segunda-feira, 8 de abril de 2013

Comando promete instalar Corpo de Bombeiros em Bacabal até maio de 2013, será?

Parece que a cidade de Bacabal - MA finalmente vai ganhar uma instalação do corpo de bombeiros, será? É esperar e ver para crer. Na tarde desta segunda-feira (9), representantes do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CB-MA) vieram da capital São Luis até a cidade tratar sobre o assunto.

Eles se reuniram com o prefeito José Alberto Veloso e seus asseclas e prometeram a instalação do corpo de bombeiros em Bacabal até o final do mês de maio deste ano de 2013. A unidade vai contar com carro equipado e dez homens. Como ainda não tem sede própria, vai ficar instalada na base da Força tática, no bairro Trizidela.

Mas essa promessa só veio a acontecer depois da reportagem exibida no programa Fantástico da Rede Globo neste domingo (7). Na ocasião, foi mostrada diversas cidades do Brasil sem corpo de bombeiros. A cidade de Bacabal foi destaque, pois além de não ter bombeiros, é a única do mundo a usar por duas vezes, fezes para apagar incêndios.

Será que antes dessa reportagem as autoridades do CB-MA não sabiam que Bacabal não tem bombeiros e apagou dois incêndios, usando em cada um, cerca de 4 mil litros de fezes?

Agora, depois dessa promessa de corpo de bombeiros para Bacabal só resta a população esperar e torcer para que seja realmente cumprida. E caso os bombeiros sejam instalados, posteriormente não vai faltar políticos afirmando que trouxe os bombeiros para Bacabal.

Veja o vídeo da reportagem do Fantástico onde Bacabal é destaque por apagar incêndio com fezes

Guardas municipais de Bacabal serão transformados em bombeiros


Na mesma reunião também ficou acertado que 10 guardas municipais passarão por um treinamento e formação uma brigada contra incêndios e já começariam a trabalhar enquanto os bombeiros militares não chegam. Os guardas foram enviados para um treinamento no quartel do Corpo de Bombeiros de Caxias. A ação é ilegal, pois os guardas estão sendo desviados de sua função, nesse caso caberia a fiscalização da Prefeitura por parte dos vereadores e do Ministério Público. Para que haja a brigada municipal contra incêndios, teria que ser criado e aprovado um projeto de lei específico para esse fim, mas dificilmente isso deve acontecer, afinal na prefeitura existe apenas o cargo de guarda municipal, pois a instituição em si nunca foi criada.

Também está em tramitação uma emenda do deputado federal Alberto Filho que destina 01 milhao de reais para compra de equipamentos para o corpo de bombeiros de Bacabal. Os equipamentos são: Caminhão de Combate a Incêndio (Modelo ABT: Auto-Bomba-Tanque) com capacidade para 5.000 litros d’água; Ambulância tipo furgão para atendimentos pré-hospitalares; Camionete a diesel 4×4 a diesel para ações de resgate, busca e salvamento; 02 (dois) desencarceradores hidráulicos, utilizados para retirada de vítimas de acidentes automobilísticos presas em ferragens; 05 (cinco) rádios de comunicação portáteis e 03 (três) conjuntos de roupas de combate a incêndio. O processo ainda está em fase de licitação e liberação do dinheiro, portanto esses equipamentos ainda podem demorar a chegar.

COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: