quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Monografia sobre o tema Albinismo e Direitos Humanos

O estudante Bruno Azin elaborou uma monografia de conclusão de curso sobre o tema Albinismo e Direitos Humanos. Ele estudou Direito na Faculdade Christus de Fortaleza - CE.

A publicação desta monografia tem como objetivo disponibilizá-la para servir como referências a consultas sobre o tema. Abaixo pode ser lido o resumo do trabalho e o link para fazer download do arquivo com o texto completo.

Resumo da monografia Direitos humanos no Brasil – uma análise sobre o albinismo

O presente trabalho teve como inspiração para sua realização uma reportagem que mostrava a necessidade dos albinos na Tanzânia de criarem um time de futebol chamado Albinos United,
para que pudessem escapar da morte. Tal matéria incitou este pesquisador à pesquisar esse tema direito dos albinos fazendo culminar este trabalho intitulado “Direitos humanos no Brasil – uma análise sobre o albinismo”, que tem como objetivos esclarecer o que é a doença e seus tipos derivados, bem como suas consequências, e expor a realidade vivida por estes cidadãos que se encontram no país. Foi feita uma análise dos projetos de lei, das leis efetivadas e das políticas públicas adotadas no Brasil em prol das pessoas portadoras de albinismo. Trata-se de um estudo bibliográfico, utilizando autores como Goffman, Sarlet dentre outros doutrinadores e, principalmente, lançou-se mão de conteúdos encontrados em diversos sites na internet que tratam e lutam em defesa dessa causa, tendo como indispensável a contribuição de Roberto Bíscaro, criador e principal incentivador desse movimento, através do blog Albino Incoerente. Ao final, pode-se concluir que são diversos os desafios enfrentados pelos albinos desde o seu nascimento à vida adulta, passando por constrangimentos, falta de informação, preconceitos, discriminação e tendo a efetivação dos seus direitos ausente na maioria dos Estados de nosso país, e aqueles que o possuem se norteiam apenas com a distribuição de protetores e bloqueadores solares. Com a presente pesquisa percebeu-se que problema é bem mais complexo do que se pensa.

Download da monografia completa - Arquivo em Pdf

COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: