ÚLTIMO DIA: inscrições para cursos técnicos na UemaNet
O que você está procurando neste site? Faça uma PESQUISA na caixa abaixo:

Pedido de isenção da taxa de inscrição do seletivo 2014 do IFMA para cursos técnicos de nível médio

terça-feira, 3 de setembro de 2013

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA começou receber o pedido de isenção da taxa de inscrição do seletivo 2014 para cursos técnicos de nível médio. O pedido pode ser feito no período de 03 a 17 de setembro de 2013, pela internet ou presencial nos campi do IFMA.

Compartilhe no Facebook


Os cursos e vagas estão distribuídos nos campi do IFMA das cidades de Açailândia, Alcântara, Barreirinhas, Bacabal, Buriticupu, Caxias, Codó, Coelho Neto, Imperatriz, Pinheiro, São João dos Patos, São Luis (Maracanã, Centro Histórico e Monte Castelo), São Raimundo das Mangabeiras, Santa Inês, Timon e Zé Doca.

QUEM PODE PEDIR ISENÇÃO

Para pedir isenção da taxa do seletivo do IFMA, o candidato precisa se enquadrar na situação a seguir:

• Está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico (Bolsa Família, PETI) e que tenha perfil de renda de até meio salário mínimo per capita (por pessoa) ou renda familiar total de até três salários mínimos;
• E for membro de família de baixa renda.

COMO PEDIR A ISENÇÃO

Para pedir a isenção, o candidato deve escolher uma das duas formas abaixo:

• Preencher o Formulário Eletrônico de Solicitação de Isenção disponível no endereço no link mais abaixo;
• Ou comparecer presencialmente num dos campi do IFMA e preencher a mão e entregar o Formulário de Solicitação de Isenção que está no ANEXO III do edital.

DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES EXIGIDOS PARA PEDIR A ISENÇÃO

a) CPF e RG do Candidato;
b) Número de Identificação Social (NIS);
c) A cidade de realização da Prova;
d) O Campus em que deseja realizar o curso;
e) Escolher Forma de Educação Profissional a que vai concorrer (Integrada, Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio);
g) Escolher o Curso a que deseja concorrer;
h) Escolher o Sistema de cotas que deseja concorrer

MODALIDADES DE CURSOS OFERECIDOS

O IFMA oferece cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio nas formas Integrada, Concomitante e Subsequente ao Ensino Médio.

• A forma Integrada ao Ensino Médio é destinada aos candidatos que concluíram ou estão concluindo o Ensino Fundamental e assegura ao aluno, de forma simultânea e integrada, a conclusão do Ensino Médio e de uma Habilitação Técnica.
• A forma Concomitante ao Ensino Médio exige que o candidato esteja matriculado no Ensino Médio, cursando no mínimo a 1ª série em outra Instituição de Ensino, em turno diferente ao da sua opção no Ensino Técnico no IFMA.
• A forma Subsequente ao Ensino Médio exige que o candidato já tenha concluído o Ensino Médio.

RESULTADO DO PEDIDO DE ISENÇÃO

A relação dos candidatos que ganharem a isenção da taxa de inscrição será publicada aqui no Portal Castro Digital no dia 25 de setembro de 2013. Os candidatos que não ganharem isenção poderão se inscrever normalmente no seletivo, pagando a taxa de R$ 20, no período de 25 de setembro a 16 de outubro de 2013.

LINKS PARA ACESSO DOS CANDIDATOS

Clique aqui para preencher on line o pedido de isenção da taxa de inscrição do seletivo 2014 do IFMA - ENCERRADO

EDITAL e LISTA DE CURSOS do seletivo 2014 do IFMA

Está com dúvida sobre o pedido de isenção da taxa do seletivo 2014 do IFMA? Comente abaixo com seu perfil do Facebook ou Google/Blogger que o Portal Castro Digital responderá seu questionamento. Serão respondidas somente as perguntas cujas respostas não estejam nesta reportagem e/ou no edital.


5 comentários:

  1. a minha mãe terminou ensino médio dela em 2011.. ela gostaria de saber se pode concorrer aos cursos ... ela tem 39 anos..???

    ResponderExcluir
  2. Adrielly de Aousa, ela pode concorrer aos cursos da modalidade subsequente.

    ResponderExcluir
  3. Fiz o Cadastro pensando , que era para aqueles que iriam pagar ! Mas só fiz o cadastro no sistema . E hoje descobri que os que irão pagar só é no dia 25 . Tem problema eu já ter cadastrado no sistema?

    ResponderExcluir
  4. Pedro Soares, tem não, futuramente no período de inscrição, tem que acessar o sistema novamente para imprimir e pagar o boleto da taxa.

    ResponderExcluir

RESPONSÁVEL PELO SITE
Raimundo de Castro
de Bacabal - MA, Brasil.
Jornalista (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA) formado pelo iBECEC - Instituto Brasileiro de Estatística, Cultura, Educação e Comunicação;
Professor efetivo da Rede Pública Estadual de Ensino do Maranhão, Pedagogo (UEMA), Especialista em Educação, Comunicação e Tecnologia em Interfaces Digitais (Faculdade UniSEB/COC), Web Designer (SENAC), Acadêmico de Sistemas Para Internet (FEBAC), Estudante de Técnico em Informática (Uemanet e Rede e-TEC/MEC). CURRÍCULO LATTES
Desde fevereiro de 2009, já publiquei notícias e você e/ou outros internautas já fizeram comentários. Obrigado pelo acesso ao site e volte sempre.

  ©Castro Digital | Bacabal - MA - Todos os direitos reservados.

Topo