sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apagão deixa todos os estados do Nordeste sem energia

Na noite desta quinta-feira (25), por volta das 23h14, um apagão deixou todos os Estados do Nordeste (MA, PI, CE, RN, AL, SE, BA, PE e PB) sem energia. O apagão ocorreu devido à interrupção do fornecimento de energia da operadora nacional de fornecimento, a Eletronorte, segundo informações do executivo de imprensa da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Luiz Carlos Cardoso. A energia voltou por volta de 1H30 da madrugada de sexta-feira (26), foram mais de duas horas sem luz. Áreas do PA, TO e DF também foram atingidas.

O último apagão com essa dimensão foi no dia 22 de setembro. Uma queima do transformador teria sido a responsável pela interrupção no fornecimento de eletricidade em 11 Estados, nas regiões Norte e Nordeste, incluindo o Maranhão.

E se o Brasil tem energia de sobra, proveniente de diversas usinas hidrlétricas nos rios espalhados pelo país, por que existem esses apagões? Simples, há um problema muito grande na distribuição. Rede elétrica mal conservada e sem manutenção.

De acordo com informações do Operador Nacional de Sistemas (ONS) a causa da queda de energia ontem a noite ainda não foi identificada. A ONS é responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Atualização às 12 hs de sexta-feira (26)

O apagão foi causado por um incêndio em uma chave seccionadora de um capacitor entre as subestações de Colinas - TO e Imperatriz - MA. A informação é do diretor do Operador Nacional do Sistema, Hermes Chipp. Segundo ele, o problema ocorreu na interligação dos sistemas Norte e Nordeste ao sistema Sul Sudeste. No entanto, as causas do incêndio ainda não foram identificadas. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico convocou uma reunião para a manhã desta sexta-feira para discutir o assunto.
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: