Terremoto no Japão é usado em golpe de phishing

Compartilhe esta postagem:

Mais um golpe utilizando o Japão como isca está se espalhando pela web. Desta vez, os criminosos estão visando o roubo de dados e informações pessoais.

De acordo com o laboratório da empresa Panda Security, que identificou o malware, os criminosos enviam mensagens de e-mail contendo links maliciosos que afirmam conter imagens e vídeos das tragédias no Japão.

Ao clicar no link a máquina da vítima (com sistema Windows) é infectada com um malware que fará o download de arquivos HOSTS e os irá substituir no computador para redirecionar o navegador para um site falso quando for digitado determinados endereços da web, confugurando assim o golpe chamado de phishing.

Embora seja uma pesquisa mundial, a Panda identificou que a maioria dos sites que são redirecionados pertencem a instituições financeiras brasileiras, como o banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander e Itaú. Além de serviços de e-mail, como Hotmail.

Ao abrir o navegador e tentar acessar uma dessas páginas, a vítima, sem perceber, é redirecionada para um site com layout idêntico ao website oficial, onde o usuário digita seus dados de acesso.

Golpes que exploram grandes acontecimentos são comuns nesses eventos e as empresas de segurança aconselham a nunca abrir links duvidosos e procurar informações diretamente em sites especializados.
________________
Referência: Info.

RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK


CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!