Seletivo 2018 para cursos de Graduação a Distância no IFMA – Editais e inscrições

Compartilhe esta postagem:

Editais e inscrições do Seletivo 2018 para Cursos de Graduação na modalidade Educação a Distância (EaD) ofertados pelo IFMA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), por meio do Centro de Referência em Tecnologia (Certec) e Universidade Aberta do Brasil (UAB). Estão sendo oferecidas o total de 400 vagas em diversas cidades polos.

As inscrições podem ser feitas somente pela internet no período das 10 horas do dia 18 de setembro até às 23h30 do dia 26 de setembro de 2018, somente pela internet, no link mais abaixo. A inscrição é gratuita, não será cobrada nenhuma taxa. A inscrição requer o envio de documentos escaneados em formato PDF cuja lista está no item 6 de cada edital, conforme a cota que estiver concorrendo.

COMO FUNCIONAM OS CURSOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?

Os cursos ofertados são na modalidade educação a distância (EaD), ou seja, as aulas serão ministradas via internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de apostilas em PDF e/ou videoaulas e/ou outros formatos, conforme metodologia do professor de cada disciplina.

O aluno precisará comparecer ao polo somente quando houver os encontros ou aulas presenciais com atividades práticas e para fazer as provas, sempre nos finais de semana e avisados com antecedência. Dessa forma, mesmo quem não mora na cidade polo, pode se inscrever e fazer o curso morando em qualquer outra cidade.

De quanto em quanto tempo serão os encontros? A periodicidade dos encontros pode variar de curso para curso, de disciplina para disciplina, poderá ser uma única vez ou duas vezes por mês… a periodicidade exata dos encontros será conhecida somente no decorrer do curso, conforme for sendo realizada cada disciplina (em média os encontros acontecem a cada 15 dias).

CURSOS OFERTADOS


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Pode participar quem já concluiu o ensino médio ou quem já concluiu qualquer outro curso superior e queira fazer outra graduação (quem ainda está cursando a graduação não pode participar). A seleção será feita através do coeficiente de rendimento das notas de disciplinas do ensino médio.

O curso de Licenciatura em Pedagogia, que tem duração média de 04 anos, habilita o profissional a ministrar aulas na educação infantil e ensino fundamental do 1º ao 5º ano, nos cursos de Ensino Médio na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, além do exercício da organização e gestão de sistemas e instituições de ensino.

Vagas: Açailândia (40 vagas), Caxias (40), Imperatriz (40), São Luis (40) e Timbiras (40).

CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS

Pode participar somente quem já tenha concluído um curso superior, seja bacharel ou tecnólogo. Quem tem somente ensino médio não pode fazer este curso ou quem já é licenciado também não pode. A seleção será feita através do coeficiente de rendimento do curso superior já concluído e experiência docente na rede pública de ensino básico ou superior.

A duração média do curso é de cerca de 18 a 24 meses. O objetivo deste curso é habilitar profissionais bacharéis e tecnólogos a lecionar nas disciplinas da educação básica e/ou educação técnica profissionalizante, inclusive, concorrer e ocupar vagas em concursos e seletivos de professores da educação básica. No histórico do curso de bacharel ou tecnólogo, o candidato deve ter carga horária de no mínimo 160 horas da disciplina que deseja se tornar licenciado ou de disciplina relacionada com a que deseja se licenciar.

Exemplos:

• Bacharel em Enfermagem faz a Formação Pedagógica e se habilita a ministrar aulas de Biologia (disciplina que consta no mínimo 160 horas no seu histórico de Enfermagem), tornando-se licenciado em Biologia;

• Bacharel em Engenharia Civil faz a Formação Pedagógica e se habilita a ministrar aulas de Matemática (disciplina que consta no mínimo 160 horas no seu histórico), tornando-se licenciado em Matemática;

• Tecnólogo em Sistemas para Internet (ou qualquer outro curso de informática) faz a Formação Pedagógica e se habilita a ministrar aulas de Informática como licenciado na área.

Vagas: Barra do Corda (40 vagas), Caxias (40), Imperatriz (40), São Luis (40) e Viana (40).

LINKS para acesso dos candidatos

Edital Licenciatura em Pedagogia PDF

Edital Formação Pedagógica PDF

INSCRIÇÃO – Pedagogia

INSCRIÇÃO – Formação Pedagógica

Curso de Pedagogia: EDITAL e eventuais retificações, INSCRIÇÕES on line e PÁGINA de ACOMPANHAMENTO com todas as publicações

Curso de Formação Pedagógica: EDITAL e eventuais retificações, INSCRIÇÕES on line e PÁGINA de ACOMPANHAMENTO com todas as publicações

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

5 Comentários

  1. Unknown disse:

    BOM DIA !!
    NÃO CONSEGUIR, VISUALIZAR O EDITAL, A PÁGINA QUE É REDIRECIONADA ESTÁ INOPERANTE,

  2. Raimundo de Castro disse:

    Matéria atualizada com links para os editais e inscrição.

  3. Unknown disse:

    Não estou conseguindo enviar os documentos…fiz tudo direitinho em PDF, mesmo assim não vai

  4. Raimundo de Castro disse:

    Descreva mais detalhadamente, para poder tentar te ajudar…