade, humildade, respeito, amor, solidariedade e paz é algo essencial. Pois, sendo ele um líder espiritual e que, independente de religião, tem discurso e práticas capazes de ensinar e contagiar a todos, torna o Papa Francisco o porta- voz de uma transformação social não clamada pela maioria, mas necessária para o desenvolvimento humano pleno.

Papa Francisco tem encaminhado a transição da Igreja Católica rumo ao alcance do respeito e da democracia sem abdicar da fé, além disso, por ser extremamente carismático, tem influenciado pessoas com todos os sentimentos bons que agrega. O pontífice é aquele tipo de ser humano com características essenciais e que deveriam permear todas as pessoas do mundo, pois, com certeza se tivéssemos mais pessoas como Papa Francisco teríamos um mundo melhor.
________________________________
*Cristiane Lopes é acadêmica do 7º período do curso de Pedagogia - CESB/UEMA.
“Educadora enquanto profissão, Psicóloga de coração e Escritora por amor.”

COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: