terça-feira, 11 de março de 2014

A nova Lei da Física nas escolas públicas brasileiras - Por Cristiane Lopes*

Dois corpos ocupam o mesmo espaço?
De acordo com o princípio de Impenetrabilidade, que pode ser amparado pela Lei de Newton, é comprovado que dois corpos não ocupam o mesmo espaço. No entanto, há controvérsias, pois alguns estudiosos afirmam o contrário, um exemplo que dois corpos ocupam sim o mesmo espaço é a reportagem que foi ao ar no último domingo, 09 de março, no programa Fantástico da Rede Globo.

Compartilhe no Facebook


Em uma das muitas escolas onde a matéria foi gravada, pudemos ver dois alunos sentados numa mesma carteira por falta de assentos suficientes e de qualidades para todos os alunos, ou seja, eram dois corpos ocupando o mesmo espaço, mais especificamente a mesma carteira.


Infelizmente esta cena não é considerada uma nova descoberta na Lei da Física que poderia ser publicada em livros e lecionada posteriormente, e sim mais uma comprovação da situação deprimente das escolas públicas brasileiras, onde falta o básico como água, energia e infraestrutura.

Enfim, o que se pode esperar de um país que investe bilhões na construção de estádios para a Copa do Mundo 2014 ao invés de fazer melhorias no sistema educacional brasileiro?

Existem diversas respostas: mensalão, Acre e Manaus alagados, Rio de Janeiro literalmente coberto de lixo, estradas em péssimo estado, violência urbana, desemprego, além das demais mazelas que assolam o país.

O ideal não é o cidadão esperar do país, mas sim exercer seu poder votante de forma digna e exigir que seus direitos sejam cumpridos, para enfim modificar o cenário da educação e assim diminuir as chances dos políticos “criarem novas Leis da Física” nas escolas públicas brasileiras.
____________________
*Cristiane Lopes é acadêmica de Pedagogia na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus de Bacabal.

COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: