MEC confirma pré-seleção de Bacabal para curso de Medicina em universidade particular

Compartilhe esta postagem:

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União de sexta-feira (20) a confirmação das cidades pré-selecionadas para instalação do curso de Medicina em instituições privadas. A lista contém 49 cidades, dentre elas, Bacabal, no interior do Maranhão. No início do mês, uma lista parcial com 42 cidades foi divulgada e, após análise de recursos, o MEC aceitou o pedido de mais 07 municípios e 65 foram rejeitados.

Compartilhe no Facebook

De acordo com o MEC, no início do próximo ano, ainda haverá mais uma seleção para verificar se as cidades têm condições de funcionar o curso. Esses municípios serão visitados por uma comissão de especialistas encarregada de verificar a estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes, além das propostas de investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) apresentadas pelas instituições de ensino interessadas em abrir os cursos.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A assessoria de imprensa do ministério estima que essas instituições criem cerca de 3.500 novas vagas de medicina. A iniciativa segue o objetivo da lei do programa Mais Médicos sancionada pela presidente Dilma Rousseff que, entre outras coisas, prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017.

A mensalidade do curso de Medicina em instituição particular atualmente passa de R$ 6 mil. Por esse motivo, muitos brasileiros preferem cursar medicina fora do país, na Bolívia, por exemplo. Lá, mesmo pagando a mensalidade de uma instituição particular, mais hospedagem e alimentação, a despesa anda longe de chegar a R$ 6 mil mensais. Mas ao voltarem formados para o Brasil, são obrigados a fazer o exame Revalida para obter o registro profissional e, por causa disso, muitos médicos trabalham de forma irregular.

A lista de cidades que, a partir de 2014, entrarão no processo de abertura de novos cursos de Medicina, estão em 15 estados:

– Bahia: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro.
– Ceará: Crato.
– Espírito Santo: Cachoeiro de Itapemirim.
– Goiás: Aparecida de Goiânia.
– Maranhão: Bacabal.
– Minas Gerais: Contagem, Muriaé, Passos, Poços de Caldas e Sete Lagoas.
– Pará: Ananindeua e Tucuruí.
– Pernambuco: Jaboatão dos Guararapes.
– Piauí: Picos.
– Paraná: Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco e Umuarama.
– Rio de Janeiro: Angra dos Reies, Itaboraí e Três Rios.
– Rio Grande do Sul: Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo.
– Rondônia: Vilhena.
– Santa Catarina: Jaraguá do Sul.
– São Paulo: Araçatuba, Araras, Assis, Bauru, Cubatão, Guarujá, Guarulhos, Indaiatuba, Jaú, Limeira, Mauá, Osasco, Pindamonhangaba, Piracicaba, Rio Claro, São Bernardo do Campo e São José dos Campos.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!