O que você está procurando neste site? Faça uma PESQUISA na caixa abaixo:

Inscrições para o seletivo 2014 do IFMA para cursos técnicos de nível médio

terça-feira, 24 de setembro de 2013

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) começou nesta terça-feira (24) as inscrições para o Processo Seletivo Público Unificado 2014 para os Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, nas Formas Integrada, Concomitante e Subsequente ao Ensino Médio. Os procedimentos de inscrição estão descritos nesta matéria e/ou no edital.

ATENÇÃO: inscrições prorrogadas! (Matéria atualizada em 15/out/13 para acréscimo de informações).

Estão sendo oferecidas 4.210 vagas, distribuídas nos campi do IFMA das cidades de Açailândia, Alcântara, Barreirinhas, Bacabal, Buriticupu, Caxias, Codó, Coelho Neto, Imperatriz, Pinheiro, São João dos Patos, São Luis (Maracanã, Centro Histórico e Monte Castelo), São Raimundo das Mangabeiras, Santa Inês, Timon e Zé Doca.

O quadro de vagas, com a lista de cursos por cidade está no ANEXO II a partir da página 13 do edital.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

Compartilhe no Facebook


As inscrições para o seletivo 2014 do IFMA podem ser feitas no período de 24 de setembro a 16 de outubro de 2013 - prorrogadas até dia 24 de outubro de 2013 - pela internet (link mais abaixo) ou presencial nos campi do IFMA nas cidades listadas acima. A taxa de inscrição é de R$ 20. Para se inscrever o aluno precisa ter CPF próprio, não será permitida inscrição com documento dos pais. A prorrogação foi necessária por causa da greve dos bancos.

Quem ganhou a isenção da taxa de inscrição já está automaticamente inscrito no seletivo. Quem não ganhou a isenção, deve acessar o sistema novamente e seguir os procedimentos para se inscrever e pagar a taxa de inscrição. O link para a lista de isentos está mais abaixo.

DATA DA PROVA

A prova será realizada no domingo, dia 24 de novembro de 2013 no período da tarde, com início a partir das 13 horas. Serão 40 questões objetivas, sendo 20 de português e 20 de matemática. O conteúdo a ser estudado para prova, de acordo com cada forma de curso, pode ser consultado no ANEXO VI a partir da página 37 do edital.

FORMAS DE CURSOS OFERECIDOS

O IFMA oferece cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio nas três formas explicadas a seguir. Ao fazer a inscrição, o candidato será obrigado a selecionar uma dessas três formas abaixo. Ao fazer a seleção, aparecerá somente as cidades onde há cursos da forma selecionada.

• A forma Integrada ao Ensino Médio é destinada aos candidatos que concluíram o ensino fundamental, ou estejam concluindo neste ano de 2013 (cursando 8º série ou 9º ano). Nesta forma, o candidato estudará três anos no IFMA o ensino médio integrado ao curso técnico.

• A forma Concomitante ao Ensino Médio exige que o candidato esteja matriculado no Ensino Médio, cursando no mínimo o 1ª ou 2º ano em outra Instituição de Ensino, em turno diferente ao da sua opção no Ensino Técnico no IFMA. Nesta forma, o aluno continua estudando o ensino médio na escola que já está matriculado, e vai estudar no IFMA somente o curso técnico durante cerca de um ano e meio.

• A forma Subsequente ao Ensino Médio exige que o candidato já tenha concluído o Ensino Médio ou esteja concluindo neste ano de 2013 (cursando 3º ano). Nesta formao aluno estuda somente o curso técnico durante cerca de um ano e meio.

SISTEMA DE COTAS

50% das vagas serão destinadas aos egressos de escolas públicas (sendo a metade dessas vagas, 25% do total, para candidatos com renda familiar bruta inferior a 1,5 salários mínimos e a outra metade, 25% do total, para candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salários mínimos); 5% das vagas para candidatos portadores de deficiência e 45% das vagas para concorrência universal.

