terça-feira, 10 de setembro de 2019

Como verificar se uma instituição é credenciada pelo MEC?

Como verificar se uma Instituição de Ensino Superior (IES) - Faculdades, Centros Universitários e Universidades - é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC)? Entenda todo o processo que envolve o credenciamento das Instituições até o reconhecimento do curso. Para que o seu curso tenha validade no mercado de trabalho, a instituição precisa funcionar de acordo com todas as exigências do MEC.



Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:
 Instagram    Facebook    Twitter    WhatsApp .

Este conteúdo foi produzido em parceria com a Faculdade Única de Ipatinga, instituição que oferece a maior gama de cursos de pós-graduação com mensalidades que cabem no seu bolso e totalmente credenciada pelo MEC. Clique aqui para ver as opções de cursos e mensalidades.

O que é credenciamento do MEC?

Toda Instituição de Ensino Superior tem que ser credenciada junto ao Ministério da Educação. Isso é necessário para que a IES possa atuar legalmente na Educação Superior. Ao ser credenciada, ela pode ser classificada como Centro Universitário, Faculdade ou Universidade. Se a instituição NÃO for credenciada, ela NÃO pode matrícular alunos e oferecer convalidação de certificado/diploma por outra instituição.


Como é Obtida a Autorização Para o Funcionamento dos Cursos?

Durante seu credenciamento, a IES pode pedir a autorização para criar até cinco cursos.

Como um Curso se Torna Reconhecido Pelo MEC?

Após abertas as primeiras turmas do curso autorizado pelo Ministério da Educação, o próximo passo seria buscar o reconhecimento do MEC. Quando a primeira turma desse curso está com a conclusão de sua carga horária entre 50% e 75% concluída, a faculdade deve solicitar o reconhecimento junto ao Ministério da Educação.

Uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) visita a instituição para avaliar a qualidade dos cursos. São avaliados três quesitos: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura da instituição. Com base nessa visita, o MEC define se o curso será reconhecido por ele ou não.

Mesmo após obtido o reconhecimento do curso, a instituição ainda receberá visitas regulares do Inep para ver se a qualidade se mantém ao longo do tempo.

Como Posso Conferir se Uma Instituição é Credenciada Junto ao MEC?


Para verificar se uma Instituição é devidamente credenciada junto ao MEC basta acessar o site e-MEC (http://emec.mec.gov.br/), que contem o cadastro de todas as IES e cursos de graduação e pós-graduação lato sensu (especialização), e seguir os passos abaixo (o sistema não é otimizado para celulares, é recomendado usar computador comum):

1. Clique na aba consulta avançada;
2. Preenche a sigla OU nome completo da instituição (atenção aos acentos);
3. Preencha o código de verificação (não precisa preencher os demais dados);
4. Clique em pesquisar.

Se tiver preenchido tudo correto, vai aparecer em seguida, abaixo do formulário de busca, o nome da instituição como resultado da busca, clique na lupa na extremidade direita do nome da instituição e na página seguinte, navegue pelo menu superior e/ou clique no curso desejado para ver os detalhes.





CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade ou com informação repetida que já consta na postagem.

0 comentários: