ÚLTIMO DIA: inscrições para cursos técnicos na UemaNet
O que você está procurando neste site? Faça uma PESQUISA na caixa abaixo:

Por que o tempo está tão quente neste 2° semestre de 2012?

sábado, 22 de setembro de 2012

Nos últimos meses tem-se notado um aumento exagerado na temperatura ambiente, não apenas na cidade de Bacabal - MA, mas também em todo Brasil. Mas por que o tempo está tão quente e com isso fazendo grande calor?

No Brasil, os meses de junho a setembro de 2012 foram os mais quentes desde 2007, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), em Cachoeira Paulista (SP).

Segundo o Cptec, o forte calor foi consequência de um fenômeno climático chamado de "sistema de alta pressão", que impediu a chegada de frentes frias. O sistema bloqueou por meses a chegada do frio e fez com que massas de ar quente permanecessem sobre o Brasil, causando o calor intenso, a falta de chuvas e o tempo seco.

Segundo a meteorologista do Cptec, Ludmila Tochnann, o evento climático durante esses meses não é algo extraordinário. “É difícil prever quando isso vai acontecer novamente”, explica Ludmila.

Previsão climática realizada por meteorologistas do Cptec/Inpe para os próximos três meses (outubro, novembro e dezembro de 2012) afirma que a possível formação de um moderado fenômeno El Niño pode afetar o regime de chuvas no país. O fenômeno é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico perto dos trópicos.

Com isso, entre outubro e dezembro poderá chover mais no Sudeste, Sul e no centro de Mato Grosso do Sul, enquanto que as regiões Norte e Nordeste poderão sofrer com a escassez de precipitações.

Outra característica que causa aumento de temperatura nesta época, são as grandes quantidades de focos de queimadas presentes em todo Brasil. A fumaça liberada pelo fogo fica acumulada na atmosfera, criando uma grande estufa e prendendo o ar quente junto à superfície terrestre. Isso aumenta consideravelmente a temperatura.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

RESPONSÁVEL PELO SITE
Raimundo de Castro
de Bacabal - MA, Brasil.
Jornalista (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA) formado pelo iBECEC - Instituto Brasileiro de Estatística, Cultura, Educação e Comunicação;
Professor efetivo da Rede Pública Estadual de Ensino do Maranhão, Pedagogo (UEMA), Especialista em Educação, Comunicação e Tecnologia em Interfaces Digitais (Faculdade UniSEB/COC), Web Designer (SENAC), Acadêmico de Sistemas Para Internet (FEBAC), Estudante de Técnico em Informática (Uemanet e Rede e-TEC/MEC). CURRÍCULO LATTES
Desde fevereiro de 2009, já publiquei notícias e você e/ou outros internautas já fizeram comentários. Obrigado pelo acesso ao site e volte sempre.

  ©Castro Digital | Bacabal - MA - Todos os direitos reservados.

Topo