sábado, 16 de julho de 2011

O que o Google+ tem que o Facebook não tem?

O Google+ (ou Google Plus), lançado há duas semanas, a tentativa do Google de entrar no mundo das redes sociais - depois do fracasso do Wave e do Buzz - alcançou alguns números importantes. Mais de 10 milhões de usuários compartilhando 1 bilhão de itens por dia e clicando no botão "+1" 2,3 bilhões de vezes diariamente podem fazer seu principal concorrente, o Facebook, ficar de cabelos em pé. Logo depois do lançamento do Google+, o Facebook anunciou seu chat em vídeo, ferramenta que a rede do Google implementou e que a de Zuckerberg ainda não tinha.

O site Huffington Post listou seis funcionalidades que o Google+ colocou no ar e que, pelo menos por enquanto, o Facebook ainda não disponibiliza aos seus usuários. Veja:

Hangouts: chat em vídeo, mas em grupo
Mesmo com seu bate-papo em vídeo, lançado em parceria com o Skype, a ferramenta do Facebook não oferece as mesmas funcionalidades do chat em vídeo do Google+, o Hangouts. Na rede do Google, os usuários podem criar um "ponto de encontro", aberto para outras pessoas participarem, e conversar em grupo ou assistir a um vídeo do YouTube junto com os amigos durante a conversa.

Sparks: um feed de notícias diferente
A grande diferença para o feed de notícias do Google+ e do Facebook é que, na rede do Google, o usuário tem uma página específica para receber atualizações sobre os assuntos que mais lhe interessa. Ele pode escolher temas como "futebol", "moda" ou "tecnologia", e receber o que de mais quente está na web sobre os assuntos, seja em portais de notícias, blogs ou no YouTube, sem, entre uma notícia e outra, se deparar, por exemplo, com a foto de um amigo em uma festa.

Círculos secretos
Quando um usuário do Google+ coloca um contato em um círculo, ele pode ter certeza de que esse contato não vai saber disso. Ele pode escolher, ao postar algo na rede, com quais círculos ele quer dividir aquela postagem, mas os outros usuários não saberão como estão agrupados na rede do Google. Já no Facebook, a dinâmica dos grupos é um pouco diferente: embora existam opções de privacidade, todos os membros de um grupo sabem quem são os outros membros.


Acompanhar posts de estranhos
Enquanto o Facebook mostra no mural somente as postagens dos seus amigos, o Google+ permite que o usuário veja as atualizações de pessoas que estão seguindo-o, mas que ele ainda não adicionou em nenhum círculo. Basta clicar na opção "Fora dos círculos" e acompanhar as postagens de "estranhos" e decidir quem merece - ou não - ser adicionado nos seus círculos.

Chat em vídeo até com quem você não conhece
O bate-papo do Facebook exige que você seja amigo de alguém para conversar com ele. Já o Hangout é mais aberto: desde que o bate-papo não seja feito entre mais de 10 pessoas, conhecidos ou estranhos são bem-vindos na conversa em vídeo. O Google+ deixa a decisão de querer ou não conhecer gente nova na mão do usuário.

Acompanhe tudo pelo Google
Uma das vantagens do Google+ é que o usuário pode acompanhar as atualizações dos amigos pelos sites do Google. Logado, a barra do Plus mostra as notificações da rede social no Gmail ou na página inicial do buscador. O Google encontrou uma forma de colocar sua rede social em contato com os usuários diversas vezes ao dia, ao contrário do Facebook.
________________
Referência: Terra.


RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: