quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Deputado do MA propõe projeto para criar o dia do blogueiro

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa deu parecer favorável ao projeto de lei de autoria do deputado Zé Carlos (PT) que cria o Dia do Blogueiro. O projeto deve ser votado nas próximas sessões.

A indicação da data para a comemoração é 18 de maio. Ela será uma alusão ao aniversário de morte do jornalista e blogueiro Walter Rodrigues, considerado pioneiro na utilização desta ferramenta de comunicação, contribuindo, desta forma, para a evolução do jornalismo digital em nosso Estado, feito de forma independente e autoral.

A popularização da internet deu início a uma das maiores revoluções culturais da história mundial. Com o advento da comunicação virtual, surgiu então uma espécie de suplemento à vida real: as redes alteraram o cotidiano do homem pós-moderno do lado de fora da tela - as barreiras de relações sociais reais e virtuais e até mesmo geográficas foram transmutadas. Da mesma forma que os conceitos “líder de opinião” e de “comunidade” ganharam novas conotações.

A criação, por consequência, de uma esfera compartilhada digital como espaço de apresentação ao público (e também produzida por ele), relacionada a uma série de fatos sobre os quais devemos emitir opinião ou discutir, atenuou a influência cognitiva dos meios de comunicação de massa. Uma vez no virtual, o indivíduo passa a adquirir uma experiência direta, imediata e pessoal sobre um assunto, tornando-o dotado de significado para si.

Em outras palavras: a internet tornou-se elemento agregador de informação e, para o jornalista, uma alternativa eficaz para a livre publicação e também uma fonte de informações.

De acordo com o pesquisador e teórico Pierre Lévy, em sua obra Cibercultura (1999), as relações entre internet e sociedade, as comunidades que vivenciam a cibercultura são “construídas sobre as afinidades de interesses, de conhecimentos, sobre projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca, tudo isso independentemente das proximidades geográficas”.

Nesse contexto, cresceu o potencial da ferramenta blog; no Maranhão, popularizada pelo jornalista Walter Rodrigues. Fala-se então sobre a confiabilidade na opinião do autor. Ao contrário das demais mídias, em que, teoricamente os fatos devem ser apresentados de forma imparcial, o blog tem assumidamente um papel opinativo.

O Dia do Blogueiro será uma justa homenagem àqueles que valorizam a qualidade da informação e contribuem para a formatação de imagens e conceitos de temas de interesse regional, nacional e até mesmo internacional; mantendo o internauta sempre atualizado, em tempo real, a respeito das noticias de destaque quer seja em nosso estado, quer seja no restante do mundo.
________________
Referência: Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.


RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: