segunda-feira, 25 de maio de 2015

Autorizado concurso 2015 para professor do Maranhão com 3 mil vagas

O concurso 2015 para professor da rede estadual do Maranhão com 3 mil vagas imediatas foi autorizado pela Assembleia Legislativa. A votação e aprovação do projeto de lei 217/2014 aconteceu na tarde desta segunda-feira (25), as vagas são destinadas para professores do ensino médio regular, conforme especificação abaixo por disciplina.

► COMPARTILHE NO FACEBOOK
► COMPARTILHE VIA WHATSAPP

O projeto de lei foi proposto ainda no ano passado, pela ex-governadora Roseana Sarney, conforme noticiado aqui pelo Portal Castro Digital. As demandas foram avaliadas pelas secretarias da Educação, Gestão e Previdência e Planejamento.

O atual governador Flávio Dino, no início de seu mandato, anunciou a realização de concurso com 6 mil vagas para professor, também noticiado aqui pelo Portal Castro Digital. Espera-se que o concurso seja realizado ainda em 2015, para que o ano letivo 2016 seja iniciado já com os concursados efetivados.

Embora tenha sido autorizado concurso somente com 3 mil vagas, a carga horária deste novo concurso será de 40 horas semanais e o Maranhão precisa de muito mais profissionais. Estas vagas são somente para o ensino médio regular. Há também necessidade de professores na educação do campo, educação técnica profissionalizante e ensino fundamental, educação especial e profissionais administrativos e pedagógicos nas escolas.

Atualmente o Maranhão tem cerca de 6 mil professores contratados, sendo 5 mil contratos renovados e mil contratos novos do seletivo deste ano, também levando em consideração os professores que estão na idade de se aposentarem, um concurso para professor do Maranhão deveria ter a real necessidade de perto de 10 mil vagas.

O governo ainda precisa decidir a situação dos cerca de 3 mil excedentes do concurso realizado de 2009, se serão convocados ou não. E ainda tem a questão da ampliação de matriculas, cujo projeto e regulamentação ainda não foram aprovados.

Mesmo que o concurso seja realizado somente com essas 3 mil vagas autorizadas, considerando que a necessidade é bem maior, conforme explicado acima, quem fizer o concurso e ficar como excedente, existe a real possibilidade de ser convocado, desde que Dino não proceda da mesma forma que Roseana, que em vez de convocar os excedentes, realizou seletivo para contrato temporário.

Veja a distribuição de vagas por disciplinas no concurso 2015 autorizado para professor da rede estadual do Maranhão:

• Língua portuguesa 518
• Língua estrangeira / Inglês 257
• Língua estrangeira / Espanhol 133
• Matemática 341
• Física 286
• Química 302
• Biologia 291
• História 131
• Geografia 236
• Sociologia 111
• Filosofia 126
• Educação física 148
• Arte 121

APOSTILAS e CURSOS para o concurso 2015 de professor do Maranhão




Atualização em 06 de novembro de 2015:

EDITAL PUBLICADO, clique aqui para acessar.


COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

9 comentários:

  1. Alguém saberia me informar o salário de professor do MA com GDASS?

    ResponderExcluir
  2. quem sabe me informa se vai ter vagas para quem é formado em pedagogia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acesse o edital, cujo link está no final desta matéria, há um tópico explicando sobre as vagas para Pedagogia.

      Excluir
  3. Muito em cima,mas compensa o sacrífico

    ResponderExcluir
  4. OLA SOU GRADUADA EM PEDAGOGIA E TENHO ATE O 4º MODULO DE LIBRAS, 40 HORAS CADA. GOSTARIA DE SABER SE POSSO CONCORRER PRA INSTRUTOR DE LIBRAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode, desde que seu curso de Libras obedeça as exigências do edital.

      Excluir