Guardas municipais de Bacabal – MA denunciam descaso da administração de Zé Alberto, Lisboa e dos vereadores

Compartilhe esta postagem:

Os guardas municipais de Bacabal – MA enviaram ao Portal Castro Digital um e-mail com denúncias de descaso da administração pública para com estes profissionais. O descaso começou na administração do ex-prefeito Raimundo Nonato Lisboa e, passados quase três meses da nova gestão, continuam na administração do atual prefeito José Alberto Veloso, sem sinal de melhorias imediatas. Os vereadores das duas gestões também são responsáveis por esse descaso.

O e-mail, fotos e/ou arquivos enviados pelos guardas municipais de Bacabal podem ser visualizados na integra mais abaixo.

A denúncia destaca ítens como:
– Falta de remuneração adequada;
– Assédio moral por parte dos superiores e autoridades que fazem parte da administração pública municipal;
– Não pagamento de horas extras, adicional noturno e de risco de vida;
– Sede do Departament Municipal de Trânsito (DMT) parecendo um chiqueiro de porco, conforme detectado pelo atual prefeito Zé Alberto quando estava em campanha e mostrado nas fotos;
– Não existe em Bacabal a Instituição Guarda Municipal, por isso esta não pode receber recursos federais, existe apenas o cargo com a função de guarda municipal;
– Infraestrutura de trabalho precária como viatura sem manutenção e com pneus carecas, fardamento velho e rasgado, dentro outros ítens que podem ser conferidos no texto do e-mail mais abaixo.

Durante edição desta matéria, o Portal Castro Digital conversou com um dos guardas municipais que fez mais uma reclamação. Na noite de sábado (23), em mais uma ronda da Operação Saturação realizada pela Polícia Militar de Bacabal, além dos PMs, somente os funcionários do Conselho Tutelar receberam coletes a prova de balas. A PM alegou que trabalhar com a Policia é arriscado por isso tinham que ir de coletes, mas não tinha suficiente para os guardas municipais, e nem estes tinham os seus exclusivos; assim, eles foram de peito aberto, sem nenhuma proteção.

O Portal Castro Digital, através da página de contato, está aberto para possíveis esclarecimentos de quaisquer uma das partes citadas nesta matéria.

LEIA OS PRINCIPAIS PONTOS DENUNCIADOS NO E-MAIL ENVIADO PELOS GUARDAS MUNICIPAIS DE BACABAL E MAIS ABAIXO VEJA OS ARQUIVOS/FOTOS ENVIADOS EM ANEXO



Olá, não sabemos mais a quem recorrer, pois nesta cidade a imprensa televisiva está toda nas mãos do Prefeito, os Vereadores nem se fala… (…). Esperamos que você possa nos ajudar (…).

O transito de Bacabal vira e mexe é noticia, mas se prestarmos atenção os semáforos, por exemplo, estão funcionando e quando dá algum problema em no máximo 2 dias é resolvido a questão. Sinalização vertical está boa, o que não temos é a horizontal, até porque tem mais buraco que pista pra sinalizar.
Mas o problema está além dos olhos da população…

A Administração Municipal nunca olhou o DMT com bons olhos, embora seja um órgão que traz muita receita ao Município.

Zé Vieira quando criou o Cargo de Guarda Municipal, o criou com uma boa remuneração (vide anexo), o salário equivalia a 2 salários mínimos da época (Artigo 3º da Lei do Mínimo (vide anexo)), mas Lisboa não atualizava o mesmo, chegando ao ponto do mínimo Nacional está maior que os vencimentos aplicados no município. Como é ilegal pagar menos, o salário que antes era 2 caiu para 1.

(…)

O mesmo ao ver o desestímulo do grupo que iria comandar inventou uma gratificação (de boca mesmo, não existe aprovação pela câmara) e passou a utilizá-la em desfavor dos guardas. Tudo era motivo para ameaças de redução salarial, fazendo todos terem que se submeter a serviços desumanos ou perigosos, como fiscalizar entrada de carnaval das 18:00 até o fim da festa, 03:00 a 04:00, as vezes até amanhecendo o dia, sem ganhar hora extra, adicional noturno ou risco de vida, correr atrás de moto táxi pirata à noite, com metas de apreensão, (…).

Mudou-se o gestor e o que mudou? Vamos relatar agora…

Existia no DMT dois dias em que os Guardas que estivessem de serviço à tarde eram liberados mais cedo para praticarem exercício físico, no caso futebol, pelo fato do Departamento ser dotado de campo. Na nova Administração foi cortado de imediato! Parou-se, até segunda ordem, a apreensão dos piratas.

Você pode estar se perguntando: O que querem que eu publique? pois cortar educação Física e parar de perseguir pirata não é tão grave.

Agora vem a pior parte que é o descaso escancarado que perdura nessa nova administração.

No período politico os 3 candidatos se reuniram com a Guarda Municipal (normal a tentativa de conquista de classes). Na reunião com Zé Alberto, na ocasião aspirante a Prefeito, o mesmo disse: “É uma vergonha esse salário de vocês, até meus peões ganham melhor! Quando eu assumir no dia 1º de Janeiro já irei regularizar o salário de vocês e passarão a ganhar 2 salários como era antes” “Outro desrespeito é aquele prédio imundo, se eu pudesse tirava do meu dinheiro pra mandar reformar amanhã mesmo. A reforma daquele prédio será uma das minhas primeiras ações, pois parece um chiqueiro”.