Quem optar por concorrer para a cota com renda familiar bruta inferior a 1,5 salários mínimos, será obrigatório apresentar o comprovante de renda no ato da matrícula, de acordo com os tipos de comprovantes listados no ANEXO XI na página 43 do edital.

CALENDÁRIO

• Pedido de isenção da taxa de inscrição: 03 a 17 de setembro de 2013;
• Publicação da lista de isentos: 25 de setembro;
• Período de inscrição: 24 de setembro a 24 de outubro de 2013;
• Pagamento da taxa de inscrição: até 25 de outubro de 2013;
• Solicitação de atendimento especial para o dia da prova: 24 de setembro a 16 de outubro de 2013;
• Divulgação do local de prova: a partir 30 de outubro;
• Data da prova: domingo (tarde, a partir das 13 horas), dia 24 de novembro de 2013;
• Divulgação do gabarito oficial: 25 de novembro de 2013;
• Divulgação do resultado final com a lista de classificados e de excedentes: 27 de dezembro de 2013;
• Matrículas: 06 a 14 de janeiro de 2013;
• Convocação da primeira lista de excedentes: 21 de janeiro de 2014;
• Matrícula da primeira lista de excedentes: 22 a 29 de janeiro de 2014;
• Convocação da segunda lista de excedentes: 04 de fevereiro de 2014;
• Matrícula da segunda lista de excedentes: 05 a 12 de fevereiro de 2014.

LINKS PARA ACESSO DOS CANDIDATOS

INSCRIÇÕES on line para o seletivo 2014 do IFMA - clique e faça a sua

LISTA de isentos da taxa de inscrição

Clique aqui para acessar a reportagem com o EDITAL do seletivo 2014 do IFMA para cursos técnico de nível médio

EI PESSOAL, está acontecendo também outro seletivo do IFMA, este para CURSOS técnicos a DISTÂNCIA, clique aqui para saber os detalhes


Está com dúvida sobre as inscrições do seletivo 2014 do IFMA? Comente abaixo com seu perfil do Facebook ou Google/Blogger que o Portal Castro Digital responderá seu questionamento. Serão respondidas somente as perguntas cujas respostas não estejam nesta reportagem e/ou no edital.

15 comentários:

  1. A inscrição é feita com o rg e o cpf?ou pode ser so com o cpf?

    ResponderExcluir
  2. me explique o por quê não consigo fazer minha inscrição?pois pede a isenção, e não colocam a opção! nem a opção do curso! por quê?

    ResponderExcluir
  3. eu faço parte do pedido de isenção, me explique é preciso imprimir alguma coisa pra levar no dia da prova, ou posso ir fazer a prova tranquila !

    ResponderExcluir
  4. Thayngrid Soares, precisa levar a confirmação de inscrição com local de prova, que estará disponível na data explicada no calendário no texto desta matéria.

    ResponderExcluir
  5. E quando passa da data de vencimento do pagamento da taxa, o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende, se as inscrições ainda estiverem acontecendo, pode acessar o sistema e reimprimir seu boleto com nova data, mas se as inscrições já tiverem terminado, não tem mais como pagar.

      Excluir
  6. Fiz a inscrição, mais quando e para selecionar a cidade , caxias na aparecer, porque?

    ResponderExcluir
  7. ja saiu o edital de onde vou fazer a prova do ifma 2014?

    ResponderExcluir
  8. como vejo aonde vou fazer a prova do ifma 2014?
    ou ja saiu o ediatal de local da prova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Local de prova ainda vai ser divulgado, aguarde matéria aqui no site, volte a acessar depois.

      Excluir
  9. ei hoje já são 9 de novembro, no dito a cima dis que a o loical de prova sairia 30 de outubro, pq o atrazo?? se ja saiu passa o limk pra mim e pra galera que esta querendo sabe!

    ResponderExcluir
  10. Quando Vão disponibiliza o Link do Local de Prova? Faltam poucos dias Para a Prova Ja.

    ResponderExcluir

  ©Castro Digital | Bacabal - MA - Todos os direitos reservados.

Topo