sábado, 19 de março de 2011

Impasse prejudica educação de Centro dos Teles em Bacabal

Um impasse, causado pela Prefeitura de Bacabal, está prejudicando a educação de dezenas de crianças do povoado Centro dos Teles. Mães daquela localidade denunciam que a Prefeitura não está dando as condições necessárias para que seus filhos estudem.

A Escola Santa Maria Goreth foi construída em Centro dos Teles há mais de 20 anos. Como podem ver nas fotos abaixo, o prédio ainda tem aquela estrutura bem antiga, cor amarela, blocos nas paredes, da época em que as escolas eram chamadas de "grupo escolar", lembram? Desde quando fora construída, nunca passou por uma reforma. A escola está quase que caindo por cima dos alunos, as salas estão cheias de buracos. Há goteiras em todo telhado, inclusive quando chove, os alunos são liberados mais cedo para não se molharem.

A escola dispõe apenas de duas salas de aula para um número muito grande de alunos e, como essa quantidade aumentou ainda mais neste ano de 2011, cerca de 30 alunos da pré-escola e do primeiro ano do ensino fundamental estão sem ter onde estudar.



A Prefeitura de Bacabal, através da secretária Municipal de educação, está ciente do caso, mas não tomam medidas concretas para resolver a situação. A secretaria apenas sugeriu que as crianças tomem um ônibus e vão estudar no distrito de Brejinho, que fica a 4 km da comunidade. Mas as mães dos alunos não concordam com essa proposta, por dois motivos: primeiro, a idade média das crianças é de seis anos e segundo, as estradas estão em péssimas condições de tráfego. Dessa forma as mães, com seu natural instinto de proteção, não aceitam que seus filhos pequenos corram riscos se deslocando para a escola. Se a situação continuar como está, as mães se comprometem até a construir uma casa de taipa (barro e palha) no pátio da escola, para funcionar como sala de aula.

Centro dos Teles não é o único povoado de Bacabal cuja Prefeitura prejudica a educação. Recentemente, a escola do Povoado São Benedito foi fechada para reforma, mas a reforma nunca aconteceu e mais de 80 alunos estão sem aula (Clique para saber mais!). Uma moça da comunidade está dando aulas de reforço para as crianças numa palhoça de taipa, onde a noite funciona um bar.

A situação de Centro dos Teles fica ainda mais complicada porque o povoado pertence à cidade de Bacabal, mas fica próximo à divisa com a cidade de Bom Lugar. A Prefeitura de Bacabal alega que não reforma a escola porque a maioria dos eleitores da comunidade são de Bom Lugar. A Prefeitura de Bom Lugar alega que o povoado é de Bacabal. Assim fica um impasse. Mas a obrigação de reforma e assistência à educação do Povoado Centro dos Teles é da Prefeitura de Bacabal, afinal a comunidade pertence a esta cidade e mais: o dinheiro para custear a educação vem para Bacabal.

VEJA AS FOTOS DA ESCOLA SANTA MARIA GORETH NO POVOADO CENTRO DOS TELES EM BACABAL

IMAGEM - Escola Santa Maria Goreth - Povoado Centro dos Teles - Bacabal - MA

IMAGEM - Escola Santa Maria Goreth - Povoado Centro dos Teles - Bacabal - MA

IMAGEM - Escola Santa Maria Goreth - Povoado Centro dos Teles - Bacabal - MA

IMAGEM - Escola Santa Maria Goreth - Povoado Centro dos Teles - Bacabal - MA


RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: