quarta-feira, 15 de junho de 2011

Comissão de saúde da AL-MA visita hospitais de Bacabal e realiza audiência pública

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL-MA) realizou nesta quarta-feira (15), em Bacabal, vista a hospitais e audiência para debater problemas relacionados à rede de saúde pública no município. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da comissão, Dr. Pádua (PP), e a visita realizada por solicitação do deputado Carlinhos Florêncio (PHS). Também participaram dos trabalhos as duas relatoras da comissão, deputadas Valéria Macedo (PDT) e Vianey Bringel; e os deputados Raimundo Louro (PV) e Roberto Costa (PMDB).

A primeira visita feita pela comissão foi ao prefeito de Bacabal, Raimundo Lisboa (PMDB), que conversou com os parlamentares e disponibilizou o secretário de Saúde do município, Lílio Estrela, para acompanhá-los no périplo pelos hospitais. Em seguida, a comissão foi ao Hospital Regional Laura Vasconcelos, onde os deputados conversaram com médicos, enfermeiras e pacientes sobre eventual problema de superlotação e falta de médicos. Viram também no local uma fossa séptica transbordando e jorrando para a rua e calçada; e ficaram sabendo que o Socorrão está funcionando improvisado no Laura Vasconcelos, enquanto a prefeitura não finaliza a reforma e ampliação do novo prédio do hospital.

O deputado Carlinhos Florêncio disse que a obra do Socorrão estava paralisada há três anos e, só nos últimos dias, com a proximidade da visita da comissão, a prefeitura fez uma espécie de maquiagem. O prédio é amplo, mas falta ser totalmente equipado e o prédio antigo foi interditado pela Vigilância Sanitária, com o município sendo multado porque não cumpriu um Termo de Ajustamento de Condudata (TAC) com o Ministério Público para que finalizasse as obras em seis meses.

Os deputados visitaram também os prédios onde funcionam o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e a maternidade municipal e dois postos de saúde na periferia. Outra visita feita foi ao Hemomar, do governo do Estado, e os parlamentares tomaram conhecimento que a direção do centro recebe apenas R$ 700 por mês, que não dão para custear as despesas de coleta e transporte do sangue doado para São Luís. Carlinhos Florêncio defendeu que é preciso resolver o problema com urgência, porque pessoas estão morrendo por falta de sangue, defesa enfática feita também pelo deputado Dr. Pádua.

Na parte da tarde, os deputados realizaram a audiência pública, no fórum de Bacabal. Além dos parlamentares, participaram dezenas de populares e lideranças, a promotora de Justiça Karina Freitas e representantes da OAB-MA, dos vereadores e do prefeito Raimundo Lisboa. Os parlamentares voltaram a explicar o papel da comissão e disseram que o relatório apontando eventuais problemas será encaminhado para os setores competentes, em busca de uma solução.

Carlinhos Florêncio contou que a comissão iniciou os trabalhos de vistoria de hospitais por São Luís e agora foi a Bacabal, querendo ajudar a saúde pública do município.


O presidente da Comissão de Saúde da AL, Dr. Pádua, também frisou a importância dos trabalhos comissão e explicou que o setor de saúde pública de Bacabal registra as mesmas necessidades que vem sendo exibidas em outros municípios do Estado. O parlamentar do PR deu garantias de que o trabalho da comissão será técnico e que o relatório das deputadas relatoras Valéria Macedo e Vianey Bringel sai em 15 dias.

As duas deputadas asseguraram também que o relatório será técnico e vai registrar as eventuais falhas detectadas para que venham a ser corrigidas. Os outros parlamentares acompanhantes da visita, Raimundo Louro e Roberto Costa, também destacaram a importância do papel da comissão e disseram que o relatório será levado para a prefeitura e para o governo do Estado. Costa destacou, por exemplo, a boa infraestrutura hospitalar do município, mas disse que “problemas existem em todos os lugares”.
________________
Referência: Waldemar Têrr - Agência Assembleia.


RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK

COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

Um comentário:

  1. De uma coisa podemos ter certeza:
    De nada adianta querer apressar as coisas; tudo vem ao seu tempo, dentro do prazo previsto, mas a natureza humana não é muito paciente.
    Temos pressa em tudo, aí acontecem os atropelos do destino, aquela situação que você mesmo provoca por pura ansiedade de não aguardar o tempo certo.
    Mas alguém poderia dizer: mas qual é esse tempo certo? Bom, basta observar os sinais...
    Quando alguma coisa está para acontecer ou chegar até sua vida, pequenas manifestações do cotidiano, enviarão sinais indicando o caminho certo.
    Pode ser a palavra de um amigo, um texto lido (como esse), uma observação qualquer; mas com certeza, o sincronismo se encarregará de colocar você no lugar certo, na hora certa, no momento certo, diante da situação ou da pessoa certa!!!
    Basta você acreditar que nada acontece por acaso!!!
    Tente observar melhor o que está a sua volta.
    Com certeza alguns desses sinais já estão por perto, e você nem os notou ainda.
    Lembre-se que:
    O universo sempre conspira a seu favor, quando você possui um objetivo claro e uma vontade de crescer...
    com muita humildade
    Ass. Edmilson Moura
    Bacabal-MA

    ResponderExcluir