Inscrições para mais de 9 mil vagas em cursos do Pronatec 2015.2 em todas as cidades do Maranhão

Compartilhe esta postagem:

O Governo do Maranhão, em parceria com o Governo Federal, está ofertando 9.680 vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Todos as 217 cidades do Maranhão estão sendo contempladas com esses cursos do Pronatec/Brasil Sem Miséria, que serão executados ainda neste segundo semestre de 2015.

► COMPARTILHE NO FACEBOOK

► COMPARTILHE VIA WHATSAPP

No Maranhão, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) é o órgão responsável pela articulação com os municípios e as entidades de ensino que ofertarão os cursos do Pronatec. Segundo o titular da Sedes, Neto Evangelista, a oferta dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego serão feitas em conjunto com uma série de ações que fortalecerão o processo de capacitação dos alunos beneficiados e garantirão o aproveitamento desses profissionais no mercado de trabalho.

Para participar do Pronatec/Brasil Sem Miséria é preciso ter, no mínimo, 16 anos e estar cadastrado ou em processo de inclusão no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal. As famílias devem ter renda de até meio salário mínimo, por pessoa.

As capacitações do Pronatec são realizadas em instituições de ensino técnico e tecnológico, como as unidades do Sistema Nacional de Aprendizagem – Senac, Senai, Senar e Senat, e as redes federal e estadual de educação profissional e tecnológica. A oferta dos cursos leva em conta a vocação econômica e os déficits de mão-de-obra da região onde cada treinamento é ofertado.

O Pronatec é uma das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria e tem como principal público os beneficiários dos programas de transferência de renda do Governo Federal. Os cursos de qualificação profissional são oferecidos gratuitamente e quem participa ainda recebe alimentação, transporte e material escolar.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Nesta etapa, mais de 400 cursos serão oferecidos pelo Pronatec/Brasil Sem Miséria no Maranhão, entre eles, os de operador de computador, eletricista de rede de distribuição de energia elétrica, mecânico de refrigeração, vendedor, cuidador de idoso, cuidador infantil, confeiteiro, recepcionista, cerimonialista, camareira, operador de empilhadeira, armador de ferragens, preparador de doces e conservas, salgadeiro, instalador hidráulico residencial, encanador, instalador predial, pintor de obras imobiliárias, horticultor orgânico, cabeleireiro, entre outros.

COMO REALIZAR A PRÉ-INSCRIÇÃO E A INSCRIÇÃO NOS CURSOS DO PRONATEC 2015.2 NO MARANHÃO

Para realizar a pré-inscrição, os interessados devem procurar os CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) ou CREAS (Centros de Referência Especializado de Assistência Social) da cidade em que mora e indicar o curso de seu interesse, desde que esteja disponível para aquela localidade.

Após a pré-inscrição, que pode ser feita apenas com o CPF, o cidadão recebe uma carta de encaminhamento como comprovante, com os detalhes do curso, tais como: carga horária, data para apresentação do interessado e endereço da instituição de ensino ofertante, entre outras informações. A confirmação da matrícula é feita diretamente na instituição que ministrará a capacitação.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

2 Comentários

  1. Leticia Nascimento Teixeira disse:

    bom

  2. Claudia disse:

    Quando começa as inscrições