Pelo visto ele está acha os Guardas um bando de Porcos, pois veja como está o prédio (vide anexo), olha o banheiro, a geladeira e a pia (infelizmente embaçou) que tem lodo nos quilos.

(…)

A Guarda Municipal, enquanto instituição, não existe. Só existe o cargo de Guarda Municipal o que inviabiliza o Município de receber recursos Federais, o município está deixando de receber benefícios por negligencia, pois várias vias de Projetos estão espalhados na Câmara, Prefeitura e Procuradoria Municipal, e nada ainda foi feito.

O salário dos que entraram na época de Zé Vieira, que era 2 mínimos, caiu pra 1 + gratificação, (conforme você pode ver no Contra Cheque) e dos que entraram na era Lisboa é pior ainda, pois é 1 mínimo limpo e seco (vide anexo). Isonomia de Vencimentos anda longe do dicionário da Administração Pública Municipal.

A procuradoria alega não poder dar a gratificação para os Guardas mais novos no serviço por não ter lei que regulamente a gratificação e o edital do concurso de 2010 estar dizendo que os Guardas teriam vencimentos de 1 salário apenas e o Edital é que vale. Mas não explica o fato do Edital do concurso que Zé Vieira fez estar 2 mínimos e não ser cumprido pelo atual gestor. E daí, se os guardas mais velhos no serviço tiverem seus salários regularizados os que entraram em 2011 também terão pois Isonomia de Vencimentos é Lei Federal e consta no Estatuto do Servidor Público Municipal também.

Zé Alberto alega não ter dinheiro para regularizar o salário dos Guardas Municipais por ter herdado uma herança maldita das mãos do Lisboa que deixou a prefeitura comprometida financeiramente, mas paga mais para os Vereadores, Secretários, Fiscais, motoristas e até a Banda Santa Cecília que ganharam aumento, sem contar os bezerros dado aos vereadores.

Os Guardas trabalham todos os dias, faça chuva ou faça sol, profissionais desmotivados e desvalorizados, mas que todos os dias exercem seu papel. São ameaçados, xingados, agredidos, criticados, mas o lado humano de cada um não é visto pela população que preferi culpá-los pela bagunça no transito que responsabilizar os verdadeiros responsáveis por tudo. Olhem o fardamento dos mesmos (bonés rasgados, coturnos rachados/descolados, ziper’s quebrados, camisas/calças desbotadas, etc.).

(…)

Quando a direção é questionada sobre manutenção da única Viatura que o Departamento dispõe, os mesmos responderam: “podem ficar tranquilos que já foi visto a gasolina”. Alguém tem que dizer que manutenção inclui revisão, alinhamento, balanceamento, troca de pneus, etc. A viatura do Departamento está horrível, sem ar condicionado (quebrado e nunca ajeitado), pneu careca, desalinhado e as vezes sem gasolina.
Ainda tiveram a coragem de publicar a entrega de 3 motos de 1998 reformadas, podendo receberem do Governo se Criarem a instituição Guarda Municipal.

Além desses problemas de estrutura física e financeira, ainda tem o problema politico de abuso de autoridade praticados pelos assessores, secretários e asseclas do grupo.

Quando reuniram os Guardas e foram questionados sobre regularização salarial foi dito: “primeiro mostrem serviço para o Prefeito lembrar de vocês, aí sim vamos ver a questão salarial”. Resultado: Guardas ativos, orientando, punindo quando necessário e controlando o transito na esperança de serem lembrados. E o que aconteceu? Secretários, Assessores e Asseclas ao serem notificados por estacionarem em locais proibidos foram arrogantes com os Guardas e foram dizer para o Prefeito. E o que ele fez? Chamou e perguntou: “Vocês estão multando meu povo porque?”

Até onde nós sabemos o povo do Prefeito é a população, independente de ter votado nele. Se não é pra multar o povo dele então não é pra multar ninguém! Assim está sendo, vários Guardas pararam de multar.

Precisamos que esse descaso seja noticiado: Salários vergonhosos e diferentes para o mesmo cargo (enquanto aumento e bezerros são dados), prédio, como disse o próprio Zé Alberto, imundo (enquanto até cemitério é reformado), viatura sem manutenção, motos reformadas (…), fim da Educação Física e Guardas sendo fiscalizados como sendo funcionários que não trabalham.

Não aguentamos mais essa desvalorização, parece que enterraram uma cabeça de porco no DMT, só pode!
Bacabal está numa ditadura camuflada, só os Blogs pra nos salvar agora.

De já agradecemos a ajuda!

CONTRA CHEQUES E LEI QUE CRIOU O CARGO DE GUARDA MUNICIPAL EM BACABAL – Clique nas imagens para ampliar

Contra cheque de janeiro/2013 de guarda municipal novato (sem gratificação)

Contra cheque de janeiro/2013 de guarda municipal antigo (com gratificação)

 

Contra cheque de janeiro/2012 de guarda municipal novato (sem gratificação)

Contra cheque de janeiro/2012 de guarda municipal antigo (com gratificação)

Lei que criou o cargo de guarda municipal em Bacabal no ano de 1999 com salário no valor de R$ 260, equivalente a dois salários mínimos na época

Valor do salário mínimo em 1999 era R$ 130, quando a função de guarda municipal foi criada em Bacabal

FOTOS DO DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE BACABAL

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Unknown disse:

    Meus amigos o que estamos vivendo é uma triste realidade,porém o povo é o fator principal causador dessa lamentável situação. porém mais uma vez é hora de pergunarmos "AGORA SIM O QUÊ?" DIANTE DE TUDO ISSO NÃO PODEMOS ESQUECER "O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE"