Café e chocolate ajudam ou atrapalham a estudar?

Compartilhe esta postagem:

Você já tomou aquele cafezinho para ficar mais acordado na hora de estudar ou comeu uma barra de chocolate como lanche durante os estudos? Mas, será que esses alimentos de fato ajudam a melhorar o desempenho? De acordo com a nutricionista Ana Carolina Rodrigues, a resposta é sim. “O chocolate e o café são alimentos energéticos e por isso podem ajudar no momento dos estudos”. Entretanto, é preciso consumir com atenção e evitar exageros.

www.castrodigital.com.br

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:

&nbspInstagram
&nbsp
&nbspFacebook
&nbsp
&nbspTwitter
&nbsp
&nbspWhatsApp .


Café antes e depois dos estudos

www.castrodigital.com.br

Desde a Antiguidade, o café é conhecido como uma bebida que deixa seus consumidores mais agitados e por mais tempo acordados. Isso acontece porque o café possui cafeína. No cérebro, a cafeína barra a chegada da adenosina, um neurotransmissor que induz ao sono. Assim, nosso corpo fica em alerta. O recomendado é de duas a três xícaras por dia.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Além de melhorar a disposição, um estudo da Universidade Johns Hopkins comprovou que a cafeína também melhora a consolidação de memórias de longo prazo em humanos. No experimento, os pesquisadores mostraram diversas imagens a voluntários. Depois, metade das pessoas bebeu o equivalente a duas xícaras de café.

www.castrodigital.com.br

No dia seguinte, o grupo que ingeriu cafeína foi o que melhor identificou as imagens parecidas com as que haviam sido mostradas 24 horas. Assim, a pesquisa demonstrou que tomar café após os estudos pode melhorar a memória e, portanto, a fixação dos conteúdos.

www.castrodigital.com.br

Os benefícios do chocolate

www.castrodigital.com.br

Já o chocolate proporciona muitos benefícios por conta da sua matéria-prima, o cacau. Entre outras coisas, o cacau é antioxidante, retarda o envelhecimento precoce, melhora o humor e a circulação sanguínea. Além disso, também contém cafeína.

www.castrodigital.com.br

Um dos estudos que comprova a ação do chocolate é o “Aprimorando a cognição humana com flavonoides de cacau”, de pesquisadores italianos, apresentado em 2017 pela publicação Frontiers in Nutrition.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A pesquisa concluiu que, por conter flavonoides, o cacau pode ser eficaz na “manutenção do desempenho cognitivo, levando a melhorias nas medidas de cognição geral, atenção, velocidade de processamento e memória”.

www.castrodigital.com.br

A nutricionista Ana Carolina recomenda os chocolates com maior teor de cacau, como os chocolates meio amargos, amargos e 70%. “Os chocolates ao leite têm muito açúcar e pouquíssimo cacau”, explica. O indicado é um tablete ao dia.

www.castrodigital.com.br

Todos podem consumir café e chocolate?

www.castrodigital.com.br

Apesar de todos os benefícios, café e chocolate não são recomendados para todas as pessoas. Estudantes que sofrem de ansiedade ou com problemas gastrointestinal devem evitar, “pois são alimentos ácidos que podem irritar a mucosa do estômago”, esclarece Ana Carolina.

www.castrodigital.com.br

Mantenha uma dieta saudável

www.castrodigital.com.br

Não existe nenhum alimento isolado que faça milagres. Eles precisam estar combinados numa dieta saudável e rica em nutrientes. A especialista indica alguns alimentos que estimulam a concentração, bom funcionamento cerebral e dão energia para um dia de estudos, confira:

www.castrodigital.com.br

– Frutas, verduras e legumes são ricos em vitaminas e minerais;

– Água, água de coco ou sucos naturais;

– Castanhas (pará, nozes, caju);

– Carboidratos integrais.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

www.castrodigital.com.br

Quais alimentos evitar?

www.castrodigital.com.br

Segundo a nutricionista, pensando na produtividade dos estudos, as frituras e alimentos processados devem ser evitados, pois eles têm digestão lenta e diminuem a vitalidade. “Refeições pesadas, como feijoada, ou carnes muito gordurosas também, pois dificultam o processo de digestão e dão cansaço e aquele sono pós refeição”, completa.

___________________

Com informações do Quero Bolsa, parceiro do Castro Digital.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Azevedo disse:

    café é bom…