O que você está procurando neste site? Faça uma PESQUISA na caixa abaixo:

Edital do vestibular da UEMA 2012 - PAES e UEMANET

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), publicou o Edital 171/2011 que disciplina o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES/2012, destinado a selecionar candidatos, nas modalidades presencial e a distância para o primeiro e segundo semestres de 2012.

Serão oferecidas 4.480 vagas para o ano de 2012, sendo 2.610 para o primeiro semestre letivo e 1.870 para o segundo. As inscrições serão efetuadas de 5 a 30 de setembro de 2011 somente pela internet. Para se inscrever, acesse o link de inscrição no final desta notícia, disponível a partir do dia 5; escolha um dos sistemas de vagas (Universal ou Especial); preencha e imprima o requerimento de inscrição, gere o boleto bancário e efetue o pagamento em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos seus correspondentes bancários. As inscrições vão até 30 de setembro, mas o pagamento do boleto pode ser feito até 3 de outubro.


De 7 a 12 de novembro, os candidatos cujas inscrições tenham sido homologadas devem retirar sua confirmação de inscrição por meio da internet e colar uma foto 3x4 datada e recente, para que tenha acesso aos locais de prova. A primeira etapa do Processo Seletivo acontece em 13 de novembro (com 80 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo conteúdos referentes às disciplinas das três séries do Ensino Médio) e a segunda, em 18 de dezembro (16 questões analítico-discursivas de duas disciplinas específicas por curso e a prova de produção textual). As provas serão realizadas de 13h às 18h, conforme edital 171/2011 disponível no link no final desta notícia.

Além de São Luís, as provas serão aplicadas em mais 33 municípios: Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-mirim, Colinas, Carolina, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto, Barra do Corda, Codó, Alto Parnaíba, Anapurus, Arari, Bom Jesus das Selvas, Fortaleza dos Nogueiras, Humberto de Campos, Dom Pedro, Nina Rodrigues, Porto Franco, Santa Quitéria do Maranhão, Santo Antonio dos Lopes, São Bento e Timbiras.

As questões da prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira terão como referência textos nacionais e as obras literárias recomendadas: A cidade e as serras, de autoria de Eça de Queirós; A hora da Estrela, de Clarice Lispector; e Crônicas para ler na escola, de Carlos Heitor Cony.

COTAS

Duas novidades marcam o processo seletivo da Uema, a oferta no Sistema Especial de Reservas de Vagas (cotas para negros e indígenas que cursaram o Ensino Médio exclusivamente em escolas públicas) e a volta dos cursos voltados para tecnólogos.

As vagas destinadas ao Sistema de Reservas de Vagas não preenchidas serão repassadas para candidatos aprovados e não classificados do Sistema Universal, concorrentes ao mesmo município, curso e turno. “O enquadramento da cor (ou raça), conforme classificação adotada pelo IBGE, dar-se-á mediante a autodeclaração do candidato, expressa na ficha de inscrição”, esclarece a Pró-reitora de Graduação, professora doutora Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha.

FORMAÇÃO EM TECNOLOGIA


Na área tecnológica serão oferecidos quatro cursos, com 245 vagas distribuídas para sete 7 municípios, sendo quatro a distância e três presenciais. Estão sendo disponibilizadas vagas em Tecnologia de Alimentos (Balsas, Açailândia, Grajaú e São Bento); Tecnologia em Gestão Ambiental (Açailândia), Tecnologia em Agronegócios (Itapecuru-Mirim) e Tecnologia em Agroindústria (São João dos Patos).

“Esses cursos reforçam a participação da Uema na política adotada pelo Governo do Estado que deve priorizar a formação na área tecnológica, com o projeto Maranhão Profissionalizante. Nosso foco é preparar os maranhenses face aos novos projetos que estão se instalando em nosso Estado”, afirmou o reitor José Augusto Oliveira.

CURSOS A DISTÂNCIA

Além do curso de Tecnologia de Alimentos, a Uema vai oferecer mais três cursos a distância, atendendo um total de 32 municípios, sendo 15 com exclusividade na modalidade. O número de vagas a distância será de 1.300, distribuídas em Administração Pública (870 vagas), Filosofia Licenciatura (225 vagas) e Pedagogia Licenciatura (205 vagas). “Houve um aumento considerável no número de vagas oferecidas, o que aumenta a nossa responsabilidade em continuar ofertando um ensino de qualidade, contribuindo para a formação dos maranhenses nas mais diferentes localidades do Estado, com a comodidade que só o ensino a distância pode oferecer”, afirmou o professor Antônio Roberto Coelho Serra, coordenador do Núcleo de Tecnologias Educacionais (UEMANET).

Clique aqui para acessar o Edital do vestibular da UEMA 2012 - PAES e UEMANET

Clique aqui para se inscrever no vestibular da UEMA 2012
________________
Referência: UEMA.


RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Castro Digital | Bacabal - MA - Todos os direitos reservados.

Topo