terça-feira, 29 de outubro de 2013

Desorganização e humilhação em Bacabal no início do recadastramento de servidores do Maranhão, veja fotos

O recadastramento de servidores públicos do estado do Maranhão na regional de Bacabal começou nesta terça-feira (29) no Centro de Ensino Presidente José Sarney (Minhocão), localizado na referida cidade. O começo foi marcado por muita desorganização, tumulto e humilhação dos servidores, o que demonstrou falta de preparo por parte da equipe responsável pelo recadastramento.

Compartilhe no Facebook


O processo de recadastramento é feito em duas etapas: primeiro, cada servidor passa por uma triagem para verificar se está com todos os documentos exigidos em mãos; a segunda etapa, a final, o servidor leva seus documentos para serem digitalizados (escaneados) e ao fim do processo recebe seu comprovante de recadastramento.

O DESPREPARO DA EQUIPE DE RECADASTRAMENTO

Os servidores começaram a chegar no local antes mesmo das 7h da manhã. Mas a equipe de recadastramento só chegou por volta de 8h e o atendimento começou ainda depois disso. Os responsáveis pelo recadastramento são da capital São Luis. Para a primeira etapa do recadastramento, eles tentaram atender as pessoas pela ordem de chegada, sem distribuir senhas, mas foi um grande erro.

Uma coisa é controlar a ordem de chegada de cinco pessoas, outra coisa é controlar de mais de cem pessoas. Desde cedo deveria haver alguém responsável pela distribuição de senhas e entregando à medida que as pessoas fossem chegando no local, o que não aconteceu neste primeiro dia.

Todo mundo querendo ser atendido ao mesmo tempo, houve tumulto e discussão. As pessoas responsáveis pela triagem de documentos se retiraram da mesa. Só então começaram a distribuir a senha, e mais confusão para recebê-la. Aos poucos, as pessoas foram se acalmando e as senhas foram sendo entregues.

Cerca de 150 pessoas foram atendidas hoje. A triagem estava sendo feita por três pessoas, e a etapa final, estava sendo feita por quatro pessoas, mas a equipe é formada por muito mais gente que isso, mas esta, que é a etapa mais importante do recadastramento, dispõe apenas de quatro computadores com quatro scanners.

IDOSOS HUMILHADOS, SEM ATENDIMENTO PRIORITÁRIO

O recadastramento é obrigatório para todos os servidores públicos do estado do Maranhão, sejam eles ativos, aposentados e/ou pensionistas. Nesse ponto, mais uma vez os servidores foram humilhados. Nesse primeiro dia, não houve nenhum tipo de atendimento prioritário para idosos muito menos para portadores de necessidades especiais.

No local haviam vários servidores idosos e alguns, até andando com o auxilio de muletas, mesmo assim, não tiveram prioridade em nada, conforme manda a legislação brasileira. Os idosos reclamavam a todo momento dessa grande falta de respeito.

DIRETORES DE ESCOLA AMEAÇAM COLOCAR FALTA EM PROFESSORES

Com alguns professores que conversei, a reclamação era a mesma: os gestores das escolas que trabalhavam estavam ameaçando colocar falta nos professores que faltassem para fazer o recadastramento. Ora, se o recadastramento é um procedimento obrigatório, fica mais do que claro que a falta deve ser justificada. E mais: os diretores também têm que se recadastrarem, em caso de faltar, eles colocariam falta neles mesmos?

GESTOR DA URE DE BACABAL FALA SOBRE O RECADASTRAMENTO E ADMITE FALHA NO PRIMEIRO DIA

A reportagem do Portal Catro digital conversou com o professor Pedro Neto, gestor da Unidade Regional de Educação de Bacabal (URE). "Esse recadastramento é com todos os servidores, o ativo, pensionista, e aposentado. Serve para ter o quadro real de servidores que o estado tem hoje. Agente sabe que muitas vezes temos servidores que já faleceram e que têm parentes e terceiros que até hoje recebem o salário, então é uma maneira de se ver o quadro e de enxugar a máquina com quem realmente ainda está vivo, usufruindo disso, tanto faz o aposentado, o pensionista, e os servidores ativos", disse ele.

O gestor informou também que o servidor que não for recadastrado terá um prazo para se apresentar no setor de recursos humanos na capital São Luis, a fim de se recadastrar. "Mesmo assim, caso não se recadastre, será aberto um processo administrativo para saber onde esse servidor está", completou.

Segundo o gestor, o problema de confusão e falta de senha, foi apenas uma questão de falta de planejamento, mas que "essa questão já está resolvida". Segundo ele, "Amanhã o porteiro vai ficar com as senhas, no momento que a pessoa for chegando, já vai receber sua senha e vai se localizando na sequencia da senha para ser atendido. Já aumentamos o número de pessoas para atender e estamos tomando as providencias para resolver todo esse problema. Foi apenas uma questão de planejamento."

Pedro Neto pediu que os servidores não devem deixar para se recadastrar no último dia. Os mesmos devem obedecer o cronograma de recadastramento para a regional de Bacabal de acordo com as datas abaixo:
Dias 29, 30 e 31 de outubro: servidores de Bacabal;
Dia 04 de novembro: São Luís Gonzaga do Maranhão e Altamira do Maranhão;
Dia 05 de novembro: Paulo Ramos, Lago Verde e Brejo de Areia;
Dia 06 de novembro: Olho d'Água das Cunhãs e Conceição do Lago Açu;
Dia 07 de novembro: Vitorino Freire;
Dia 08 de novembro: Bom Lugar e Bacabal;
Dia 11 de novembro: Marajá do Sena e Bacabal;
Dias 12, 13 e 14 de novembro: Bacabal.

Para se recadastrar, os servidores devem acessar um sistema on line, e consultar todos os procedimentos e documentos exigidos de acordo com sua situação (ativo, aposentado ou pensionista).

VEJA ABAIXO AS FOTOS DA CONFUSÃO E DESRESPEITO AOS SERVIDORES NO PRIMEIRO DIA DE RECADASTRAMENTO EM BACABAL













COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: